Feminismo pra leigos #1

Lições básicas sobre o que o feminismo não é.

  • Feminismo não é uma ditadura

Nem de longe! Trata-se de um movimento que luta pela equidade, seja ela política, social ou econômica entre homens e mulheres. Abraça não só as questões de gênero, ainda que essas sejam o seu foco, mas também busca combater outras opressões como a de raça, classe social, orientação sexual.

  • Feminismo não prega o ódio aos homens

Não se deixe enganar. O feminismo não quer exterminar a figura do homem, nós lutamos pelo fim do patriarcado. E a diferença entre um gênero e um sistema é grande! Não somos suas inimigas, acalma o coração. Esse discurso de *suposto* ódio é, na verdade, uma tentativa de deslegitimar o movimento.

  • Feminismo não é o contrário de machismo

Caô brabo esse! O machismo é um sistema de dominação, nos condiciona desde muito pequenos a acreditar que homens e mulheres devem ser julgados e tratados com critérios diferentes. É esse sistema que nos coloca em uma condição de sub-pessoa na sociedade.

  • Para ser feminista você não precisa abrir mão da vaidade

“Não sou feminista, sou feminina”, uai, onde foi que disseram que uma coisa impede a outra, monamour? Não pregamos que, para ser feminista ou “reconhecida”como uma, você deva jogar fora seus saltos e maquiagem ou parar de se depilar, por exemplo. Oh, se você quer usar maquiagem, tudo bem. Se não quiser, também. Depilou? ótimo. Não depilou? Ótimo também. A ideia aqui é ser livre pra se expressar como quiser, não ser refém ou achar que precisa de algum artificio pra ser bonita. Nós queremos, na verdade, romper com esse padrão de beleza que segrega, exclui e aprisiona tantas de nós. Nós somos muito mais do que um número de manequim, concorda? Você pode ser quem ou o que quiser, o seu corpo não vai te limitar.

  • Feministas não repudiam donas de casa ou mulheres que querem ter filhos

Anota no bloquinho: liberdade. Nenhuma pessoa deveria dar pitaco nas escolhas individuais da outra. Ser — ou querer ser — dona de casa não faz de você menos feminista. Assim como não querer ter filhos não faz de uma mulher menos humana. Entende? O que fazemos é problematizar algumas imposições que são jogadas sobre os nossos ombros e isso é necessário.

Por que se espera sempre que a mulher cuide do lar enquanto o marido trabalha? Por que insistem em colocar sobre os ombros da mãe a responsabilidade de cuidar dos filhos enquanto o papai só “ajuda”? Por que ainda acreditamos que a maternidade é algo obrigatório para toda mulher?

Oh, ninguém tá aqui pra cagar regra no movimento. O Feminismo não é uma lista de regras e pré-requisitos. Mas a gente precisa desconstruir umas coisinhas. Né?

Um cheiro e até o Feminismo pra leigos #2.