SOBRE RAQUEL FARIAS

Primeiramente, prazer, me chamo Raquel Farias Mathias Rosa sou do signo de Gêmeos e lua em Áries. Estou escrevendo esse texto sobre me, myself and I, porque estou afim de refletir, e surgiu a necessidade de fazer uma autocrítica e, também, eu gosto de deixar registrado os meus pensamentos, porque após um bom tempo vou ler e curto ver a maneira de como eu pensava.

A minha necessidade de escrever surgiu nesse momento decisório da minha vida, referente a minha carreira. O meu curso na faculdade, engenharia de produção, ele é tão amplo e diversificado como eu. Escolhi um curso como a minha personalidade, então imagina uma geminiana, um ser indeciso, com um curso que dá pra seguir carreira em vários tipos de funções. O pior, que eu estou me demandando para o lado das humanas, daí algumas escolhas não se encaixam com o meu curso. Socorro!

Eu já pensei em ser professora, gestora de projetos e gestora de processos, ao longo da faculdade, já pensei seriamente em trocar de curso, fazer arquitetura, mas continuei no meu curso, porque não tive coragem de fazer essa mudança radical e também eu pensava “Falta pouco tempo para me formar/ Não vou jogar meu tempo de engenharia fora…”. Que doce ilusão, não ia perder nada. Mas não me arrependo de não ter trocado, até que eu gosto do meu curso.

Então, o que eu quero fazer para o meu TCC? Estava afim de fazer algo que eu realmente me interessasse, porque teria mais motivação para ler um monte artigo sobre o assunto e sinto que ficaria um trabalho bem interessante se tivesse um toque de amor. Não é somente o TCC que me estressa, as poucas oportunidades de estágio na minha área e as poucas empresas que se interessam pelo meu perfil preto e sem inglês avançado. Se eu tivesse em um estágio legal, estaria bem mais tranquila, iria aplicar uma ferramenta da produção lá, faria uma pesquisa bem legal e transformaria em TCC. Além disso, estaria me doando completamente para ser efetivada, já veria a minha carreira pela empresa mesmo. Eu sou um ser muito adaptável, consigo mudar de ideia muito facilmente (isso é um defeito e qualidade), aprendo a gostar das coisas tranquilamente…

Voltando ao objetivo do texto, o que eu quero ser daqui a 2 anos e que vou fazer no meu TCC. Eu eu acho que não vou conseguir concluir o objetivo desse texto, encontrando respostas para o que eu quero ser e fazer. Mas vamos tentar, porque tenho uma tarde toda para escrever e não to afim de fazer nada referente a trabalho.

(eu sou uma pessoa muito sem foco, porque estou a horas escrevendo esse texto com várias interrupções, talvez seja por esse motivo que eu tenha muita dificuldade de centralizar em algo)

Vou escrever as coisas que eu gosto de fazer:
Dormir; Ver TV; Conversar; Comer; Passear; Jogar futebol (prático raramente, mas quando faço adoro); Correr (prático raramente, mas quando faço adoro); Me sentir bonita; Sexo (Preciso de um namorado para fazer todo dia); Analisar as coisas; Trabalhar em grupo; Ser ouvida; Criar; Comprar. Escrevi as coisas na ordem que vieram em minha cabeça, mas não está em ordem de que eu gosto mais. Será que com essas informações eu consigo fazer as minhas escolhas?

Estratifiquei as informações em dois ramos: Profissional e Pessoal.
- Profissional: Conversar, Analisar as coisas, Trabalhar em grupo e Criar
- Pessoal: Dormir, Ver TV, Comer, Passear, Jogar futebol, Correr, Me sentir bonita, Sexo, Ser ouvida.

No que sou boa profissionalmente? Que pergunta difícil. Acho que sou uma pessoa criativa, consigo mudar rápido e sei desenhar alguma coisa, meu deus, acho que só isso.

Cruzando as informações do que eu gosto e no que eu sou boa, concluo que eu tenho que ser professora, mas ser professora não vou ter dinheiro para me sentir bonita e comprar. Mas ser professora em universidade, ganharia bem, mas será que eu conseguiria? Acho que sim, tenho que eu encontrar o que eu gosto.

Tenho um lance em minha mente, gostei muito da cadeira engenharia do produto, acho que seria uma área que envolveria projeto, processo e criatividade. Mas preciso focar em um concurso para ter dinheiro e assim me manter um pouco mais tranquila para conseguir estudar.

Então, que tal investigar mais sobre essa área? Vou começar agora isso.

Acho que com essa reflexão escrita, consegui encontrar um norte para minha carreira e tema no TCC.

Eu quero ser professora de universidade, terei que fazer mestrado e doutorado. Mas enquanto isso, tenho que focar em um concurso para ter dinheiro e paciência com a vida. O tema que vou escolher para a vida vai ser projeto e processo de engenharia de produtos.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.