O MAIOR Problema dos E-mails (E Como Resolvê-lo)
Você sabe qual é o problema número um dos E-mails? Principalmente das taxas de aberturas?
Você sabe o que faz a maioria do seus e-mails serem completamente ignorados? é sobre isso que vou falar neste post, leia até o final.
A coisa mais importante para aumentar suas taxas de aberturas e fazer com que a pessoa sinta vontade e até obrigação de clicar no seus links é a sua headline.
Headline é o título, nesse caso do seu e-mail, é ele que vai chamar a atenção inicial do seu cliente/lead, pois, quando um e-mail chega na sua caixa de entrada você olha inicialmente duas coisas, a primeira é o nome de quem está enviado aquele e-mail porque assim você identifica de onde veio e o segundo é o assunto.

Se o assunto for algo da faculdade, do trabalho ou alguma outra coisa que você esteja esperando você abre independentemente do assunto, mas caso seja alguma lista que você assinou ou alguma propaganda, para você abrir já não é tão fácil quanto parece.
Assim que você ver o assunto seu cérebro decide se vai ler ou não, se o assunto é relevante para você ou não.
Coisas que fazem o seu cliente/lead abrir o seu e-mail:
- O assunto é de interesse dele
- Curiosidade
- É algo tentador
- Ele tem a oportunidade de ganhar algo Grátis
O Assunto é de Interesse Dele

Para saber qual é o interesse do seu cliente/lead você precisa estuda-lo para criar um avatar, falarei mais disso em outro post, logo, um questionário enviado para sua lista perguntando sobre os assuntos que mais interessam, você vai acertar no conteúdo.
Mas Fábio, se ele entrou na minha lista logo ele está interessado no meu conteúdo, não? A resposta para isso é depende, vamos pensar o seguinte, o seu cliente entrou na sua lista porque ele quer emagrecer, ok?
Ai seus e-mails são focados em emagrecimento por meio de alimentação ou pelo menos a maioria do seus e-mails e ai a maioria do seus leads não querem mudar a alimentação ou/e estão procurando emagrecer por meio de exercícios físicos.
Agora me diga, mandar um e-mail do tipo “Como a comida X vai te ajudar a eliminar gordura”, pode até ser um título atraente mas se seu público ou a maioria dele não está muito interessado, então não funciona bem.
As vezes a sua lista é grande mas as pessoas não abrem, não respondem e não engajam, ai vira uma lista pobre, então faça uma pesquisa com sua lista.
Curiosidade

O ser um humano é um ser social e também um ser curioso, rsrs, parece brincadeira mas não é, o interessante é que enquanto escrevia este artigo ouço um barulho na rua e saio correndo pra saber o que aconteceu, olho da varanda e dois carros colidiram, sai porque? Se você falou curiosidade, você acertou.
A curiosidade faz o homem agir, sair do lugar, saber “o que está acontecendo”, por isso títulos como “você não vai acreditar o que essa menina faz com um garfo” e coisas do tipo chama muita atenção.
Bom então para fazer com que seus leads abram mais seus e-mails, use títulos de curiosidade que também é um gatilho mental.
Coisas como “eu não deveria ter feito isso…”, “Realmente aconteceu…”, “Me dei mau nessa…” entre outros títulos que fazem com que seu lead pense “o que está acontecendo” e ative o gatilho da curiosidade.
Só quero que você se lembre de uma coisa, caso você coloque um título assim e seu lead abra, mas o conteúdo não interessa, não vai funcionar ai voltamos ao primeiro tópico.
É algo tentador

Pode não ser de curiosidade, mas pode ser tentador, sim, o que seria algo tentador, vamos pensar que você mexe na área de ganhar dinheiro pela internet.
Você manda um e-mail para o seu lead com o seguinte título “Como Jorge Faturou 2.154 reais em dois dias com apenas 1 e-mail (aprenda)”, antes de você falar que o e-mail está muito grande quero dizer que esse titulo criei apenas para exemplificar o que seria algo tentador.
Um exemplo menor, “Como perdi 11 kilos em 3 meses sem remédios”, isso é algo tentador de se pensar, esse como traz a ideia de que “eu também vou aprender” logo eu também terei o mesmo resultado e isso entra na categoria do é o que seu cliente quer?
Pense isso antes de fazer o título.
Ele tem a oportunidade de ganhar algo Grátis

Esse caso como podem perceber, para ele funcionar de maneira assertiva a pessoa tem que receber um e-mail do que interessa a ela, logo, você deve ter percebido que o primeiro tópico é o mais importante de todos, não é mesmo?
Então com isso em mente, você já sabe o que seu lead quer e o que você faz? você da algo grátis para ele, seja para gerar valor, engajamento ou até para agradecer a pesquisa que ele respondeu para você ;), não importa, se interessa para ele e é grátis é muito provável que ele abra o e-mail.
Títulos como por exemplo, “Consultoria Gratuita para você”
Bom, espero que tenham gostado, lembrem-se sempre das dicas e boas vendas,
Fábio Queiroz.