Como eu virei um criador de conteúdo para automação industrial!

Fabrício Andrade
7 min readMay 31, 2017

--

“Me vê aí um reparo e calibração pra viagem!?”

Eu escrevendo para o Visaya.Solutions no Coworking space WeWork em Berlim!

Quando eu trabalhava no reparo de equipamentos de vibração, um amigo costumava dizer que eu trabalhava igual a uma rede de fast food! Basicamente, o que ele queria dizer na brincadeira era:

“Me vê aí um reparo e calibração pra viagem!?” Como se eu estivesse em uma chapa de hamburger, esquentando o próximo equipamento para quem me pedisse!

O processo era bem mais complexo! Porém, como acontece nas “boas e maiores” empresas que temos por aí, cada um corre pra cuidar do seu e são poucos os que enxergam o que realmente acontece.

Quando falamos de criação de conteúdo técnico, esse comentário vem novamente à minha cabeça! Diariamente, precisamos gerar conteúdos relevantes e de fácil leitura. No entanto, nem sempre o processo de criação flui da forma com a qual esperamos — mas vamos falar um pouco mais sobre isso!

Minha evolução escrevendo.

Em 2012, escrevi meu primeiro artigo técnico sobre automação industrial. O artigo estava dentro de todos padrões requeridos, técnicos e principalmente, comuns! Você pode acessar este artigo no meu antigo blog sobre instrumentação — CLIQUE AQUI

Posso dizer que foi muito difícil escrever naquela época. Fiquei dias e dias buscando informações, analisando e montando todo o conteúdo para gerar o artigo. Hoje, eu crio um artigo por dia.

Meus artigos são técnicos, por isso tenho o máximo cuidado com todas as informações citadas — Já imaginou o que pode acontecer se eu passar uma informação errada a respeito de um tema técnico? Além disso, todo o artigo é otimizado para que o google consiga ler de forma bem simples, assim o nosso conteúdo aparecerá na primeira página.

Ficando profissional na criação de conteúdo.

Quando trabalhava na Endress+Hauser no Brasil, tive maior suporte para publicar meus artigos. Claro que eu aproveitei a chance! Escrevia artigos sobre os produtos que eu era responsável e nas horas vagas, começava a criar mais conteúdos sobre automação.

Sendo totalmente honesto com vocês, acho que meus primeiros artigos eram bem mais ou menos! Sem vergonha alguma, coloco eles bem ali na prateleira com os demais artigos do tradicional B2B! #justsaying

Minha primeira experiência foi escrevendo para mídia impressa. De certa forma é frustante, pois nunca tive uma real visão do alcance dos artigos! Quem leu? O que achou? Ajudou? Não dá pra saber! A verdadeira aventura começou quando o Linkedin lançou a função para publicações. Também teve o Medium, onde me aventurei tempos depois.

É muito legal criar, publicar e automaticamente já começar a acompanhar o resultado do material que você criou!

Até então, eu realmente desconhecia o que era marketing de conteúdo. Na verdade só fui realmente entender quando iniciei o processo para trabalhar aqui na Alemanha. Basicamente, eu escrevia apenas conteúdo para minha “brand awareness” e promoção dos produtos que eu cuidava na época.

O Linkedin me dava maior liberdade. Por conta disso, comecei a escrever meus artigos de forma mais simples! Meu objetivo era facilitar a leitura e garantir que todos aqueles que tivessem algum interesse no tema, pudessem entender — ali, de primeira!

Cada artigo publicado tinha uma média de 300 a 500 visualizações — É bom resultado! Eu não investia dinheiro e o conteúdo era bem específico. Meu único investimento era o tempo para compartilhar os artigos em grupos relacionados.

Hoje, o Visaya me proporciona mais de 10 mil views diários! É muito! Existem artigos com mais de 150 mil views. Desde outubro de 2016 quando comecei a trabalhar no Visaya até a data deste artigo, escrevi mais de 400 artigos. Espero chegar a marca de 500 em breve e venho aqui comemorar!

Como fui de 1 artigo por mês para 1 ou mais artigos por dia? A resposta é bem simples!

Do what you love! Treino, dedicação e gostar do que faz — esta é a chave!.

Criar conteúdo virou meu trabalho.

Criar conteúdo é um processo diário. Sei como pesquisar, organizar as informações e principalmente, meu pensamento para começar a escrever. O processo de criação de um artigo envolve mais de 20 passos e aproximadamente 4 pessoas. Gerar conteúdo pra valer e com qualidade é um processo que exige excelência, técnicas de performance para otimização no google e redes sociais.

No Visaya sou responsável por toda a estratégia de conteúdo, além do calendário mensal de publicações. Com essas atividades e a pesquisa de SEO, consigo criar o conteúdo — seja ele um artigo, revisão de produtos ou ainda algum outro formato pro blog. Quando finalizado, nosso editor revisa todo o texto e ajusta “a voz do artigo”. Assim, conseguimos ter o mesmo padrão e criar uma identidade!

Finalizou o artigo? Calma, ainda existem alguns passos antes da publicação! O texto revisado é finalizado por um editor de mídia — incluindo no artigo fotos, links, performance de SEO e outros detalhes importantes.

Vamos publicar? Quase! Realizo uma última leitura para verificar se tudo está correto e só depois aprovo a publicação.

Artigo publicado! Agora o pessoal do marketing entra em ação compartilhando o conteúdo nas redes sociais e, caso necessário, criando campanhas. Além do acesso orgânico (SEO), o acesso via redes sociais é muito importante também.

As dificuldades de criar conteúdo.

Tempo, esse é nosso maior inimigo! Temos um planejamento e tentamos trabalhar com semanas de antecendência. Mas no mundo real, nem sempre isso acontece! Isso porque hoje sou o responsável por 99% dos conteúdos publicados no Visaya, com também na newsletter (Ainda não se cadastrou pra receber? Clica aqui!)

Gerar conteúdo técnico para automação industrial ainda é uma atividade muito específica e encontrar profissionais capacitados a escrever neste formato ainda não é fácil! Torço pra que logo surjam mais e mais geradores de conteúdo para automação industrial — trocar ideias, experiências e claro, criar muito mais! Posso afirmar que no Visaya nossa busca é constante. Porém infelizmente ainda vejo pessoas fazendo o famoso CTRL + C e CTRL + V nos textos! A busca continua e fica a dica — SEJA ORIGINAL SEMPRE!

Bloqueio Criativo? Claro que tenho! São muitas reuniões e atividades acontecendo ao mesmo tempo e muitas vezes, isso quebra a minha capacidade de escrever! Simplesmente não consigo me concentrar parar e escrever nem ao menos uma palavra.

O que faço quando isso acontece? Da mesma forma que algumas vezes perco a inspiração para escrever, outras vezes também tenho muitas ideias e crio muito conteúdo. Então deixo todo este material no meu “estoque de artigos”. É no momento do bloqueio criativo que ele aparece e me ajuda a manter o blog sempre atualizado. #estoquetaacabando

Quando passo por isso, automaticamente me recordo da história do fast food! Ser criativo e escrever conteúdo técnico está muito longe de ser fácil, ainda mais com a necessidade e pressão de se ter algo NOVO e com qualidade todos os dias.

Escrever não é drive-thru, não é delivery, não é “peça pelo número”! Escrever é raça, pesquisa e muito treinamento! Não se esqueça disso, sério! ;)

Vocês precisa gostar e se dedicar.

De novo, tudo é uma questão de treino e dedicação. Este é o principal insight neste artigo. Sei que evolui bastante nos últimos tempos, mas também sou honesto em admitir que ainda estou longe de ser bom na criação de conteúdo. Porém, mesmo para conteúdo técnico, sempre há aquela dica que pode facilitar a nossa vida na hora da criação:

Experiência com o assunto

É necessário conhecer sobre o que vai se escrever, como também ter boas histórias para contar, caso contrário seu artigo será superficial. Como evitar a superficialidade nos artigos? Escreva somente sobre aquilo que conhece — Simples, certo?

Foco no leitor

Crie conteúdo pensando no leitor — informação relevante, útil e de fácil interpretação. Somente depois disso pense no google. Você pode ver por aí diversos textos que nem o google é capaz de entender.

Mantenha-se atualizado

Estar atualizado sobre as novidades do setor de automação industrial e produtos é essencial para manter sua relevância na área, como também é parte essencial do trabalho do criador de conteúdo. Acompanhe sites, pessoas relevantes na área e atualize-se. Além de me dar insights, esses conteúdos são também uma boa oportunidade de expressar minha opinião sobre o assunto.

E para concluir…

“Bons artistas copiam, grandes artistas roubam”. (PICASSO, Pablo)

As vezes, a arte da “combinatividade” é necessária — onde a criatividade surge da combinação de fatores de mundos opostos colocados em uma nova perspectiva! Nosso trabalho é esse, buscamos referências no mercado B2C e criamos algo novo dentro do B2B. Estou certo de que estamos no caminho certo e geramos inovação no setor, graças a ideia de reinventar a forma na qual falamos a respeito do complexo mundo da automação.

O comportamento humano está em constante mudança e a forma de se consumir conteúdo é um grande exemplo disso. Essa mudança não é vista apenas onde você lê um artigo, mas também em como essa informação é transferida. Estamos em um momento de reinvenção da criação de soluções disruptivas nos setores tradicionais.

No Visaya fazemos a nossa parte, mostrando que para um conteúdo técnico ser bom, ele não precisa ser chato! E como nunca é demais convidar um leitor para acessar o blog — clica aqui e segue a gente!

Have a good one!

--

--