Sobre Cooked (Netflix)

Seriado é baseado em um livro de Michael Pollan

Não tinha a menor ideia de quem era Michael Pollan, mas um seriado com o carimbo da Netflix sempre será interessante para dar uma chance. E, depois de assistir aos quatro episódios de Cooked, baseado no livro Cozinhar, Uma História Natural da Transformação (Ed. Intrínseca, R$ 49,90 em média), é muito difícil que sua relação com comida não mude.

Pollan é um famoso escritor e jornalista muito interessado em comida. Não simplesmente em comer, mas tudo que envolve o processo por trás do alimento: a preparação, o cuidado com plantações, a forma como tudo é manejado e até mesmo os germes e bactérias são alvo de seu interesse. Para ele, cozinhar é um processo que envolve amor, respeito e um pouco de alquimia para chegar ao resultado final.

Funcionando como um narrador que conta várias histórias sobre cozinhar, ele apoia suas ideias em alguns pontos básicos. Ele começa a série mostrando como nós fazemos a mesma coisa que nossos ancestrais ou que tribos do interior de algum país, só que com outras ferramentas. E mostra como nossa relação com comida mudou, principalmente com a terceirização do resultado final.

Por nosso tempo escasso e/ou comodidade, cozinhar virou uma tarefa quase deixada de lado. É mais fácil comprar algo pronto em alguma caixa e colocar no micro-ondas ou ir em algum fast-food comprar um sanduíche e encher a barriga. Para Pollan, esse movimento acentuado nos últimos 50 anos mudou gerações de pessoas e aumento consideravelmente o número de doenças — como o câncer. Ele elege as grandes corporações como inimigas e dá nome aos bois ao mostrar como o que consumimos em larga escala é ‘bombado’ com diversos tipos de coisas — conservantes e sabores artificiais.

O seriado mostra um Pollan muito interessado em colocar a mão na massa, algo que ele faz sem o menor pudor — também mostrando como cozinhar é algo bem acessível. Ele assa um porco da maneira mais primitiva possível, faz pão deixando a massa fermentar de maneira natural e faz cerveja para falar de agentes naturais. Tudo fresco e respeita ao processo natural das coisas. A série também gravou várias imagens pelo mundo de como todos esses processos são respeitados em determinados lugares (as imagens são lindas), também mostrando como as pessoas lidam com essa terceirização do alimento.

Muito mais do que sobre comida, Cooked é sobre nós mesmos, aquecimento global, cultura de subsistência, simplicidade, respeito ao alimento e como é possível mudar um pouco a vida ao inserir o hábito de ir até a cozinha e fazer sua própria comida. Talvez cozinhar mude a sua vida, mas você ainda não sabe.

Recomendem o post e deem follow para mais textos :)

Eu tenho um blog sobre música, o Music on the Run. Deem uma passada por lá. Também estou no ESPN FC, onde falo sobre o Santos.