Observando o tratamento dado pela mídia à indicação de Kamala Harris como candidata a vice-presidente dos EUA, na chapa democrata liderada por Joe Biden, deu para perceber uma grande diferença editorial, apesar da quase unanimidade das opiniões compreendendo que, do ponto de vista eleitoral, foi uma boa escolha.

Não obstante, foi bastante diverso o tratamento editorial dado a essa notícia, mundo afora. As diferenças foram marcantes, entre os diversos veículos e certamente traduzem posições políticas de diferentes Estados em relação à política norte-americana na gestão Donald Trump. A mídia massiva canadense, que geralmente odeia Trump, elogiou enormemente a escolha de…


Uma palavra breve sobre o feriado de hoje, referente à “adesão do Grão-Pará” à independência do Brasil: não foi “adesão”, foi “anexação”. Para mim, isso é um fato elementar — cabendo sobrepor a ele seu contexto histórico: a necessidade, no debate político local, naquele momento, de encontrar alternativas viáveis para a decepção geral com o “constitucionalismo” português. As alternativas vagavam entre ser uma província portuguesa com o status colonial renovado; ser uma província do Império brasileiro, com o status colonial igualmente renovado e, eventualmente, conformar um Estado. Para esta última hipótese faltou uma camada intelectual resiliente — tal como houve…


Algumas notas de conjuntura política, feitas de um lugar de fala antifas, indignado com o anti-governo que está aí, desconfiado da ideia de “pactuação nacional” e esperando uma esquerda mais tática:

1 — Consolidou-se a convicção, no campo conservador brasileiro, aí incluídos o STF, o TSE, importante parte do empresariado e da mídia de que Bolsonaro é perigoso, incompetente, incorrigível e uma ameaça tanto para a economia e para a saúde pública como para o sistema político e para a segurança interna. Esses atores estão se movimentando na direção de uma cassação da chapa Bolsonaro/Mourão, com base nas apurações do…


Image for post
Image for post

Finalmente o PT decidiu apoiar o Fora Bolsonaro. Mas finalmente mesmo! Muitos estavam ficando com a sensação de que o PT estava cansado de fazer política. Ou melhor, que os dirigentes do partido haviam ficado cansados de fazer política. A justificativa de que o momento era de combater à pandemia, aprovada em resolução do Diretório Nacional do partido no último dia 9, foi aparentemente revertida, hoje, 23, com a deixa de Lula no Twitter, dizendo que “É preciso começar o ‘Fora, Bolsonaro’”

É difícil entender a prudência do PT. Há argumentos a seu favor, é verdade, mas creio que eles…


Image for post
Image for post

por Fábio Fonseca de Castro, professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos — NAEA (Universidade Federal do Pará, Brasil).

Com Husserl, perfaço uma fenomenologia do isolamento. Olhando para a cidade vazia, procuro experiência-la pelos dois modos de ser do meu corpo: como , o corpo objetivo e material, o corpo descritível, e como , o corpo-ventre, o corpo perceptivo. Com meu corpo objetivo sinto a falta do mundo e dos outros. Com meu corpo perceptivo vejo-me sentindo a falta do mundo e imagino de que maneira o mundo falta aos outros.


Image for post
Image for post

Hoje eu ia ler o « Decamerão » — leitura apropriada para nosso isolamento — mas acabei encontrando o « Stigmata », de Erving Goffman, e me distraí. Incomodado com um trecho, parti em busca de « Purity and Danger », Mary Douglas, e acabei encontrando o Levítico.

Não li nada direito. Continuei confinado, de quarentena, pesando nas ordens que Deus deu ao sacerdote Aarão, irmão mais velho de Moisés: as ordens de separar o impuro do puro.

Nestes tempos nos quais as marcas das impurezas virais são tão dissimuladas, bem sabemos que nada, nem os estigmas estudados por…


A taxa de mortalidade por Covid 19, na Alemanha, apresenta dados interessantes: 0,3%, contra 3,6% na França e 8,5% na Itália. Por que essa diferença? São três países europeus e vizinhos, economias desenvolvidas e estados com condições técnicas bem mais elevadas que a grande maioria dos países do mundo. O que explica, então a diferença? O que explica a “exceção” alemã?

Venho lendo os jornais e os documentos públicos sobre o coronavirus desses países — quer dizer, não da Alemanha, porque não tenho alemão para isso — tentando entender a diferença. …


Image for post
Image for post

A imagem da organizada fila de supermercado (imagem 1), na cidade italiana de Prato, faz pensar no Golconda, o quadro de Magritte, pintado em 1953 (imagem 2). O respeito às regras de distanciamento pessoal, que passaram a ser necessárias em todo o mundo em função da epidemia, parecem encontrar uma representação profética no quadro de Magritte.

A chuva de homens retratada no quadro pode ser lida como uma alegoria da representação. Os homenzinhos pintados podem parecer iguais — afinal se vestem da mesma maneira e têm semelhanças físicas, mas eles não são iguais. Olhem para os rostos e perceberão. …


Image for post
Image for post

Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Paris 2014 revelaram, na 2ª-feira passada, 21 de outubro, o logo do evento. Aliás, dos eventos, pois pela primeira vez os JO e o Jogos Paraolímpicos terão um mesmo logo. Por todo lado se fala dele — menos, é claro, onde as pessoas têm coisas muito importantes a tratar, como no Chile, na Bolívia, no Líbano e na faixa de 10 km além da fronteira turca, entrando pela Síria.

Não estou aqui para dizer o que acho do logo — mesmo porque eu não acho nada e nem me sinto responsável por emitir opinião…


Image for post
Image for post
By: Unknown — United States Department of Agriculture (USDA), public domain.

Desde que Jair Bolsonaro assumiu a presidência do Brasil, 239 agrotóxicos tiveram seu uso liberado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Uma decisão política — e criminosa — pois os agrotóxicos causam danos graves não apenas à saúde humana mas, também, à biodiversidade.

O agrotóxico é um produto químico ou biológico utilizado para prevenir ou exterminar pragas nas lavouras, exterminando insetos, fungos, bactérias e ervas daninhas. …

Fabio Fonseca de Castro

Professor da Universidade Federal do Pará.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store