A visão de um noob sobre o mundo das startups…

WeWork em Berlim, Alemanha

Sou um novato nesse mundo das startups, pois basicamente só trabalhei em empresas “tradicionais”, nem sei se posso qualificar tais empresas dessa maneira, mas tanto faz! Está fazendo um mês que estou vivendo a experiência de começar um negócio do zero, em um ambiente novo e o mais legal, em um coworking space! *A tradução devia ser, lugar legal pra Car****

Horário…Pois o legal é não ter horário!

A primeira coisa muito engraçada, é que nos meus primeiros dias de trabalho eu costumava chegar por volta das 8:00 am! Ok, tudo bem que no Brasil, eu já tinha uma certa “Liberdade” (sabe?) que não é tão livre assim, do tipo eu poder ter meu “horário” e que não era tão meu assim também, na verdade eu batia cartão! Falei, fod**** hahaha

Achei estranho esses primeiros dias aqui, pois não tinha ninguém nos escritórios, só eu e o pessoal da limpeza e eu to falando sério, nem meu chefe chegava tão cedo! *Pensava, poxa poderia ter dormido mais

Depois fui entender que a galera chega por volta das 9:30 até umas 10:00 e às vezes 11:00… De contra partida, todos deixam o escritório super tarde, trabalham até 20, 21 ou até 22 horas. *Bom, eu prefiro acordar mais tarde..to com eles :)

Eu particularmente odeio acordar cedo, então para mim aqui é o melhor dos mundos, pois na parte da tarde e durante a noite estou em plena atividade, funciono melhor do que logo cedo. *A manhã foi feita pra ver desenho! quando vão entender? haha zueira, ou não…

Liberdade, posso morar aqui…

A liberdade dos coworking spaces é sensacional, todo ambiente é muito bom para criatividade e faz você se sentir confortável no trabalho. Aqui em Berlim, nós temos nosso escritório, mas também existem as áreas em comum, onde você pode trabalhar no sofá, puff ou em uma mesa compartilhada com colegas de outras empresas. *Um ponto alto é que no banheiro toca música, dizem que ajuda…

coworking space !
Este ponto das áreas em comum é bem interessante, pois você gera um networking com outras empresas e a troca de experiência, é essencial para novos negócios, pois os problemas que você está passando podem ser iguais aos dos seus colegas e você pode encontrar alguém que já tem a resposta para eles, cool né?!

Eventos e troca de experiência! Estamos todos no mesmo barco!

Além disso, toda semana existe uma programação de eventos que irão ocorrer sobre diversos tópicos, desde um café da manhã na segunda feira que todos participam, até um almoço junto com outros colegas para falar sobre determinado tópico de interesse em comum! Por exemplo, vou participar de um sobre inbound marketing... Sensacional, SÉRIO!!

Uma das coisas que tem me impressionado é o interesse da galera nesses eventos de troca de informação e experiência, pois por exemplo em um evento de sexta feira durante a noite, a galera ficou no escritório para ouvir sobre growth hacking e a maioria interagiu…

É bem interessante isso, comparando com meio em que vivia, eu não via a mesma empolgação, lógico que isso é de cada um, mas fui em eventos em diferentes locais em Berlim e todos tinham muita gente participando e interessados em aprender com os colegas!

Gestão linear, todos são importantes…somos um time!

Esse é um do pontos mais legais, pois acredito que 95% das ações você tem oportunidade de participar e opinar, pois a gestão linear te dá total suporte pra isso e todos tem opinião válidas.

Você se sente bem melhor quando sabe que pode opinar em algo, que pelo menos será ouvido, que não será um decisão top-down! Além disso, todos tem os mesmos direitos, não é apenas um que não tem horário ou que pode trabalhar de casa, todos podem!

Have fun!

É muito legal trabalhar assim, nós temos liberdade como também um ambiente que ajuda a estar sempre confortável e feliz no trabalho. As vezes, temos almoço de graça, toda segunda tem café da manhã com a galera, como também festas que as empresas promovem e o mais importante, todos os dias temos cerveja de graça.

Sim, todo dia temos cerveja de graça e podemos normalmente a partir das 16 horas tomar breja e trabalhar, você fica feliz e acaba ficando mais no trabalho, por que está curtindo o momento e curtindo uma cerva também :) *Eu faço meu artigo bebendo, bom… da pra ver né! ahhaha

Trabalhando e tomando uma breja :)

Nem tudo são flores…

Por mais que você tenha um ambiente maravilhoso e tudo faça você se sentir em casa, sem querer ir embora! AS METAS ESTÃO NESSE MESMO NÍVEL!

Nosso time e acredito que em muitas startups funcionam da mesma forma, todos estão na equipe por que existe um nível de confiança e comprometimento muito grande, eu diria que todos acreditam na causa e querem fazer o negócio dar certo. *Tem paixão pelo que faz!

Por conta disso, as metas irão te puxar para dar seu melhor e fazer você superar seu limite every fuck*** day e isso faz com que você tenha que trabalhar bem mais do que em uma empresa convencional, onde você tem seu horário das 8 às 17 horas!!

Pelo seu comprometimento e por estar focado, muitas vezes falta tempo para você conseguir atingir seus objetivos e você precisa ficar até mais tarde, as vezes vir final de semana por opção própria. *A internet aqui é bem melhor que em casa…bom, ajuda ;)

É claro que maioria dos profissionais dessas empresas tem CV bem diferenciado, então não ganham mal para isso, mas mesmo assim as metas são altas e você precisa realmente se dedicar para atingi-las!

Conclusão

É bem legal trabalhar dessa forma e acredito que em um futuro não muito distante, as empresas convencionais vão perceber que seus funcionários precisam se sentir felizes no trabalho também, pois a felicidade é proporcional ao resultado deles!

Além de gostar de onde trabalha, os funcionários irão acreditar na causa da empresa, sempre dando seu melhor! Every fuck*** day!

Não é uma questão de só mudar o estilo do escritório, mas sim uma mudança de mindset da empresa!!!

Como eu já disse, nem tudo são flores e talvez o ritmo seja o maior diferencial desse mundo *Se bem que se você trabalha em empresa americana, já tem pressão suficiente sem nada legal pra curtir hahaha, brincadeira…

Mas no final, a gente toma uma breja e esquece que já são 21:00 e eu estou no escritório ainda, preciso ir pra casa…Fui

Sobre o Autor:

Olá sou Fabrício Andrade, atualmente vivo em Berlim na Alemanha, trabalho como especialista de marketing industrial em uma startup. Tenho mais de 10 anos de experiência no mercado de automação industrial e de algum tempo para cá, tenho cada vez mais me aprofundado no marketing de produto, digital e de conteúdo.

Sou apaixonado por tecnologia, música e quadrinhos.