A Batalha das Imagens na Política Brasileira (2/2)

Fabio Goveia
2 min readMay 24, 2020

--

Print da visualização tipo “Pulsão” com 16 mil imagens que circularam no Twitter entre 21 e 22 de maio de 2020. O termo de coleta foi “bolsonaro”. Acesso à visualização pode ser feito pelo link da Pulsão de Imagens

A necessidade de metodologias para investigar a circulação de imagens nas redes sociais nos levaram a desenvolver um instrumento chamado “Pulsão de Imagens”. Nele podemos acompanhar o comportamento das imagens durante um determinado período. No caso, analisamos as imagens que circularam no Twitter antes, durante e depois de o ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello liberar o acesso ao vídeo da controversa reunião ministerial do governo Bolsonaro de 22 de abril.

Essa ferramenta (ainda em versão beta) utiliza o parâmetro de tempo, descrito em horas no eixo “X”, e o parâmetro popularidade, descrito em número de retweets no eixo “Y”. Além disso o volume de republicações de uma imagem pode ser mensurado pela alteração na circunferência ao longo do tempo. Por fim, há a utilização da cor média de cada imagem para ilustrar cada círculo. O usuário pode ainda clicar no controlador e interromper, avançar ou retornar a visualização por períodos de hora em hora. Caso queira o usuário também pode acessar o link com a publicação original clicando na imagem. Por fim, ao passar o cursor sobre as imagens o usuário obtém a informação do número de retweets que a imagem recebeu em um período de tempo específico ou no acumulado das 24 horas.

Clique para acessar a visualização.

Acesso à visualização pode ser feito pelo link da Pulsão de Imagens

--

--