NFL PLAYOFFS 2016 – NFC

Carolina Panthers (15–1)

QB Cam Newton

Stats da temporada regular

  • Recorde: 15–1 (1º da NFC)
  • 31,2 pontos/jogo (1º)
  • 3.589 jardas aéreas (24º)
  • 2.282 jardas terrestres (2º)
  • 19,2 pontos cedidos (6º)
  • 44 sacks (6º)
  • Turnover ratio: +20
  • FG: 30/36

O melhor time da temporada regular chega aos playoffs como um dos principais concorrentes ao título, após serem campeões pela 3ª temporada seguida da NFC South e garantirem o mando de campo da NFC. Com o virtual melhor jogador da temporada e uma das melhores defesas do campeonato como pontos fortes do time, a franquia de Charlotte tentará conseguir vitórias nos playoffs, conquistar o grande objetivo de chegar ao Super Bowl, algo que não fazem desde 2003, e por fim levar o troféu de campeão para casa pela primeira vez na história da franquia.

O QB Cam Newton, draftado como 1ª escolha geral em 2011 e virtual MVP da temporada regular, lidera um ataque imperfeito, porém, efetivo, sendo apenas o 11º da liga em jardas mas o melhor em pontos por jogo. Após perder o 2º anista Kelvin Benjamin, o principal WR, por lesão na pré-temporada, o HC Ron Rivera e o QB tiveram que ajustar seu ataque, buscando maior participação de jogadores secundários como Ted Ginn Jr e o calouro Devin Funchess, tentando tirar o peso dos melhores jogadores, sendo esses o TE Greg Olsen e o RB Jonathan Stewart. Nesse ano, o virtual MVP teve um desenvolvimento absurdo, tendo impacto dominante na liga, entretanto, em termos de números, estes são considerados normais, sendo 3.837 jardas aéreas, 636 jardas terrestres , 45 TDs totais, 10 INTs e um rating de 99,4.

É indiscutível que nesse ano o elenco dos Panthers fez a diferença, mesclando jovens e jogadores experientes, seu staff soube perfeitamente como e onde usá-los. Como antes citado, jogadores antes coadjuvantes, assumiram o papel principal tanto da defesa quanto do ataque e construíram essa temporada quase perfeita. No ataque, os dois melhores jogadores terminaram a temporada no topo da liga, sendo o RB Jonathan Stewart, com 989 jardas terrestres (8º da liga) e 6 TDs em 13 jogos, e o TE Greg Olsen com 1.104 jardas recebidas (2º melhor TE da liga) e 7 TDs.

Já na defesa, os veteranos LBs Luke Kuechly (118 tackles, 1 sack, 4 INTs – sendo uma pick six – e 2 FF) e Thomas Davis (5,5 sacks e 4 FF), o S Kurt Coleman (7 INTs) e o DE Jared Allen são pilares importantes, entretanto, os jogadores mais jovens como o CB Josh Norman (4 INTs – sendo 2 pick six –, 18 passes desviados e 3 FF) e o DT Kawann Short (11 sacks e 3 FF) foram os que fizeram a diferença, tendo as melhores temporadas de suas carreiras e sendo importantíssimos para o conjunto que forma uma das mais talentosas defesas da liga.

Para coroar essa temporada, a franquia teve 10 jogadores selecionados para o Pro Bowl 2016, recorde do ano. São eles: QB Cam Newton, RB Jonathan Stewart, FB Mike Tolbert, TE Greg Olsen, OG Trai Turner, C Ryan Kalil, DT Kawann Short, LB Thomas Davis, LB Luke Kuechly e CB Josh Norman.

Como o Carolina Panthers conseguiu o melhor recorde da liga e, consequentemente da NFC, eles ganharam o direito de ter descanso na 1ª semana dos playoffs. No divisional round (2º round), os Panthers enfrentarão no dia 17 de Janeiro, no Bank of America Stadium às 16:00, os Seahawks (caso vençam o Wild Card contra os Vikings) ou o vencedor de Packers e Redskins.

LB Luke Kuechly

Texto: Felipe Borges

Edição: Felipe Borges

Show your support

Clapping shows how much you appreciated False Start BR’s story.