Corte a Laser: conheça a técnica!
Saiba mais sobre a técnica utilizada na rede FAB LAB LIVRE SP e entenda como funciona. Para acessar o conteúdo completo, acesse esse link.
O laser é uma tecnologia muito difundida e que cumpre diversas funções no cotidiano humano, sendo utilizado na medicina, procedimentos estéticos, indústria musical, entre outras muitas áreas.
O termo “laser” é um acrônimo do inglês para light amplifi cation by stimulated emission of radiation — ou “amplificação da luz por emissão estimulada de radiação”, em tradução livre. Enquanto as fontes de luz comuns gera ondas de diferentes comprimentos e em diferentes direções, o laser é uma fonte de luz que produz ondas luminosas de apenas um comprimento, sendo altamente concentrada em um único feixe e possibilitando o corte e o desgaste de alguns tipos de materiais.
A máquina de corte a laser realiza essa operação direcionando essa fonte
de luz por CNC — método de controle do movimento de máquinas que interpreta e executa instruções computacionais de movimento em vários eixos. Quando direcionado, o calor do laser corta o material conforme as dimensões e ângulos projetados em um arquivo previamente preparado.
A intensidade do laser deve ser ajustada conforme o tipo de material a
ser utilizado e, além do corte, esse ajuste também possibilita a gravação em alto ou baixo relevo sobre o material, produzindo desenhos e formas na peça.
As cortadoras a laser mais comuns são compostas basicamente porum tubo que concentra gases como CO2, azoto, hélio e hidrogênio — ingredientes da reação química que gera o laser neste modelo. Um equipamento chamado chiller é responsável por resfriar o tubo através de água, mantendo o sistema na temperatura correta e evitando a perda de potência ou o superaquecimento da máquina.
Para neutralizar os riscos à saúde humana e meio ambiente representados pela combinação de gases utilizados pela máquina e resíduos dos materiais cortados ou gravados, o equipamento conta com um fi ltro de ar, uma espécie de exaustor que absorve os gases e a poeira de materiais, eliminando odores e fumaça produzidos durante o processo.
Diversos tipos de materiais podem passar pela cortadora a laser, alguns podem ser cortados e gravados e outros apenas gravados pela máquina. Também há diferentes tipos de cortadoras, que são mais ou menos potentes na execução do trabalho. De modo geral, acrílico, tecidos, couro, madeira, papéis, cortiça e metais são materiais possíveis para corte e gravação. Além dos materiais citados, para gravação também é possível utilizar vidros, pedras naturais e porcelanato — a depender do tipo de
máquina à disposição.
Vantagens e cuidados
Como parte de um contexto de grandes saltos tecnológicos no mundo, a máquina de corte a laser surgiu em 1965, sendo utilizada para fazer furos em diamantes. Na década seguinte, serviu à produção do corte de titânio em projetos aeroespaciais. Desde então, o corte a laser deixou de ser uma técnica utilizada exclusivamente na grande indústria para também contribuir em produções menores realizadas em laboratórios públicos e privados.
O corte a laser se destaca, principalmente, pela precisão na execução do trabalho, resultando na economia de recursos e menor perda de materiais. Cortes e gravações de formas complexas podem ser executados de forma padronizada e com grande agilidade, sem mais ferramentas e dispensando o contato direto das pessoas com a produção, prevenindo acidentes.
Materiais à base de cloro, como o PVC, vinil e couro ecológico, não devem ser utilizados no corte a laser, pois liberam gás clorídrico, um elemento tóxico que também pode comprometer o funcionamento do equipamento.
A espessura do material a ser cortado também deve ser checada pois, se for maior que o limite estabelecido pela máquina, pode gerar chamas e causar
acidentes.
A máquina deve ser utilizada sempre com a tampa fechada, evitando o contato do usuário com os resíduos liberados no corte e gravação. Além disso, deve-se evitar o contato visual contínuo com o laser, para proteger os olhos de danos que podem ser causados pela intensidade da luz emitida.
Por fim, o fi ltro de ar utilizado na máquina deve ser frequentemente verificado para garantir seu funcionamento correto.
Corte a Laser no FAB LAB LIVRE SP
Todas as unidades da rede FAB LAB LIVRE SP contam com uma máquina de corte a laser à disposição dos usuários. Seu uso está inserido na programação por meio de ofi cinas voltadas ao público iniciante e de nível intermediário, ou de usuários que tenham projetos desenvolvidos na rede. Ao cadastrar o projeto no site, são iniciadas algumas etapas de avaliação por parte da equipe técnica do FAB LAB e, ao ser aprovado, o usuário que o inscreveu já pode agendar uma data para dar início à prática do projeto no laboratório.
Também há a possibilidade de fazer uso da máquina por meio da Agenda Livre — dias e horários reservado ao uso de máquinas disponíveis nos laboratórios sem agendamento prévio e por fila de espera. Cada unidade disponibiliza 4 horas semanais de uso sem agendamento. Visite o site do FAB LAB LIVRE SP e confira os dias e horários de Agenda Livre das unidades. No FAB LAB, todo conhecimento é aprendido na prática, não exigindo dos usuários nenhum conhecimento prévio relacionado.
Todos os cursos da rede contam com softwares livres para a prática da preparação de arquivos que serão testados nas máquinas disponíveis. Não é necessário levar nenhum material para participar do curso e, ao final da atividade, grande parte da programação possibilita que o usuário leve para casa o que produziu durante o processo.
Todas as oficinas da rede são livres e gratuitas para qualquer idade. Menores de 12 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável.
São emitidos certificados para todos os cursos da programação.
Clique aqui para ver os projetos desenvolvidos no FAB LAB LIVRE SP