Sai muito caro uma startup contratar funcionários de qualquer jeito

Sua startup nasceu!

A sua startup nasceu meses atrás por causa de uma grande ideia que você teve. Agora você está concluindo um protótipo do produto/serviço que está dando seus primeiros sinais de vida, o que significa que está chegando o momento aonde a startup deixa o berço e vai se tornar uma empresa.

É a hora que decide que vai ter que contratar os primeiros funcionários da empresa. Como contratar então?

Vamos contratar…

Como você é marinheiro de primeira viagem, abre um programa de edição gráfica e cria uma chamada desenhando o perfil do candidato que você busca. A primeira coisa é espalhar nas redes sociais que você usa, depois colocar em alguns sites de emprego e talvez até publicar uma chamada nos classificados dos jornais.

Aí começa a ligar para amigos atrás de indicações. Todos tem alguém para indicar, mas que geralmente estão muito bem empregados, ou é alguém que está fora do mercado faz tempo. Gente que sabemos que não tem como ajudar neste momento…

Passa uma, duas semanas e ninguém aparece. Os raríssimos que entram em contato não são nem perto do perfil que você procura.

Bate o desespero. Você nem tem muito orçamento para pagar alguém muito fera, mas nem esses aparecem.

Aquele site de vagas começa a indicar currículos. Parece que alguém deu uma espalhada que sua empresa está contratando para a turma mais afoita, e agora aparece vários perfis muito longe do que você está procurando. Como fica muito fácil enviarem currículos, mesmo que o perfil não bata, o candidato pensa que não custa nada mandar… Vai que… Perda de tempo precioso.

Neste momento você descobre uma das maiores ilusões nas startups: só porque você é fera e sua startup é a mais radical de todas, isso não quer dizer que vão fazer fila para entrar na sua empresa.

A realidade é cruel

Você percebe que na realidade é muito difícil atrair pessoas. Sua marca é desconhecida no mercado de trabalho e as melhores pessoas estão buscando altos salários em grandes empresas já estabelecidas e com risco baixo. Não pense que os muito bacanas não ficam pensando como ficaria o currículo deles depois de passar por uma grande empresa.

Atrair gente qualificada é um desafio!!!

Devido a esta dificuldade você acaba não ocupando os espaços da empresa por estar esperando que chegue alguém apropriado. Como você não está conseguindo ser assertivo para atrair, apenas por um acaso do destino alguém acaba aparecendo e você dá graças a Deus por isso.

Existe ainda uma situação pior: no desespero você chama pessoas que você sabe que não estão em condições de te ajudar mas mesmo assim contrata com a esperança de ensinar alguma coisa que te libere de um mínimo das suas atividades.

É muito ruim investir em pessoas que você sabe que não vão ficar a médio prazo. É esforço desperdiçado. Parece uma economia por ter pago menos contratando alguém menos apropriado, mas o custo aparece nestes momentos aonde você percebe que vai ter que fazer uma nova seleção e um novo treinamento interno.

Tudo isso mostra como você perde tempo e dinheiro preciosos. Você precisa fazer sua startup decolar, mas fica patinando, ou não contratando, ou contratando gente ruim que daqui a pouco vai ser dispensada, ou contratando gente boa muito tarde.

O que fazer então?

Conseguir mão de obra boa na hora certa é um dos elementos mais importantes para viabilizar o seu crescimento da sua startup.

Vamos ver algumas dicas então:

  1. Entenda que manter um funcionário é muito caro para qualquer empresa, quanto mais numa startup. Não cometa o erro de fazer economia neste processo.
  2. Também não esqueça que para atrair pessoas boas você precisa desenvolver a sua atratividade como empresa para trabalhar. Sua presença na Internet tem que mostrar o seu ambiente de trabalho e o sucesso que seus funcionários atuais estão conseguindo.
  3. Precisa também buscar demonstrar os desafios que a empresa enfrenta e como está os enfrentando, tanto como tecnologia quanto como organização. As melhores pessoas aceitam trabalhar pelo desafio, dando um peso menor pelo salário.
  4. Precisa também de uma assessoria de RH forte que consiga entender a sua demanda e que consiga fazer uma “venda” excepcional da oportunidade de trabalho na sua empresa. Não se engane, é muito improvável que você desenvolva processos excepcionais para busca de profissionais no começo da empresa, sem falar que é um desperdício gigantesco de esforço que poderia estar focado no seu verdadeiro negócio.
  5. Não bobeie na definição um patamar de qualidade do pessoal que vai contratar e não arrede pé desta posição. O patamar não precisa ser top, mas tem que ser alto o suficiente. Em último caso aceite que a empresa não vai crescer tão rápido, mas não deixe de buscar apoio para achar estas pessoas.

Mantenha o foco

Não esqueça que seu objetivo é montar um time que vai trabalhar junto com você para realizar os seus sonhos. Você vai ter que confiar neles e gostar de trabalhar com eles, então não fabrique um time qualquer, fabrique o seu time dos sonhos.

“O resultado do seu empreendimento é totalmente definida pela equipe que você constrói.”