A visão de um noob sobre o mundo das startups — Zona de conforto!

Fabrício Andrade
5 min readNov 2, 2016

--

Mindset + Objetivo

Pois é, zona de conforto é um assunto bem motivacional, tipo uma Bel Pesce da vida e tal…*Vou colocar umas citações e fotos aleatórias só pra aumentar a credibilidade :)

Mas já começo fazendo um questionamento, será que você está na zona de conforto nesse exato momento?

Esse é um questionamento bem relevante de fazer para si mesmo! Estar na zona de conforto definitivamente não é algo apreciado em uma startup! *Sério, isso não é papo Bel Pesce da vida! Vou dar sentido pra isso no final, ou pelo menos tentar…

Constantemente sou colocado em check e retirado do conforto que estava, para ser levado a uma situação que muitas vezes me faz raciocinar de forma rápida ou opinar sobre coisas que não sou especialista. *Não gosto disso!

Este é um ponto interessante, pois eu posso até falar uma merda, mas a ideia é eu contribuir com o grupo, dando uma opinião diferente de um assunto que eu não manjo, que pode virar uma solução, mas nunca uma piada! *Mano, sempre me pergutam algo que tenho que pensar rápido…

Eu fui totalmente tirado da minha zona de conforto, quando fui questionado sobre meu estilo de escrita! Sim, eu já escrevo de uma forma “impessoal” e isso, de certa forma já é bem interessante pois tento facilitar o entendimento dos leitores. *Já falaram que escrevo pra adolescente, e eu me senti a J.K Rowling…e dei meus sinceros fod**-s*! :)

A grande questão aqui é, fui desafiado a ser engraçado e controverso em inglês!!

Nesse momento eu pensei, Fud**… Como vou ser engraçado em inglês, como vou ser controverso ou provocativo? Por mais que eu tenha um editor, que vai tentar dar esse tom para o que escrevo! *Além de corrigir meu inglês zuado…hahaha

Eu coloquei na minha cabeça que quero muito atender o solicitado, eu fui literalmente desafiado a aprender essa forma de escrita, e sabe qual a sensação desse momento? É tipo.. Fud**!!

Essa foto na verdade é só pra dar uma credibilidade maior pro artigo, peguei aleatória no google!

Pense, eu poderia muito bem dizer que preciso de um treinamento pra isso, preciso que alguém me ensine ou algo do tipo… Mano, as coisas não funcionam dessa maneira neste mundo, mas a solução pra isso de certa forma é bem simples… deixa te dizer qual é!

GIVE YOUR JUMPS ou Dê seus pulos maluko!

O que quero dizer com isso? Eu preciso correr atrás e ler coisas do tipo, escrever, escrever, escrever até aprender… ver filmes que sugeriram…Isso é estar fora da zona de conforto, você correr atrás para aprender algo novo…

Ai você diz, mas nem todo mundo tem facilidade de correr atrás sozinho…Blah, blah, blah…

Pode até ser, mas alternativa é o que não falta hoje em dia na internet. Você tem artigos, video aulas, treinamentos, power point, pdf etc…

DINAMISMO!!

As coisas em uma startup são muito dinâmicas, antes não tínhamos essa visão de forma de escrita, mas resolvemos tentar algo diferente!

A questão foi, por que não? Esse é o conceito fail fast, vamos fazer e ver o que acontece…

Meu próximo artigo deve ser sobre o quão importante é o conhecimento e cara, a internet tá ai pra te fornecer conteúdos bons e ruins.. cabe a você escolher como vai gastar seu tempo online…

Na sua timeline do facebook quer ver o que seu amigo ta fazendo no dia dele ou um artigo sobre algo interessante que muda seu conceito e que cria uma reflexão!? *Besteira isso, deixa pra lá né…

App do Chrome, boas mensagens diárias e você determina objetivo para seu dia! Momentum *Isso deve aumentar credibilidade, though!

Bom, tenho lido muitos artigos e newsletter do gênero, tenho assistido conteúdo sobre o assunto! To correndo atrás, ta sendo fácil? Não, mas é assim que as coisas funcionam, estou fora de uma situação confortável querendo tornar essa nova “zona” no meu novo conforto, saca? *Zona, não é a que você pensou hahah

Essas situações são bem comuns, sério.. Por exemplo, essa semana vou passar pelo meu primeiro HACKATHON… O que é um hackthon? *Me perguntei a mesma coisa!

Basicamente, vamos passar o dia todo ou até mesmo madrugada pra resolver um problema que queremos achar uma solução. Vamos desenvolver algo para resolução do problema, que pode virar um produto, app, artigo sei lá…

A grande questão é que durante o hackathon, você não pode usar celular, computador nada para se comunicar com ambiente externo, você ficará o tempo todo focado em resolver essa questão… BOM, isso é ou não é sair da zona de conforto?

Vamos trabalhar em equipe, tendo as ideias mais loucas para resolver um problema, com comida da hora disponível e com certeza vamos dar muita risada!

Fica um questionamento, você está ou não está na zona de conforto? Bom, toda mudança que sofri até aqui, foi saindo do meu conforto para um novo desafio! Eu acredito que é muito melhor saber que você tentou, dando seu melhor, do que se arrepender por não ter tentado…

Por que largar um negócio consolidado e optar por um novo negócio que ninguém da a mínima? Bom, eu fiz isso algumas vezes…

Tá na zona de conforto? Comece por aqui >

Sobre o Autor:

Olá sou Fabrício Andrade, atualmente vivo em Berlim na Alemanha, trabalho como especialista de marketing industrial em uma startup. Tenho mais de 10 anos de experiência no mercado de automação industrial e de algum tempo para cá, tenho cada vez mais me aprofundado no marketing de produto, digital e de conteúdo.

Sou apaixonado por tecnologia, música e quadrinhos.

Me add no Linkedin

--

--