O início da jornada de conteúdo! Criando 32 novos artigos em apenas 1 dia!

Fim da primeira jornada de conteúdo! WeWork — Berlim, Alemanha!

Você já tentou criar qualquer tipo de conteúdo? Se sim, você deve saber que essa tarefa está longe de ser fácil. Agora, imagina ter que criar um número insano de conteúdo em apenas um único dia. Piorou, certo?

Definitivamente, criar conteúdo é um grande desafio, no entanto, quanto mais você escreve, mais o processo de criação flui. O maior desafio aqui, é criar algo relevante e longe de superficialidade, e neste ponto muitos criadores de conteúdo estão falhando drasticamente.

Por mais que eu acreditei que todos têm algo para ensinar, nos deparamos constantemente com artigos rasos e sem muito valor agregado. Além disso, algumas estratégias para dar mais volume para os artigos já estão ficando manjadas.

Uma dessas estratégias é de ficar citando a todo tempo um conteúdo antigo, pedindo para você clicar e dessa forma ganhar 30–50 palavras a mais no artigo! Sim, o google agradece, mas precisa ser utilizado com moderação! No entanto, não vim aqui pra falar disso, mas sim para contar como resolvi dois problemas que tinha com relação aos conteúdos na Visaya.

Desafios

O primeiro deles era de publicar no mínimo 2 artigos por dia contando os finais de semana. Já o segundo era um pouco mais complexo, e de alguma forma eu tinha que aumentar as palavras chaves que estamos ranqueando no google e consequentemente aumentar o nosso tráfego orgânico.

Ambos os pontos estão longe de serem fáceis de resolver, além do mais, envolve algumas limitações da equipe e nossa relevância perante o google. Deixe-me explicar esse pontos de uma forma mais clara!

Calendário de Conteúdo

Publicar 2 artigos todos os dias: Não falamos de tópicos onde é possível achar freelancer fácilmente para criar artigos. Os artigos são sobre automação industrial onde é necessário um certo nível de conhecimento técnico, como também ter experiência para refletir a realidade nos diversos segmentos industriais.

Nossa relevância perante o Google: A plataforma tem menos de um ano, por conta disso, ainda estamos ganhando autoridade de domínio, backlinks e outros fatores que vão nos ajudar no ranqueamento do Google! Como sabemos, isso leva tempo, mas o tempo que leva é muito longo para o que estamos nos propondo a criar aqui em Berlim! Como acelerar isso?

Duas referências e a busca por um criador de conteúdo!

Como disse, achar criador de conteúdo para esse tipo de assunto é bem complexo, fiz alguns testes com interessados em compartilhar seus artigos, mas todos apresentaram cerca de 50–80% de plágio nos conteúdos encaminhados para análise. Demos feedback, como toda orientação de como fazer da forma correta e mesmo assim a grande maioria simplesmente desistiu.

É claro que existem grande criadores de conteúdo no segmento, e em sua grande maioria escrevem para revistas e sites conceituados cobrando cerca de 0.50 centavos de dólar por palavra. Sim, eles ganham um bom dinheiro, mas esses especialistas são bem raros! Depois que soube disso entendi por que eles escrevem no máximo uma página por publicação!

Um ponto que nos ajuda é que não existe grande concorrência na criação de conteúdo sobre automação industrial para internet. Esse fato é global, ranquear no google é muito mais fácil mesmo em algumas palavras chaves de grande busca, mas com um CPC (Custo por clique) muito baixo!

É claro que existem empresas criando conteúdo, mas a grande parte desses conteúdos não estão otimizados adequadamente para SEO. Tive algumas reuniões com diferente empresas, e a galera de marketing culpa os especialistas por não criarem conteúdos seguindo o recomendado, então o conteúdo que está online é o que tem.

Uma referência positiva desse setor é a empresa Emerson Automation Solutions. Eles investem pesado em conteúdo e por conta disso estão em primeiro na grande maioria das palavras chaves! Por serem pioneiros no foco do marketing digital, nesse setor, eles têm grande relevância, mesmo hoje em dia que as postagens dos blogs não estão sendo otimizados adequadamente. No entanto, seus conteúdos são focados em suas soluções, não sendo “imparcial”.

Deixo uma apresentação do Jim Cahill de 2012, falando sobre investimento em mídias sociais e criação de conteúdo.

Uma segunda referência no setor é o site instrumentationtools.com! No entanto, esse blog mostra desconhecimento em conceitos básicos de marketing de conteúdo. O site tem um acesso orgânico razoável cerca de 1K nos USA com algo em torno de 4.8K palavras chaves e uma grande quantidade de conteúdo, mas cerca de 90% do conteúdo publicado é uma cópia de outros conteúdos disponíveis na internet!

Notem que não é possível selecionar os textos no blog, mas com um pouco de conhecimento de informática você consegue verificar o plagiarismo na maioria dos artigos. Esse pode ser um ponto que faz site não ranquear melhor, pois os artigos não tem backlinks para os conteúdos originais. O site é amador focado apenas em compartilhar conteúdo, então podemos fazer vista grossa.

Desenvolvendo um criador de conteúdo

Sabendo dessa falta de criadores e a grande oportunidade de ranquear, resolvemos contratar alguém para ajudar na finalização dos conteúdos e começar a escrever algumas coisas. Durante a entrevista apliquei um teste bem complicado, dando um tópico e pedindo para escrever um artigo de 1000 palavras. O Raphael se saiu bem, não achei plagiarismo no seu conteúdo e sua explicação estava correta!

Sua função começou finalizando conteúdo, colocando fotos, links, fazendo tabelas e acertando SEO usando o plugin Yoast no wordpress. Neste período, eu dava alguns desafios para escrever Q&A, depois resumo do mês, artigos e reescrever meus artigos para duplicarmos conteúdo existente.

Conforme comentado no artigo sobre como me tornei criador de conteúdo, criar conteúdo é igual fazer exercício! No começo é difícil, mas depois de muito treino você vai ficando melhor e torna-se algo natural.

Assim que notei uma consistência no trabalho do Raphael resolvi colocar uma ideia que tinha em prática, criando assim a primeira jornada de conteúdo! Basicamente, essa jornada consiste em trabalhar das 8 às 22 horas totalmente focado, tentando criar máximo de conteúdo possível.

Jornada de conteúdo

O primeiro passo foi o planejamento fazendo um levanto do que as pessoas buscam na internet relacionado a certos equipamentos que estávamos buscando ranquear. Para isso, utilizamos o SEMrush para saber quais as palavras chaves, volume por país, CPC, etc.

Após esse levantamento, precisávamos criar um conteúdo relevante que realmente ajudasse as pessoas. Dessa forma, criamos perguntas e respostas usando as palavras chaves levantadas para o ranqueamento e por conta da quantidade que iriamos criar, decidi desenvolver conteúdos curtos indo contra a uma premissa básica do marketing de conteúdo.

Exemplo da análise para escolha das palavras chaves

Essa decisão foi tomada em cima do dados relevantes anteriormente sobre a falta de conteúdo para esse assunto. Dessa forma, mesmo com conteúdo curto, mas otimizado para ranqueamento, as chances de um boa posição no google eram grandes. Coloquei um limite mínimo de 500 palavras por Q&A, além da criação de todas questões baseadas nas buscas do google e seu volume.

No dia da jornada, a meta era no mínimo criar 30 Q&A e não sairíamos da sala que reservei nem para almoçar!. Tomamos café, almoçamos, escutamos música, ficamos mais à vontade para criar o melhor ambiente. Além disso, para dar maior motivação, criei uma competição para ver quem criaria mais conteúdo e separei os tópicos pegando os mais complexos e passando os mais simples para o Raphael.

No final criamos 32 novos conteúdos em apenas um só dia! Não vou mentir, não foi fácil, mas foi bem gratificante esse exercício. Além disso, foi um grande desafio pessoal meu e um passo a mais do Raphael nessa vida de criador de conteúdo. Estamos na primeira página na maioria das Q&A que criamos e nosso tráfego orgânico cresceu consideravelmente, confirmando minha análise anterior.

Controle dos conteúdos que estavamos fazendo, além da competição de quem criava mais conteúdo!

Estamos fazendo a jornada de conteúdo uma vez por mês criando os conteúdos secundários no blog com foco em busca orgânica no google. A meta é sempre criar 30 novos conteúdos e dessa forma garantir o conteúdo secundário deixando o dia a dia focado para criação dos conteúdos mais complexos.

Nesse processo, eu criei o #WishIknew com outra ideia para alavancar o acesso orgânico, mas isso é assunto para outro artigo!

Cheers! Siga-me no Linkedin

P.S.: No dia 18 de setembro fiz 1 ano na Alemanha e Visaya. Até o momento eu criei, 300 perguntas e respostas, 102 revisões de produtos e 110 artigos :)

Visite meu site www.automacaoecartoons.com

Veja como foi a primeira jornada de conteúdo com video abaixo!

Primeira jornada de conteúdo! Visaya — Berlim, Alemanha

Consultoria em marketing digital e marketing de conteúdo para B2B — Fabricio.solutions13@gmail.com