O consumo de informações sobre Design em 2020 no Brasil.

Ilustração de um chef de cozinha experimentando um caldo
Ilustração de um chef de cozinha experimentando um caldo
Chef de cozinha. Ilustração de Maria Shukshina

Grande parte do aprendizado e crescimento em nossa carreira se deve à produção e consumo de conteúdo especializado.

Acho a atividade incrível, e admiro as pessoas que conseguem elevar essa produção a um patamar quase — às vezes literalmente — profissional. Pessoas que dividem seu tempo de trabalho do dia a dia com escrita de artigos, produção de cursos, gravação e edição de vídeos e podcasts, publicação em redes sociais, criação de workshops, eventos, meet ups, compartilhamento em grupos. Enfim. São atividades que consomem tempo, mas ajudam muito a construir uma comunidade forte, reflexiva e conectada.

Hoje, temos uma quantidade enorme de produção na área de Design. De forma que, pensei, seria interessante agrupar esse conteúdo, categorizar e, por que não, disponibilizar também para o restante da nossa comunidade. …


O passo a passo para utilizar uma das ferramentas mais poderosas de Design

Image for post
Image for post
Foto de Avi Richards no Unsplash

Dentre as principais ferramentas de Design, certamente está, entre elas, a Jornada do Usuário. Faz todo o sentido: a Jornada está intimamente ligada à Experiência do Usuário. Quando falamos em “criar uma UX”, o mais próximo que podemos chegar é criar uma Jornada do Usuário.

Pois bem, apesar de ser verdade, não é tão simples assim utilizar essa ferramenta.

Na DogHero, pude conduzir um processo completo de criação da Jornada, especificamente para os usuários do novo serviço de Passeios (Dog Walking). Aproveito agora para compartilhar o modelo utilizado.

1. Definição da Persona

Antes de iniciar a criação da Jornada, definimos as Personas da DogHero. Foi um processo completo que demandou um discovery pesado, entrevistas em profundidade, cruzamento de dados e pesquisas online. …


Um case de como usamos dados para criar produtos

Image for post
Image for post
Foto de Simone Bertuzzi

No início de 2019, uma das tarefas que priorizamos foi o desenvolvimento de um novo modelo de Landing Page para um dos serviços da DogHero: Passeios. Conto a seguir um pouco do passo a passo que utilizamos para fazer este desenvolvimento.

1. Definição dos objetivos e métricas do projeto

A primeira tarefa foi definir a necessidade de criação de uma nova Landing Page. A ideia era aumentar a conversão de pessoas que acessavam a página, e entravam para o início do funil de contratação de um serviço de Passeios.

Image for post
Image for post
Conversão no início do projeto

Tínhamos uma conversão baixa antes da mudança do projeto. Alguns benchmarkings indicavam que uma conversão média era de 2.35%, mas as empresas top 25% estavam convertendo 5.31% ou mais. Se quiséssemos entrar nas top 10% precisaríamos ter taxas de conversão acima de 11.45%. …


Image for post
Image for post
Foto de Parker Johnson no Unsplash

A DogHero é uma startup que vive um momento de expansão exponencial. Portanto, para garantir um crescimento constante e saudável, dividimos iniciativas que geram impacto imediato com outras mais estruturantes. Neste caso, claramente estamos falando de uma iniciativa do segundo tipo.

Pensamos em estabelecer os princípios de Design da DogHero para definir uma linha guia de atuação, de ética e de nossa responsabilidade com nós mesmos, com a empresa e também com nossos clientes.

Somos influenciados e influenciamos a cultura da empresa com nosso trabalho, mas sentimos a necessidade de definir os limites de nossa atuação. Em última análise, esses limites servem ainda como validação ou contestação de um trabalho em desenvolvimento. …


Image for post
Image for post
Estamos testando o site, e não você, ok? | Foto de Drew Hays no Unsplash

Na DogHero, um dos desafios que enfrentamos é encaixar testes de usabilidade em nossas Sprints. Elas levam duas semanas, mas além dos testes, rodamos outras iniciativas e desenvolvimentos em paralelo.

Por natureza, testes costumam demorar um pouco, seja na criação do roteiro, no recrutamento de pessoas, na aplicação ou na consolidação das informações. Mas isso não é impeditivo para deixarmos de conversar com nosso usuário final.

Uma das técnicas que utilizamos é o modelo de Teste de Guerrilha. Em suma, a ideia é ir à um local público, e testar seu protótipo com poucas pessoas para validar rapidamente uma solução ou entender mais sobre um problema. Uma prática econômica e muito ágil. Aproveitamos este conceito, e decidimos definir um timebox para a prática do teste. Não apenas para aplicar o teste em si, mas para o processo como um todo, desde a definição dos objetivos, passando pela criação do protótipo até a apresentação final dos resultados para o time. …


Image for post
Image for post
Luciano e Zooey | Foto de Simone Bertuzzi

Um mergulho de cabeça no processo de criação de Landing Pages da DogHero

A DogHero é uma startup com aproximadamente 60 funcionários. Acreditamos que o esforço de cada um é extremamente importante para que possamos alcançar as nossas metas.

Não podemos perder tempo. Não podemos perder prazos. Especialmente, não podemos perder foco. Não podemos nos aventurar em iniciativas feitas sem propósito.

Ao mesmo tempo, a DogHero é uma empresa que escala muito rapidamente, e portanto demanda o desenvolvimento de novas features, sites, Landing Pages, formulários, e outras UIs com muita frequência.

Image for post
Image for post
Foto de Charles 🇵🇭 no Unsplash

Como conseguimos trabalhar sem que o tempo de um de nossos Programadores ou Designers tenha que ser desviado para um novo projeto a todo momento? …

About

Fabio Michelan

Product Design Expert, UX & UI Design Mentor and Creator of Designer Track

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store