Brincando de Front-End Developer

Como gente grande

Desenvolvimento de sistemas web virou algo de gente grande, lendo o artigo do @diegoeis sobre o mercado de desenvolvimento front-end lembrei que fiz uma brincadeira a uns tempos atrás utilizando o tal do Bower.

O Bower é um gerenciador de dependências similar ao npm do Node ou ao composer do Php, ele é simplesmente uma forma de dizer quais são minhas dependências no meu projeto, sem que eu tenha que ficar deixando bibliotecas de terceiros agrupadas em um projeto meu.

O meu exemplo está no Github no projeto ListaTelefonica que fiz, pensando em AngularJs, Bootstrap e o dito cujo Bower, para quem precisa entender o conceito dele, esse projeto exemplifica isso.

O projeto é apenas um exemplo de lista telefônica, tendo informações de contato (nome, telefone, celular e operado), o trabalho do Bower se resume a um arquivo bower.json, denotando o que precisa ser importado no projeto para que ele funcione. Você vai notar que no projeto não existe os arquivos do AngularJs e do Bootstrap, ou seja, clonando o projeto, não vai ser baixado os arquivos deles, para isso tu faz simplesmente chama o comando “bower install” na linha de comando e as dependências serão baixadas.

Para ser “gente grande” mesmo, é preciso brincar com o Grunt e com o Yeoman, mas logo crio um projeto lá para exemplificar o uso de ambos.