DE VOLTA PARA O FUTURO: desenhando redes em buscas retroativas no Twitter

Buscas retroativas no Twitter já não são mais um problema para o Labic. O interesse em “ir para atrás” nas interações nas redes sociais sempre esteve entre nós, aqui, no Lab. Foi então que solicitei a equipe do Labic a construção de um software que pudesse emular a busca detalhada do Twitter para que pesquisadores pudessem fazer um mergulho histórico em redes de tweets. Trabalho finalizado.

Eu fiz então um mergulho num fato histórico local associado à hashtag#protestoemvitoria, evento de 2011, ligado aos protestos contra o aumento da tarifa de ônibus na Grande Vitória. Coletei 15 mil tweets com o termo (de 2011 a 2016). Essa hashtag é a base das manifestações que ocorrerão dois anos depois, em 2013. Como governos progressistas erraram no diagnóstico desse ciclo de lutas. Aqui, em terras capixabas, não foi diferente.

Curiosa a interrelação entre imprensa e governo. Credito a perda significativa de credibilidade da imprensa local ao seu adesismo ao poder que criminalizava esse ciclo. A mídia local, no entanto, até hoje, não fez essa auto-crítica. Uma rede de lutas, uma rede afetiva.

Publicado originalmente no site do Labic. Lá se pode consultar a rede interativa.