Os desenvolvedores do MESA, Fedora e openSUSE (não tenho certeza de outros sistemas) desativaram os drivers / codec’s para h264 com VA-API por padrão, para se proteger de questões legais.
Isso significa que usando a runtime nativa desses sistemas (pacotes .rpm dos repositórios oficiais) não terão aceleração de hardware com VA-API + AMDGPU, falo do driver padrão, open source e que possui melhor desempenho em geral.
Até separarem os pacotes VA-API / Mesa, assim como acontece hoje com Intel (update: já é possível instalar via RPMFusion) os app’s em .rpm e que podem fazer uso de aceleração de hardware VA-API (exemplo: Firefox e OBS Studio) funcionarão usando mais CPU do seu computador.
Ao iniciar o Firefox .rpm do Fedora no terminal, provavelmente terá uma mensagem já avisando da falha com VA-API como mostro na imagem abaixo:
Depois dessa decisão do Fedora, vi comentário do tipo:
“terei que mudar de sistema”
“vou voltar para o Ubuntu”
Como se fosse o fim do mundo, a gota d’água e uma decisão anti usuário!
Bom, no meu ponto de vista, não é algo que facilita caso queira usar apenas .rpm’s de fato, mas não é para tanto!
Flatpak
Neste e em muitos casos, os Flatpak’s estão sendo a solução para os problemas do desktop Linux. Desenvolvedores do Freedesktop, Flathub e CIA estão planejando separar as runtimes VAAPI para AMD (update: já separaram) assim como já acontece com Intel. Veja na imagem abaixo a runtime VAAPI.Intel sendo instalada junto com o Firefox Flatpak:
Assim não é preciso adicionar repositórios .rpm no sistema para usufruir do VAAPI em placas Intel e AMD com o Firefox.
Agora que esta separação na runtime com e sem VAAPI aconteceu, é algo que vai ficar a cargo do empacotador do app decidir, se envia com suporte a aceleração de hardware/VA-API ou não.
Obviamente a grande maioria (se não todos) estão enviando seus app’s no Flathub com suporte a estes codec’s e aceleração de hardware, claro que, falo programas que funcionarem melhor e que realmente usam mais codec’s, como Firefox, players, gravadores de tela etc…
Veja a diferença de uso de CPU com vídeo (forçando h264) no Youtube no Firefox:
A primeira tem um uso de núcleos do CPU relativamente alta e irregular, na segunda imagem um baixo uso de CPU e estabilidade. A primeira se trata do Firefox .rpm e a segunda do Firefox Flatpak, obviamente usado a GPU com VA-API no Fedora 37 Silverblue.
O mesmo acontece para o OBS Studio que grava usando VA-API normalmente com a versão Flatpak e será igual a qualquer outro app que faça uso de aceleração de hardware.
E é isso! para quem tem alergia a Flatpak, boa sorte nos workarounds!