Como melhorar a criatividade e inovação no local de trabalho

Adaptação do texto de Cliff Steveson

Como você melhora a criatividade e a inovação no local de trabalho em um nível sistemático? Como o RH pode desempenhar um papel crítico na promoção da inovação?

No mais recente relatório da i4cp, Human Capital Practices, que impulsionou a inovação, os profissionais de capital humano foram solicitados a avaliar a eficácia de suas organizações em oito tipos de inovação, incluindo elementos negligenciados, como desenvolvimento de produtos e inovação na eficiência de processos. Ao criar um índice de pontuações de efetividade, com o índice de desempenho de Mercado, o i4cp foi capaz de determinar as dez principais práticas de capital humano que não apenas impulsionam a inovação, mas também estão correlacionadas ao desempenho geral do mercado.

A melhor notícia é que todas as práticas que foram consideradas mais eficazes foram aquelas em que o RH poderia ter impacto imediato — de coisas aparentemente pequenas, como a promoção de valores a grandes mudanças, como a criação de fóruns on-line para promover novas ideias.

Veja quais são as dez melhores maneiras que o RH pode melhorar a criatividade e a inovação no local de trabalho:

10. Recompense a inovação através de um trabalho mais envolvente e autonomia

Os tipos criativos nem sempre são motivados pelo dinheiro — para eles, o trabalho é a recompensa. Permita que essas mentes criativas tenham flexibilidade e espaço para criar.

9. Acompanhar os talentos de inovação tanto no nível de graduação quanto no de pós-graduação

A inovação é um dos maiores diferenciais entre organizações de alto e baixo desempenho, e a batalha por esse talento inovador está se aquecendo mais uma vez. As empresas mais eficazes encontram as mentes mais brilhantes antes de seus concorrentes — às vezes até antes da formatura. A Qualcomm utiliza um programa de estágio para atrair talentos técnicos das melhores universidades e incentiva seus melhores funcionários a retornarem às suas escolas como “embaixadores do campus”.

8. Colocar em prática um processo de revisão de ideia e inovação formalizado ou estruturado

Quando as ideias criativas surgem, o próximo passo é criar portais que permitam a revisão intencional dessas ideias, de modo que os orçamentos para novos projetos possam ser alocados corretamente.

7. Fornecer treinamento interno em práticas de criatividade e inovação

Os níveis de inovação e criatividade variam de pessoa para pessoa, mas isso não significa que essas habilidades não possam ser melhoradas. A pesquisa mostra que existem métodos comprovados de melhorar o processo de inovação no cérebro — aproveite-os! A Capital One Financial fornece às equipes de funcionários, ferramentas, treinamento e configurações para abordar desafios de negócios específicos de maneiras criativas.

6. Colocar orçamentos discretos para financiar projetos de inovação externos à empresa (ou seja, gerar ideias ou produtos de não funcionários)

Não limite seus canais de inovação — muitas ideias inovadoras vêm de fontes improváveis, e quando se trata de inovação, mais é quase sempre melhor. Mesmo pequenas recompensas podem ser suficientes para interessar os clientes ao enviar suas ideias.

5. Ter um programa formal para encontrar e promover programas, produtos ou ideias criativas e inovadoras

Há inovação acontecendo o tempo todo em sua organização — sem uma maneira de aproveitar e mostrar essa criatividade, muito do que poderia ser é desperdiçado.

4. Amarrar bônus individuais ou aumentos salariais à inovação

Você não pode comprar criatividade, mas pode mostrar que a inovação é um componente-chave de sua organização, recompensando as mentes inovadoras de sua empresa. Apenas 15% das empresas pesquisadas pelo i4cp indicaram que tinham essas recompensas financeiras pela inovação — essa é certamente uma área para melhoria.

A Flextronics, por exemplo, instituiu programas que premiam ideias criativas e inovações monetariamente e por meio do reconhecimento. Ele tem dois prêmios bianuais voltadas especificamente para a inovação — um escolhido para a melhor ideia e resultados globais, o outro para a melhor ideia de redução de custos.

3. Incluir a inovação como uma grande competência nos planos de desenvolvimento de liderança

Ter líderes inovadores ajuda a promover o compromisso com a criatividade em sua organização, mas apenas 26% das empresas respondentes incluem a inovação como uma competência essencial. Na 3M, a inovação e a liderança estão diretamente ligadas, e a inovação faz parte da responsabilidade de cada líder.

2. Definir e promover valores organizacionais relacionados à inovação

Ter uma mensagem explícita de que a inovação é importante cria um ambiente mais robusto para a inovação e pode permitir que os funcionários se sintam mais seguros ao assumir os riscos necessários para uma inovação bem-sucedida.

1. Use ferramentas de colaboração e mídias sociais habilitadas por tecnologia para compartilhar conhecimento

Ao usar fóruns, intranets e outras mídias para os esforços do grupo, as principais empresas são capazes de reunir ideias de um grupo diversificado de funcionários e, às vezes, até de clientes e empresas externas. Criar avenidas para políticas de comunicação e promoção que incluam mais informações das mídias sociais pode ajudar a encontrar esses diversos pontos de vista.

Somos a RHF Talentos Unidade Rio Claro. Possuímos consultores especializados para oferecer palestras e treinamentos de qualidade para seus colaboradores. Como podemos te ajudar?

Curta nossas páginas: Facebook & LinkedIN