Nunca foi tão fácil aprender

Quem disse que você não pode controlar o tempo? Essa é mais uma falácia daqueles que não conseguem organizar suas atividades.

E por que estou falando sobre o tempo? O tempo tem relação direta com o conhecimento, com o saber.

A organização é a tarefa mais difícil para o aprendizado. E neste ponto sugiro um curso prático e objetivo, além de tudo gratuito: 
Aprendendo a aprender: ferramentas mentais poderosas para ajudá-lo a dominar assuntos difíceis”

O conceito Learning How to Learn (criado pela professora e pesquisadora Barbara Oakley) tem como objetivo organizar nossa mente para o aprendizado.

Aprender está cada vez mais fácil, ou melhor, mais acessível.

Podemos classificar nossa sociedade como a “Sociedade do Conhecimento”, onde indivíduos compartilham suas ideias, trocam informações, buscam conhecimento por diferentes canais de comunicação, ampliando o campo de estudo e as conexões neurais.

Nesse ciclo de aprendizado devemos ter o senso crítico no filtro das informações. Muitas delas são inúteis e consomem o nosso tempo.

Para os amigos costumo dizer que o nosso dia-a-dia é uma universidade, onde consumimos cultura e conhecimento, mesmo no ócio.

Outro dia ouvi de um administrador financeiro que nós profissionais de tecnologia nunca devemos parar de estudar. Minha resposta foi categórica: “Você está errado. Todos nós, independente da profissão, temos que buscar conhecimento a todo momento”.

Já observaram que quase todo mundo tem um celular, independente da idade? Essas pessoas conseguem se comunicar por meio de mensagens instantâneas, fotos e videos. Pagam suas contas; consultam a previsão do tempo; solicitam transporte; compram comida, entre outras atividades do cotidiano. Percebam que essas pessoas aprenderam a utilizar o dispositivo para resolverem problemas comuns. Isso é um ciclo de aprendizado.

Vejamos alguns exemplos do nosso cotidiano:

Seja por meio de áudio, vídeo, app ou plataforma educacional; você irá aprender tudo aquilo que quiser ou for necessário.

Organize-se e construa sua rede neural de conhecimento.

Bons estudos.

Emerson Facunte
Executivo de Tecnologia
https://www.linkedin.com/in/facunte/
http://www.facunte.com.br