Acer Aspire 5 no Fedora Linux + Games (2022) #02

Fast OS
2 min readNov 20, 2022

Hoje vou testar o poder gráfico deste notebook, para começar alguns jogos da Steam, nativos e via Proton.

Fui logo testar o GRID 2019 e tive uma experiência bem ruim, já esperava não rodar por se tratar de um jogo bem pesado que usa dx12, mas ao abrir jogo fica em tela preta e trava o sistema todo, usando Proton 7.

Então tentei o Warframe, um jogo dx11 que tem configurações de vídeo mais flexíveis podendo rodar até em computadores mais fracos. O jogo rodou razoavelmente bem em 720p no low limitado a 50fps e rodando muitas vezes a 40/30fps (usei o ProtonGE 41) isso no modo mundo aberto onde ocorre algumas travadinhas de as vezes, em mapas menores fica mais tranquilo. A temperatura subiu entre 60º com max 80º.

Outro game que testei, um mais antigo e nativo rodando em OpenGL, o Grid Autosport. Rodou bem em 1080p low, o notebook teve temperaturas de 67º com máx de 75º o que não promoveu muito conforto. Talvez diminuindo ainda mais a resolução e limitando FPS diminua a temperatura.

Concluindo

Já esperava a questão do aquecimento prejudicar a experiência gamer, mas o desempenho em geral foi ótimo para um video integrado.

Não irei jogar frequentemente com este notebook, mas vai ficar como alternativa em caso de “necessidade” ou para testes.

Nos próximos testes será emuladores!

--

--