Do you have an “Emergency Door”?

2018. A great year!

The “Emergency Door”

Three years ago I found my “emergency door”, a way to improve my career and my employability level. I saw in agile methodologies a universal knowledge that gave me an opportunity to talk and trade experiences inside the IT community, not only in the company I was working for at the time.

Image from pixabay.com

Working hard, meeting deadlines and being loyal to your employer are all worthy characteristics of a good professional, but keeping your focus solely on your current position might gradually render you a hostage to the company you are working for.

To get out of…


A Disney realmente é tudo aquilo que todos dizem que é. Mesmo assim, quero de forma muito breve, relatar minha experiência.

Pela primeira vez, na largada dos meus 39 anos, fui para a Disney com minha esposa e filha, que faz aniversário no mesmo dia que eu e completou seus 7 anos dentro do Magic Kingdom. Tem lugar melhor para comemorar aniversário?

A Disney é praticamente um bairro, uma cidade, um condado, sei lá. …


Conforme escrevi no artigo Agile no RH: Oportunidade ou ameaça?, agilidade é muito mais que uma metodologia, é uma cultura, uma nova forma de pensar e agir. Não basta conhecer e aplicar um ou outro método ágil, seja Scrum, Kanban, XP, para conseguir de fato obter os resultados prometidos. Deve-se encarar uma mudança de pensamento, estudar e incentivar a área e a organização a respirar novos conceitos e quebrar paradigmas.

Podemos dizer que “agilidade” virou uma buzzword (palavra popular do momento utilizada muitas vezes somente para ganhar créditos), onde muitos se dizem ágeis apenas para se promoverem, mas poucos realmente…


O Gestor Incrível, apesar do substantivo estar no masculino, considera-se aqui qualquer identidade de gênero, sem restrições ou preconceitos.

Símbolo de “Os Incríveis” (Google Imagens)

Gestores Incríveis selecionam candidatos incríveis, porque tem experiência e sabem fazer as perguntas certas. São sensitivos e por isso conseguem perceber potencial técnico mesmo naqueles mais iniciantes, que precisam ser lapidados, mas que demonstram excelente comportamento.

Gestores Incríveis identificam o que motiva cada indivíduo em suas equipes e os gerenciam de maneira diferenciada, respeitando o perfil e a personalidade de cada um, extraindo o que cada um tem de melhor, da maneira certa, sem excesso, mantendo assim uma equipe consistente, produtiva, sustentável e… incrível.

Gestores Incríveis desenvolvem pessoas incríveis, conforme a necessidade de conhecimento de cada um, sem desperdiçar tempo…


Mike tem um carro cujo qual vai usar para viajar com sua família no final de semana. Esposa e duas filhas, uma com 4 e outra com 7 anos.

Hoje é segunda-feira e Mike, de 42 anos, estilo cauteloso e impaciente, leva seu carro na oficina para uma revisão preventiva. Ele preza por segurança e não quer que nada de errado aconteça durante a viagem com sua família, planejada para iniciar na manhã do sábado seguinte.

Na oficina ele é atendido prontamente por Edna, uma recepcionista muito simpática e atenciosa, que faz o seu cadastro e do seu veículo. …


No dicionário “sabotar” significa prejudicar de forma oculta e insidiosa ou prejudicar uma atividade por meio de resistência passiva ou ainda agir astutamente contra alguém ou algo.

Podemos também sabotar algo de forma inconsciente, sem querer ou perceber, seja por falta de conhecimento, experiência, resistência.

Voltemos então ao título, sabotamos práticas ágeis quando…

#1 Tudo é prioridade

Quando tudo é prioridade, não há prioridade. O time não sabe o que entregar primeiro e não há margem para adaptar-se as inevitáveis mudanças.

Há basicamente três formas de desenvolver software: a certa; a errada; e a XGH (eXtreme Go Horse). …


Participar do The Developer’s Conference é sempre uma grande experiência, não somente pelo conteúdo das palestras, mas pelo relacionamento e troca de experiência com muitos dos participantes. Cada um com sua realidade e suas práticas, de diferentes empresas, segmentos e culturas.

O participante é quem faz o evento!

Neste TDC participei de 3 trilhas: Management 3.0 e Gestão Ágil; Análise de Negócios; e Agile Coaching. E tive mais uma vez o prazer de palestrar e dividir palco com o Cleiton Luis Mafra na trilha de Management 3.0 …


Muito mais que uma metodologia, a agilidade é uma cultura, uma nova forma de pensar e agir. Não basta somente aplicar um ou outro método ágil para conseguir obter os resultados prometidos. Deve-se de fato encarar uma mudança de mindset, incentivar a área e a organização a respirar novos conceitos e quebrar paradigmas.

(Google Imagens)

Antes de mais nada devemos desmitificar o conceito de que agilidade é somente para o desenvolvimento de software. Algumas técnicas realmente fazem mais sentido para este processo, porém agilidade é uma filosofia, além de somente técnicas.

Apesar do atual Manifesto Ágil direcionar seus valores e princípios para…


É comum ouvir que agilidade é bagunça, entrega-se o que quer quando quer.

Quem desconhece — não faz questão de conhecer — e pensa de forma linear com o mindset enraizado em solo da era industrial no quintal de Henry Ford, realmente tem dificuldades ou resistência para entender os motivos por trás dos benefícios da metodologia ágil.

Revolução Industrial — fonte: Google imagens

Para contextualizar, em um processo linear ou sequencial inicia-se uma nova fase somente após o término da anterior. Há uma longa distância entre o levantamento de requisitos e a entrega ao cliente, com pouquíssima margem para mudanças e alto risco de não atender…


Uma das mais importantes etapas do processo seletivo é a entrevista, onde o candidato e seu comportamento, habilidades e atitudes são colocados a prova frente a quem influenciará diretamente sobre seu futuro profissional.

Google Imagens

São vários os textos sobre dicas na hora da entrevista profissional, porém sempre leio algo um tanto exagerado, com muita teoria e pouca viabilidade prática.

Tenho atuado como gestor de equipe há pouco mais de 10 anos, contratando e lidando com pessoas. Ao longo desse tempo errei, aprendi e me aperfeiçoei. …

Fabio Jascone

Entusiasta de metodologias ágeis e Lean Thinking. Agile Coach. Product Manager. +10 anos de experiência em gestão de pessoas.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store