NFL PLAYOFFS 2016 – NFC
Carolina Panthers (15–1)

Stats da temporada regular
- Recorde: 15–1 (1º da NFC)
- 31,2 pontos/jogo (1º)
- 3.589 jardas aéreas (24º)
- 2.282 jardas terrestres (2º)
- 19,2 pontos cedidos (6º)
- 44 sacks (6º)
- Turnover ratio: +20
- FG: 30/36
O melhor time da temporada regular chega aos playoffs como um dos principais concorrentes ao título, após serem campeões pela 3ª temporada seguida da NFC South e garantirem o mando de campo da NFC. Com o virtual melhor jogador da temporada e uma das melhores defesas do campeonato como pontos fortes do time, a franquia de Charlotte tentará conseguir vitórias nos playoffs, conquistar o grande objetivo de chegar ao Super Bowl, algo que não fazem desde 2003, e por fim levar o troféu de campeão para casa pela primeira vez na história da franquia.
O QB Cam Newton, draftado como 1ª escolha geral em 2011 e virtual MVP da temporada regular, lidera um ataque imperfeito, porém, efetivo, sendo apenas o 11º da liga em jardas mas o melhor em pontos por jogo. Após perder o 2º anista Kelvin Benjamin, o principal WR, por lesão na pré-temporada, o HC Ron Rivera e o QB tiveram que ajustar seu ataque, buscando maior participação de jogadores secundários como Ted Ginn Jr e o calouro Devin Funchess, tentando tirar o peso dos melhores jogadores, sendo esses o TE Greg Olsen e o RB Jonathan Stewart. Nesse ano, o virtual MVP teve um desenvolvimento absurdo, tendo impacto dominante na liga, entretanto, em termos de números, estes são considerados normais, sendo 3.837 jardas aéreas, 636 jardas terrestres , 45 TDs totais, 10 INTs e um rating de 99,4.
Carolina Panthers QB Cam Newton unleashes some great Sound FX during Week 11's game against the Washington Redskins.…m.youtube.com
É indiscutível que nesse ano o elenco dos Panthers fez a diferença, mesclando jovens e jogadores experientes, seu staff soube perfeitamente como e onde usá-los. Como antes citado, jogadores antes coadjuvantes, assumiram o papel principal tanto da defesa quanto do ataque e construíram essa temporada quase perfeita. No ataque, os dois melhores jogadores terminaram a temporada no topo da liga, sendo o RB Jonathan Stewart, com 989 jardas terrestres (8º da liga) e 6 TDs em 13 jogos, e o TE Greg Olsen com 1.104 jardas recebidas (2º melhor TE da liga) e 7 TDs.
The Carolina Panthers fooled the New York Giants as Greg Olsen got wide open on his 37-yard touchdown. Bucky Brooks…m.youtube.com
Já na defesa, os veteranos LBs Luke Kuechly (118 tackles, 1 sack, 4 INTs – sendo uma pick six – e 2 FF) e Thomas Davis (5,5 sacks e 4 FF), o S Kurt Coleman (7 INTs) e o DE Jared Allen são pilares importantes, entretanto, os jogadores mais jovens como o CB Josh Norman (4 INTs – sendo 2 pick six –, 18 passes desviados e 3 FF) e o DT Kawann Short (11 sacks e 3 FF) foram os que fizeram a diferença, tendo as melhores temporadas de suas carreiras e sendo importantíssimos para o conjunto que forma uma das mais talentosas defesas da liga.
Check out all of the amazing defensive highlights from the Carolina Panthers as they beat the Dallas Cowboys on…m.youtube.com
Using Next Gen Stats, Bucky Brooks breaks down Josh Norman's pick 6 off Jameis Winston in Week 4 and shows how his…m.youtube.com
Para coroar essa temporada, a franquia teve 10 jogadores selecionados para o Pro Bowl 2016, recorde do ano. São eles: QB Cam Newton, RB Jonathan Stewart, FB Mike Tolbert, TE Greg Olsen, OG Trai Turner, C Ryan Kalil, DT Kawann Short, LB Thomas Davis, LB Luke Kuechly e CB Josh Norman.
Como o Carolina Panthers conseguiu o melhor recorde da liga e, consequentemente da NFC, eles ganharam o direito de ter descanso na 1ª semana dos playoffs. No divisional round (2º round), os Panthers enfrentarão no dia 17 de Janeiro, no Bank of America Stadium às 16:00, os Seahawks (caso vençam o Wild Card contra os Vikings) ou o vencedor de Packers e Redskins.

Texto: Felipe Borges
Edição: Felipe Borges