Bons hábitos para a nossa mente

Que tal iniciarmos com uma reflexão sobre o que consumimos de informação nos últimos dias, meses e anos?! Consegue mensurar o nível da qualidade?

Tem o hábito de ler? — bem, se pelo menos você chegar ao final deste texto, já é um bom sinal. — Qual o seu assunto preferido? O que te encanta? O que te atrai na informação?

É daqueles que gostam de um drama policial? Costumam assistir aos programas policiais populares na tevê?

Observo no meu dia-a-dia, pessoas reclamando de tudo e de todos. Para aqueles que são mais íntimos, costumo questionar seus hábitos; o que fazem? Qual o tipo de informação costumam consumir. Resposta padrão: “eu lá tenho tempo pra isso?!”. Bem, insisto e faço uma provocação: assiste aos programas populares na tevê? Futebolzinho? Novelas? Respostas positivas para essas questões. Continuo provocando: então você tem tempo pra muita coisa, principalmente para avançar na sua carreira. Basta mudar seus hábitos.

Compartilho aqui meus hábitos atuais: logo cedo, vejo um resumo das principais notícias do Brasil nos portais (Globo.com, Uol e Exame), não mais do que 30 minutos. Prosseguindo, trabalho a cerca de 30km de minha casa e aproveito para ouvir alguns PODCasts (Hispster PontoTech, Lambda3 e TedTalks Negocios). Ainda no percurso, troco informações com um grupo de amigos, com assuntos variados: política, tecnologia, inovação e até mesmo como preparar um bom churrasco: detalhe, um destes amigos é CEO do maior portal de dieta e saúde da América Latina e ele pega muito no pé sobre a nossa alimentação ;)

No trabalho, uma de minhas funções é buscar meios de reduzir custos e melhorar as funcionalidades e tecnologias oferecidas aos nossos clientes. Estimulo o meu time a estudar e compartilhar conhecimento, buscando inovação e qualidade em nossos projetos.

Ainda no horário de trabalho, sigo estudando inovação, liderança e gestão. Dica de dois cursos gratuitos na plataforma Coursera:

Criação de Startups: Como desenvolver negócios inovadores

Inove na gestão de equipes e negócios: O crescimento da empresa

Chegando em casa, dedico pelo menos 1 hora para o meu MBA (Liderança, Inovação e Gestão 3.0) por três ou quatro dias consecutivos.

Observem que estou focado em inovação e melhorando meu skill em liderança e gestão.

“Isso não aconteceu da noite para o dia. Criei o bom hábito para avançar no aprendizado sobre inovação.”

Ainda tenho tempo precioso para minha esposa e também algumas séries de TV (La Casa de Papel, Game of Thrones, Mr Robot, Mindhunter, Stranger Things e o perturbador Twin Peaks do mestre David Lynch).

Crie bons hábitos e alimente a sua mente com informações de qualidade.

Muita luz e bons estudos à todos.

Emerson Facunte
Executivo de Tecnologia, Agente de Inovação 🚀
https://www.linkedin.com/in/facunte/