As 5 técnicas infalíveis do profissional mediano

Fabio Jascone
5 min readMar 22, 2017

--

Um vez, há muito tempo e nesta mesma galáxia, a senhora do cafezinho me disse o seguinte: “Jascone, esse povo não quer trabalhar, só quer emprego”. Sábia essa dona Irene.

Roberto “Beto” Pêra

Se o seu objetivo profissional é não ter objetivo e ser mediano — achei que seria meio forte usar o sinônimo medíocre — está no lugar certo!

Destaco a seguir 5 técnicas infalíveis para torná-lo o melhor dos medianos.

#1 Trabalhe das 8 às 18

Sam and Ralph

Seja pontual!

Trabalhe todos os dias das 8 às 18, mesmo sabendo que vai interromper a linha de raciocínio ou que poderia finalizar algo importante, mas prefere deixar para o dia seguinte apenas porque deu 17:59 no relógio.

Esta é uma prática comum de quem quer ficar na média, tem medo de se destacar e superar expectativas. Este é o caminho para se tornar o melhor profissional mediano.

Estar disponível para a empresa, equipe, para finalizar algo importante quando mais oportuno, independentemente da jornada estelar de trabalho prevista na nossa idosa CLT de 1943, não significa ser workaholic — odeio esse termo. É essencial haver equilíbrio e ter prioridades. Filhos, esposa, marido, família, amigos sempre deverão estar no topo dessa lista.

O melhor profissional não é aquele que somente chega às 8 e sai às 18, que expressa em sua marcação de ponto a qualidade da pontualidade. O melhor profissional esquece de bater ponto porque estava entusiasmado em uma atividade. É aquele que faz suas entregas com qualidade e dentro do prazo.

Queremos pontualidade ou entregas de valor?

#2 Seja o próprio muro das lamentações

Hardy

Reclame. Do dia, da chuva, do sol, do verão, do inverno, do horário, do café, do chefe, do RH. Se não houver motivos para reclamar, invente um, não é difícil.

Aproveite para reclamar da empresa ou falar mal de alguém principalmente naqueles momentos de interação com os demais da equipe ou de outras áreas, oportunidades onde poderia estar trocando experiência, destacando-se, compartilhando e adquirindo conhecimento. Não perca a chance de ser um excelente profissional mediano. O melhor de todos!

A empresa onde trabalhamos pode não ser perfeita, assim como tudo na vida, nossa família, casamento, casa, carro, sempre há algo a se fazer para melhorar continuamente. E existem dois tipos de pessoas, as que se envolvem com a mudança e as que reclamam dela. Qual desses é você?

Nem sempre é possível apertar todos os parafusos quando queremos, precisamos priorizar, aguardar o melhor momento, tomar decisões, deixar de comprar algo para privilegiar a educação dos filhos, por exemplo, ou realizar um investimento. O mesmo acontece na empresa onde trabalhamos. E quanto maior ela for, maiores são os problemas e maiores os impactos das decisões.

Empatia e maturidade!

#3 Terceirize a sua carreira

Batman e Robin

Quem não se capacita ou não se preocupa em aperfeiçoar seus conhecimentos — acha que sabe tudo, ainda mais com a infinidade de opções disponíveis na internet gratuitamente, é um profissional mediado que nunca vai “virar borboleta”.

E, se responsabiliza a empresa por isso, por não oferecer treinamentos, estará sempre em segundo plano, na sombra de quem realmente se destaca.

Independentemente dos processos de capacitação ou dos benefícios oferecidos, a carreira é do CPF, não do CNPJ. E, sinceramente, a empresa não tem obrigação nenhuma com a carreira de ninguém, o que ela oferece, quando pode oferecer, é lucro.

O conhecimento que adquirimos é nosso, não da empresa. As certificações que conquistamos são nossas, não da empresa. A rede de contatos que cultivamos é nossa, não da empresa. A experiência que adquirimos… e assim por diante.

Tudo isso enriquece o nosso currículo e nos torna melhores, com carreiras sustentáveis diante do mercado de trabalho. Assim talvez não precise preocupar-se tanto com a polêmica reforma da previdência.

O conhecimento que você adquiriu em um passado distante, em cursos de formação ou técnicos, provavelmente o levaram ao cargo atual. E hoje, em que você está se capacitando para conquistar os próximos cargos? Isso é o que chamo de manter uma carreira sustentável.

#4 Seja dependente da sua empresa

Piu Piu Frankenstein

Quem trabalha com medo de perder o emprego ou com o pensamento de que precisa dele somente para pagar as contas, é um profissional mediano.

É sobre isso que a dona Irene se refere com a frase citada no primeiro parágrafo desse texto.

O medo é provocado por uma incerteza, que advém da falta de segurança. Essa insegurança é resultado da insuficiência de conhecimento para exercer com esmero o que é preciso. Isso acaba em um trabalho sem convicção, mediano.

Se você sabe ou sente que lhe falta competências para realizar com excelência suas atividades, é porque realmente falta. Estude para aperfeiçoar a prática.

Não deveríamos pensar que dependemos da empresa, mas que ela depende de nossos conhecimentos, habilidades e atitudes. A remuneração deve ser consequência, não razão do trabalho.

E quando a remuneração, o comprometimento e o resultado não estão em harmonia, talvez seja hora de procurar algo melhor ao invés de perder tempo reclamando da lama enquanto afunda nela.

#5 Faça somente o que é pago para fazer

Peninha

Faça somente o que estiver na sua descrição de cargos.

Quando houver espaço para demostrar que é capaz de fazer além, questione “eu não sou pago para fazer isso”.

Com certeza assim você será o melhor profissional mediano que existirá na sua empresa.

Quem sempre faz somente o que deve ser feito, não cria evidências que justifiquem uma promoção. Não demonstra que é capaz de ir além dos requisitos do cargo que ocupa. Neste contexto não vale o “pagar para ver”, é justamente ao contrário. Apresente resultados favoráveis para ter mérito.

Um reajuste ou promoção não vem do nada, o gestor não acorda determinado dia com vontade de dar aumento ou promover alguém. Tudo deve ser argumentado, com evidências que comprovem o mérito. O papel do gestor é ser o mensageiro da solicitação.

Tenha ao menos um propósito.
Invista em você.
Mantenha sua carreira adubada para colher sempre bons frutos.
Seja incrível!

Sr. Incrível

É isso! Espero ter contribuído e não perdido o tempo de quem leu até aqui.

Obrigado e bom trabalho com a sua carreira!

--

--