Quando o dinheiro vem?

Fabi Soares
4 min readJan 20, 2019

--

Uma pergunta de uma empreendedora que trabalha MUITO mas nunca vê sua situação financeira “virar” como ela gostaria.

CENÁRIO 1: Ele vem no 5º dia útil e na quantia exata da sua expectativa, com mais um salário extra no final do ano e férias remuneradas de 30 dias.

CENÁRIO 2: Ele vem em quantias diferentes no mês, não tem dia certo pra entrar e essa variação toda é culpa da combinação de milhares de fatores (alguns incontroláveis): mercado de atuação, comportamento do consumidor, metodologia comercial, metas estipuladas, performance do time, custo de operação e, as vezes, até se chove ou não no dia.

Se você vive o cenário 1 você é um empregado de carteira assinada. Se você vive o cenário 2, você é autônomo ou empreendedor. Este texto é para quem vive a vida número 2.

Empreendedores e autônomos da minha timeline, vou começar dando a má notícia que é pra gente gastar menos tempo lamentando e sobrar mais tempo pra gente pensar o que fazer para garantir o nosso: dinheiro 100% garantido na data certa só no trabalho de carteira assinada.

Agora a boa notícia: dá sim para empreender e fazer o dinheiro entrar com recorrência. Não é fácil e muito menos garantido, mas é possível. Só que não tem fórmula pronta, tempo médio de retorno, nada. Existe uma complexidade infinita de análises para serem feitas antes de responder para um empreendedor quando o seu negócio vai começar a dar lucro. É preciso uma consultoria completa para começar a desenhar esse caminho, mas vou tentar pontuar algumas áreas que influenciam e impactam o dinheiro entrando. Mas antes, vamos visitar algumas crenças e pensamentos que não podem estar presentes na vida empreendedora:

“O Dinheiro nunca vem!”

Não mesmo. Dinheiro não é algo que vem até a gente, é algo que a gente conquista. Ele é fluxo e está sempre esperando alguém vir até ele para se mexer de um lado para o outro. Fica aqui a pergunta: você está indo na direção certa de onde tem o dinheiro que o seu negócio precisa? O que você está fazendo — comercialmente falando: quais parcerias fecha, como capta clientes — para ele entrar? Abra a porta.

Cuidado com sua expectativa

Quem empreende com visão e com propósito tem um retorno a muito longo prazo. O 1º lucro do Twitter veio com 12 anos de empresa. Do Airbnb, com 9 anos. Amazon, 7. Já o Nubank, Uber e We Work não dão lucro até hoje. Elas começaram a atuar no mercado em 2013, 2009 e 2010, respectivamente. Faça as contas.

Faça uma boa gestão financeira

Má gestão financeira está na lista dos três maiores assassinos de empresas no Brasil. Caio Maia, fundador da Chilli Beans (que hoje fatura 400mi/ano), faliu seu primeiro negócio porque comprou tudo à vista e o dinheiro da venda só entrou meses depois. Problema no fluxo de caixa e capital de giro. Tenha muita atenção e cuidado na gestão financeira da operação da sua empresa.

Não tenha culpa de ganhar dinheiro

Um grande vilão de quem empreende: a culpa de cobrar o preço certo, o medo de ouvir alguém falar que não paga isso e a vergonha de falar “tenho dinheiro sim”. É cultural ter culpa por estar lucrando. Trabalhe essas questões com o dinheiro internamente para elas não te sabotarem. Dinheiro é bom, importante e necessário. Veja-o como uma ferramenta de trabalho como um computador: você precisa dele para seguir criando, sonhando e crescendo. Não sinta culpa da sua conta bancária e nem de gastá-la.

Agora, vamos a uma breve lista de outros fatores que influenciam e impactam o dinheiro entrando no seu negócio:

- Qualidade da gestão financeira (fluxo de caixa, indicadores-chave)

- Precificação do produto ou serviço

- Investimento inicial realizado e investimentos posteriores

- Situação do mercado onde está inserido

- Potencial de mercado (o quanto de valor seu produto/serviço gera? Qual a real demanda para tal? Timming)

- Prática adotada de retirada de lucro dos sócios

- Modelo de negócio implementado

- Custo da operação

- Metodologia comercial adotada

- Metas de venda/crescimento

- Performance do time/equipe (se for um empreendedor solo: a sua performance mesmo)

- Comportamento do consumidor

- Calendário comercial do ano (varejo, por exemplo)

Viu? São muitos fatores para considerar antes de responder a pergunta de quando sua empresa vai alcançar o break even* ou começar a gerar lucro. Empreender é uma tarefa árdua e é preciso ter uma motivação maior que a do dinheiro para seguir em frente. Se você quer empreender para ter um dinheiro rápido, indico a CLT: grana garantida em no máximo 30 dias. Agora, se você é igual a mim onde empreender já tá na alma e não tem mais volta: bora seguir em frente que uma hora vai. Mas sempre com o olhar estratégico para todos os fatores que nos levam ao sucesso financeiro. E sem mimimi na hora de colocar a mão na massa. ;D

*break even: em português, ponto de equilíbrio. É o valor de receita que a empresa precisa alcançar para conseguir pagar todos os custos (fixos e variáveis) da sua operação (sem lucros ainda).

www.instagram.com/fabi.boss

--

--

Fabi Soares

O mundo resolveu mudar bem na nossa vez. Ainda bem que sou uma criativa e amo uma tela em branco. | @fabi.soar | www.fabisoares.com