5 coisas que aprendi cuidando de carros

Fagner Benedito
Sep 3, 2018 · 2 min read

1 — Não espere por seus clientes, vá atrás deles!

  • Enquanto os carros desciam na avenida para Festa de Peão, eu esperava na frente de casa, no meio do quarteirão de uma rua paralela a avenida. E quando passava um carro eu gritava: _ “Cinco reais aqui ooh.” Pra guardar o carro no quintal de casa. Mas demorava muito pra guardar os carros. Então decidimos ir buscar os carros na avenida, agora um fluxo muito maior e mais lento de carros, tínhamos mais tempo para convence-los a estacionar em casa. Pronto, funcionou.

2 — Se diferencie da maioria!

  • Será que é possível se diferenciar cuidando de carros?
    Uma sacada foi oferecer um banheiro para as pessoas poderem usar antes de ir pra festa, pois os estacionamentos de carro não tínham ou era impossível de usar. Outra era oferecer um espelho, outra era oferecer um guarda chuva em dias de chuva. Essas diferenças ajudavam a fidelizar os clientes, que nos anos seguintes voltavam.

3 — Não menospreze seus clientes!

  • No começo eu queria cuidar dos carros mais bonitos. Mas com o tempo percebi que as maiores “caixinhas” vinham dos fuscas e brasílias. Também percebi que os motoristas dos fuscas e brasílias voltavam mais cedo da festa. Pense no seu negócio, as vezes os maiores benefícios vem da onde você não imagina.

4 — Não venda produtos ou serviços. Venda soluções!

  • Em alguns momentos não bastava guardar o carro e esperar o motorista voltar. Já ocorreu do motorista voltar embriagado e não conseguir tirar o carro da garagem, foi preciso chamar um tio para tirar o carro com segurança e depois alguém da família que pudesse buscar o carro. Pense nisso, ofereça soluções para necessidades de seus clientes, não engesse seu produto ou serviço, entenda o que eles precisam.

5 — Faça parcerias!

  • Como enchia muito rápido o quintal de casa de carros. Sobrava um bom tempo para conseguir explorar mais esse “mercado”, um vizinho tinha um grande quintal e me ofereceu para chamar motos para estacionar no quintal deles, topei na hora, e de novo, deu certo! Agora não cuidávamos só de carro, fizemos o negócio crescer, além de cuidar dos carros que também estacionávamos na rua. Por fim, lembro que cada lição que aprendi, foi junto com meu irmão mais velho, que não exitava em executar as ideias que tinha. Procure pessoas que tenham atitude e pensem positivo para estar ao seu lado, que corram junto com você.
    Fagner Benedito

    Written by

    Sou apaixonado por tecnologias, educação e empreendedorismo.

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade