Toda semana somos impactados com novas tecnologias, frameworks, libraries e ferramentas. Além de todos os problemas do dia-a-dia, para se manter competitivo no mercado, você precisa ler bastante, participar de eventos, acompanhar diversas newsletters, podcasts e artigos.
Olá Devs, precisamos falar sobre estresse e ansiedade
Bernard De Luna
41340

Tenho um adendo aqui, se a pessoa focar em fortalecer as bases do conhecimento, ela não precisará ficar bitolada com cada coisa nova que aparece. É claro que precisa de um pouco de calma e, entender que, se você tiver uma base sólida, você vai aprender algo novo mais rápido.

Uma técnica que venho testando, é aprender/praticar sob demanda, ou quando possível assim que souber que a demanda surgirá. Exemplo: se vou trabalhar em um projeto que usa o framework X, começo a estudar/praticar ele e as tecnologias que o envolvem. Outro ponto, é estudar/praticar aquilo que eu gostaria de usar, quando me sentir confortável tento aplicar em algum projeto. Assim fico com o melhor dos dois mundos, aplico conhecimento que vai gerar valor para o meu trabalho e estudo aquilo que tenho vontade.

Outro ponto para não se estressar com o volume de informações, é criar filtros. Use as pessoas para filtrarem as coisas para você. No caso de JavaScript temos a newsletter do pessoal da BrazilJS, que tem conteúdo curado de qualidade. Escolha algumas pessoas que você admira que tenham blog, assine o feed delas. Assine alguns poucos canais no YouTube e, assista os vídeos. Escute Podscasts. Procure recomendações de cursos e livros com essas pessoas.

Reduza um pouco o volume de informações que chega até você. E aproveite ao máximo aquilo que chegar.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Fabrício Silva’s story.