Google abre as portas do YouTube Space Rio de Janeiro, o mais moderno do mundo

Fabricio Vitorino
Aug 9, 2017 · 7 min read

O Google, enfim, inaugurou o YouTube Space Rio de Janeiro, ponto de encontro dos criadores de conteúdo para a plataforma de vídeos mais usada no mundo. São cerca de 3 mil metros quadrados — quase a metade de um campo de futebol oficial — com o que há de melhor em equipamentos e toda a infraestrutura para a produção audiovisual.

Praça principal do YouTube Space Rio de Janeiro (Foto: Fabricio Vitorino)

O YT Space RJ é o segundo inaugurado pelo Google no Brasil — o primeiro, em SP, foi inaugurado em 2014 e tem apenas 300 metros quadrados, ou seja, dez vezes menor. No mundo, trata-se do décimo Space (Los Angeles, Nova York, Toronto, Londres, Berlim, Paris, Tóquio, Mumbai, além de São Paulo). Apenas Brasil e EUA têm dois estúdios do Google.

Mas, por que o Brasil tem tanta importância para o Google? Bom, basicamente, somos o segundo maior mercado da plataforma em número de usuários ativos, perdendo apenas para os Estados Unidos. Num universo de 1.3 bilhão de clientes, 300 horas de vídeos subindo a cada minuto e 30 milhões de visitas por dia, dá para imaginar o quão lucrativo é esse negócio para a gigante de tecnologia, né?

Ranking de usuários ativos por país em 2016 por milhões de usuários (Fonte: Statista)

A inauguração do YouTube Space RJ contou com a presença de Lance Podell, diretor global dos Spaces desde 2011, e Fabio Coelho, vice-presidente do Google Inc. e presidente do Google Brasil desde 2011. E ambos, claro, mostraram muito entusiasmo com o lançamento do espaço. Afinal, não é todo dia que um hub como esse, tido como o mais moderno do mundo, sai do papel.

Fabio Coelho, presidente do Google Brasil (Foto: Fabricio Vitorino)

“Não podemos construir um Space em todas as cidades, por isso escolhemos um lugar onde acreditamos estar a alma dos criadores”, diz Podell. “O Rio é o centro, mas não é o único pólo criativo no Brasil. Optamos pelo RJ por ser uma localidade que vai ressoar tudo o que fizermos”, completa.

O americano usou uma analogia forte para comparar o Brasil com seu país — que tem Spaces tanto na costa leste (Atlântico) quanto na oeste (Pacífico). “Nova York seria algo como São Paulo, onde estão os negócios e a publicidade. E Los Angeles seria como o Rio de Janeiro, o pólo cultural, audiovisual”, diz Podell.

Lance Podell, vice-presidente do YouTube Space (Foto: Fabrício Vitorino)

Como funciona um YouTube Space?

Para quem não está familiarizado, os YouTube Spaces operam com base em três pilares: aprender, conectar e criar (learn, connect, create). O espaço do Rio de Janeiro, mais do que um enorme estúdio com material de última geração e especialistas com larga experiência na plataforma, tem um espírito de “universidade”, com pitadas de ponto de encontro.

YouTube Space Rio de Janeiro, pouco antes da inauguração oficial (Foto: Fabricio Vitorino)
  • Aprender”, para o Google, significa uma ênfase nos programas de treinamento e workshops, que ensinam na teoria e na prática como produzir o melhor conteúdo, desde o roteiro até a edição. E os próprios instrutores do Space estão sempre aprendendo, já que os criadores da plataforma estão sempre inventando e experimentando novas linguagens.
  • Conectar” talvez seja a parte mais natural e divertida do processo Google. Eventos, encontros, papos e tudo mais que estiver ao alcance dos produtores de conteúdo pode ser organizado no Space. Aqui, o objetivo é trocar ideias, compartilhar dicas e experiências para aproveitar o YouTube ao máximo.
  • Agora, para “criar”, é preciso ser um “top de linha”. Se os cursos, eventos e workshops podem ser usados por qualquer criador que tenha mais de 1 mil assinantes, produzir vídeos no espaço requer ao menos 10 mil seguidores no canal. Aí você vai ter acesso ao que há de melhor em recursos técnicos e estruturais, para produzir conteúdo de ponta.
Praça Mauá e o Museu do Amanhã: entorno do YT Space tem muitas atrações turísticas (Foto: Fabrício Vitorino)

E o que tem no Space?

O YouTube Space Rio de Janeiro fica no centro da cidade, na Zona Portuária, atualmente conhecida como “Porto Maravilha”. Com uma vista estonteante para a Baía de Guanabara, rodeado por pontos turísticos como o Museu do Amanhã, o MAR (Museu de Arte do Rio), o AquaRio, o Cais do Valongo, a Praça Mauá, e com um ponto de VLT na porta, não parece haver opção melhor na cidade.

O prédio é um antigo galpão portuário, completamente reformado pela empresa ao longo dos últimos quatro anos. A instalação do novo espaço tem três estúdios — o maior deles com 180 m² e outros dois menores com 70 m². No maior, aliás, há uma reprodução impressionante da Lapa carioca, com bares, lojas de vinil, os Arcos, opção de iluminação noturna/diurna, preenchimento para vídeos 360 graus, enfim, tudo com um grau de detalhamento que impressiona.

Recepção do YouTube Space (Foto: Fabrício Vitorino)
Bandeiras na entrada do YT Space RJ: nuances das ‘cores’ dos cariocas (Foto: Fabrício Vitorino)
Qualquer um pode fazer um vídeo no YouTube Space (Foto: Fabrício Vitorino)

Nos outros dois estúdios, há uma estrutura para vídeos com “chroma-key” e outra para talk-shows. Outras salas do espaço são preparadas para vídeos de tutoriais de maquiagem (as salas têm espelhos com câmeras embutidas), talk-shows menores ou vídeos-solo.

Para a pós-produção, há computadores preparados para edição e com internet de alta velocidade (para não perder tempo subindo os vídeos), além de mesa de corte com opções de lives, internas, externas ou produções mais sofisticadas — que podem ou não requerer ajuda dos técnicos da casa.

A praça principal do YouTube Space, o telão e a vista para a Baía de Guanabara (Foto: Fabrício Vitorino)
Sala de controle / switch (Foto: Fabricio Vitorino)

Mas o grande charme é, sem dúvida, a praça principal, com um telão de 7m de altura por 5m de largura, que fica diante de um palco, e com a Baía de Guanabara ao fundo. Para chegar ali, o criador passa por um tubo vermelho, sob bandeiras que representam as cores dos cariocas (que vão do branco ao negro), tudo lembrando que a região onde o Space está era conhecida como “Pequena África”. Nada está ali por acaso.

O telão com palco, no meio da praça principal, projeta imagens captadas em tempo real da Baía de Guanabara e da Ponte Rio-Niterói (Foto: Fabrício Vitorino)
Inclusão na pauta (Foto: Fabrício Vitorino)

Um Space carioca, mas com DNA Google

Aliás, essa integração com a cidade e a atenção com as pessoas são características dos YT Spaces. Desde os mínimos detalhes (como banheiros unissex ‘para todxs’), até a decoração do lugar (colorida, como a orla do RJ, e sempre com o símbolo de play do YouTube), nada destoa do descontraído estilo carioca e da preocupação com a inclusão: todos devem estar à vontade e confortáveis no YT Space RJ.

“E, para comandar o lugar, não poderíamos escolher alguém de fora. Teríamos que ter uma carioca nativa”, brincou Lance Podell. Então, para a árdua tarefa de dirigir o YouTube Space RJ, foi escolhida Livia Marquez, ex-diretora de branding e marketing da Tim, que chegou a brincar com o rótulo de “carioca nativa”: “Acho curioso isso, nem sei o que é um ‘carioca nativo’”.

E engana-se quem pensa que momento delicado vivido pelo Brasil, na política e na economia, desanimou o Google. Tanto Coelho quanto Podell foram enfáticos ao refutar qualquer possibilidade de reavaliar ou congelar o YouTube Space Rio diante dos problemas. E o envolvimento de dinheiro do governo na iniciativa também foi negado, de forma curta e grossa: “Não há. O YouTube é sobre histórias do mundo e sobre storytellers. Só isso.”, finaliza Podell, antes de convidar a todos para conhecerem o Space.

Vista estonteante do deck principal para o Museu do Amanhã e a Baía de Guanabara. E detalhes das salas de aula (Foto: Fabricio Vitorino)
A Lapa carioca imitada nos mínimos detalhes no estúdio principal (Foto: Fabricio Vitorino)
A Lapa carioca imitada nos mínimos detalhes no estúdio principal (Foto: Fabricio Vitorino)
Estúdio para gravação de tutoriais de make, com espelhos falsos (Foto: Fabrício Vitorino)
Sala de edição e ‘tech cage’, onde ficam os equipamentos (Foto: Fabrício Vitorino)

Relembrando:

YouTube Space Rio de Janeiro:

ONDE?

Avenida Rodrigues Alves 2

QUEM PODE USAR?

Visita à portaria/vídeo cortesia: qualquer pessoa

Cursos e eventos: quem tiver mais de 1 mil assinantes em seu canal de YouTube

Cursos, eventos e produção: quem tiver mais de 10 mil assinantes em seu canal de YouTube

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

11h — 21h

VALE A PENA?

Sem a menor dúvida! É o lugar perfeito para fazer bombar seu canal. Tanto em termos de qualidade de vídeo quanto em configurações de publicidade. É o melhor investimento que você pode fazer em seu canal de YouTube.

  • Fabrício está no Twitter, no Instagram e no LinkedIn. Aparece lá!
  • Todas as fotos do post foram feitas com o OnePlus 3T e Quantum Muv Up

Fabricio Vitorino

Written by

Homepage editor @ Globo.com + Fmr-editor-in-chief @ Techtudo + PhD student and Master in Russian @ USP. Tech / Education / Journalism / Russia

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade