
Acredito que 2015 foi o ano que mais vi filmes nestes meus 22 anos de existência, e pretendo não parar por aí. O intuito desta lista é trazer alguns filmes não tão óbvios para quem sabe você dar uma chance, assim como eu o fiz.
Não estão por ordem de preferência ou melhor colocação, e pode ser que alguns não sejam de 2015. São apenas sugestões e um belo apanhado de coisas boas que o ano passado me trouxe para entreter, divertir e quem sabe até refletir sobre a vida. Bom proveito!
Ps.: Alguns estão disponíveis no Netflix, e outros assisti pelo incrível Strem.io, versão alternativa do Popcorn Time (Saudades).

1. Whiplash: Em busca da Perfeição
Toda vez que eu penso em desistir de algo, lembro desse filme. Olha, é muita força de vontade querer tocar bateria com um professor chato de galocha desses. No filme, Andrew sonha em ser o melhor baterista de sua geração e após chamar a atenção do mestre Terence (pra sempre o J.J.Jameson, chefe do Homem-aranha) tem de enfrentar alguns desafios que podem comprometer seu namoro e até sua saúde física e mental. Baita filme!

2. As Aventuras de Paddington
Lembro de já ter visto este urso inglês em algumas páginas da minha infância. O filme me surpreendeu muito, mas o que posso dizer? Sou apaixonado pelos trejeitos ingleses, o seu cavalheirismo, pontualidade, respeito e etc. E podemos muito bem ver isso no Paddington, um urso da floresta peruana que aprendeu os bons modos da Inglaterra e agora procura uma nova casa. Divertido e ingênuo, ganhou um lugar na lista dos meus filme favoritos. Disponível no Netflix.
*** POR FAVOR, RECOMENDO MUITO OLHAR LEGENDADO.
No filme, Paddington aprende que toda vez que passar por uma pessoa, deve cumprimentá-la com um “Bom dia, que temporal hein?” ou puxar qualquer assunto sobre o tempo. A tradução brasileira fez o desprazer de traduzir isso para “Fala mano, você já escovou seu pelo hoje?”… por favor, né.

3. Jogo da Imitação | The Imitation Game
Por causa deste filme, me apaixonei ainda mais pelo meio acadêmico e resolvi de uma vez por todas embarcar num mestrado, não para encher meu currículo, mas para aprofundar meu conhecimento, estar ao lado de muita gente boa e criar coisas que realmente façam diferença no mundo.
O filme conta a história do Alan Turing, pai da computação, e o desafio de descobrir os códigos nazistas durante a segunda guerra mundial, além de lidar com o preconceito por ser homossexual (que na época dava cadeia). Disponível no Netflix.

4. Perdido em Marte | The Martian
Quem quer uma batata aí? Neste filme o botânico Mark é esquecido no planeta vermelho e decide traçar um plano para sobreviver até alguém voltar para buscá-lo. Além de divertido, o filme explica várias coisas sobre ciência como: criar uma horta e até criar água em Marte. SCIENCE BITH!

5. Minhas Tardes com Margueritte | La Tête en friche
Filme francês belíssimo sobre a amizade de German, um homem simples com traumas de infância e dificuldade de aprendizado, e uma senhora apaixonada por livros. Muito bom para mostrar como uma aula ruim pode atrapalhar o aprendizado por muito tempo e que o amor vem de diferentes formas. Disponível no Netflix.

6. O Universo no Olhar | I Origens
Ciência ou religião? Um cientista apaixonado pela olho humano quer provar que não foi preciso nenhum designer inteligente celestial para nos criar, porém se apaixona por uma jovem que vai colocar toda sua pesquisa em xeque. A capa sempre me chamou muito a atenção, e consegue abordar ciência e reencarnação sem querer te convencer de nada, deixando pra você mesmo acreditar no que quiser. Com um trilha que te faz entrar num transe nostálgico e Radiohead na música tema.

7. A Travessia | The Walk
Que tal atravessar o World Trade Center usando uma barra de ferro sem nenhuma segurança, e mais, tudo isso escondido? Baseado na vida de Philippe Petit e sua façanha realizada em 7 de agosto de 1974 (sim, é verídico), o filme conta sobre seguir um sonho, por mais louco que seja, e amigos (mais loucos ainda) que vão te ajudar nisso. Perdi de ver no IMAX, mas a sensação é como quase estar lá. Treino, treino e mais treino! Posso dizer que esse filme me fez sair do sedentarismo e praticar mais atividades físicas.

8. O Pequeno Príncipe | Le Petit Prince
Impossível não conhecer (ou não ter lido) o Pequeno Príncipe, né? Porém, este conta a história de uma menina que precisa entrar numa escola tradicional e rigorosa convencida pela mãe, mas tem o destino mudado ao conhecer seu vizinho: um senhor maluco com um avião no quintal. Filme lindo demais e muitos pontos para a direção de arte que mistura stop-motion, animação e diversos efeitos para contar essa história já conhecida e até um final que muitos nunca pensariam que iria acontecer. A raposa é sensacional!

9. Fantástico Sr. Raposo | Fantastic Mr. Fox
Wes Anderson está na minha lista de diretores favoritos. Seu storytelling visual é inesquecível e na aventura divertida dessa família raposa, podemos ver que nascemos para fazer certas coisas, apesar da sociedade (e responsabilidades) nos levarem a outros caminhos.

10. Divertida Mente | Inside Out
Ok, confesso, chorei litros. Mas peraí, esse filme não é uma animação infantil e divertida? Bom, sim e muito, mas deixo pra você tirar a sua conclusão. Aqui viajamos para dentro da mente de uma jovem que teve de se mudar e enfrentar diversos problemas com seus sentimentos. Foi muito legal levar minha mãe no cinema e após isso ficarmos conversando sobre nossas memórias de longo prazo. Emocionante e inesquecível, digno da Pixar.

11. Ex-Machina: Instinto Artificial
Muito falado na SXSW, um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do mundo, o filme conta a história de um programador que foi chamado para fazer o teste de Turing (sim, do filme ali de cima) numa robô com inteligência artificial. Um belo suspense sci-fi! Inclusive a Ava participou de uma ação no Tinder durante o festival e muito marmanjão caiu.

12. Gênio Indomável | Good Will Hunting
O cara da limpeza é um gênio da matemática, mas tá nem aí. Cabe a um terapeuta enfrentar o gênio-difícil e fazê-lo encontrar o melhor caminho pra sua vida e pro seu amor. Aqui temos Matt Damon (do Perdido em Marte, logo abaixo, Resgate do Soldado Ryan ou qualquer filme onde alguém tem que buscá-lo) e Ben Affleck (Sim, o novo Batman) novinhos e magrelo, e um papel inesquecível de Robin Williams. Ponto especial para o diálogo no parque.
Disponível no Netflix.

13. Uma Aventura Lego | Lego The Movie
Não quis ver no cinema, porque achei que seria muito besta. Putz, me arrependi muito! Filme muito divertido e passa uma mensagem muito legal sobre sair da zona de conforto e sermos os construtores das nossas vidas. Desculpem-me, mas… EVERYTHING IS AWESOOOOOME ♫

14. Insterstellar
Ok, esse eu vi em dezembro de 2014 no IMAX (melhor experiência de cinema… Star Wars foi sensacional também), mas depois reassisti em 2015 umas duas vezes. Apesar de muitos dizerem que é uma homenagem (ou cópia) de 2001: Uma Odisséia no Espaço, o filme onde um fazendeiro precisa deixar a família com uma equipe de astronautas e encontrar um novo lar para a humanidade, é um filme incrível. O mais legal é que um dos produtores executivos e roteiristas do filme é um físico-teórico com um trabalho que inspirou o filme. Alías, o buraco de minhoca, representado no filme, nada mais é do que uma representação do trabalho científico do cara! Nada mal, né? Imagina um TCC assim: “Bom, e meu trabalho de conclusão é este filme dirigido pelo Christopher Nolan, espero que gostem”.
Tá bom né? Agora que venha 2016 e uma pancada de filmes de super-heróis e quem sabe mais uma lista de filmes nada convencionais por aí. Quais serão as pérolas escondidas ou ainda não vistas? Para, estou muito ansioso pra ver o Snoopy haha
E pra você, qual filme te marcou em 2015? Comente aí e vamos aumentar essa lista! Não esquece de dar aquele ❤ pra ajudar o amigo. Abração!