Heroic | Descomplicando o Wine | Parte 1

Fast OS
8 min readJan 2, 2024

--

Confira a parte 2 com Bottles e parte 3 com Lutris.

Aqui quero demonstrar de modo prático como está o uso dessas ferramentas. Não é bem um “tutorial” até porque não sou expert em Wine e afins, mas quanto mais mexo mais aprendo, também fico mais confuso as vezes..rs

É mais um review de como começar a usar estas 3 ferramentas, que no fundo fazem a mesma coisa (o que verá nos 3 apps: Heroic, Bottles e Lutris) são possíveis de se fazer em ambos) criam prefixos (explicarei mais para frente o que é prefixo) de Wine e seus forks / runners para rodar games de Windows!

Calma, vou explicando o que são os termos devagar para não assustar! rs

Eu sei que tem muito material na internet sobre isso, mas muita coisa antiga, desatualizada e complicada. Algumas coisas fui decifrando outras ainda fico confuso.

Aqui não vou usar nenhum comandos de terminal (no máximo algum flatpak install) não será necessário deixar seu gerenciador de pacotes em pânico tendo que adicionar e gerenciar ppa’ / copr’s / AUR’s / libs32 no seu sistema Linux. Basta instalar via Flatpak qualquer um dos app’s que todas suas dependências (que são muitas) ficarão isoladas via sandbox.

Vale lembrar também que assim como tem jogos que não rodam em todas placas de vídeo, o mesmo acontece com estes programas. Eles podem até abrir mas não é por isso que irão rodar todos os jogos.

O método

Vou usar um game baixado do site GOG, o Shadow Warrior 2. A peculiaridade da instalação deste jogo é que é disponibilizado um .exe, com o instalador e mais 4 partes .bin (além de um .exe do patch de atualização). Então a instalação vai ser parecida com qualquer outro game no DRM / Repacks por aí. Sabendo instalar um game neste modo, será fácil instalar no modo “automático” depois.

Além de o tamanho dos games que irá instalar, uma outra informação que pode ser útil (vou explicar mais pra frente o porque) saber é a versão do directX ou Vulkan ou OpenGL que o jogo suporta.

Essa informação tu encontra geralmente na página de download ou pesquisando mesmo…

Heroic

https://flathub.org/apps/com.heroicgameslauncher.hgl

Vou começar pelo mais “fácil”. Como falei, o modo “automático” quase não precisa de explicação, pois é clicar em instalar e teoricamente tudo deve funcionar, basta clicar em “instalar”:

Mas não vou mostrar este método.

Abrindo o app Heroic, a primeira coisa é instalar o Wine ou Runner, no Heroic chama de “versãos do Wine”. Será ele que fará o seu game de Windows rodar no Linux.

Dica que serve para todos app’s que usam Wine ou alguma versão: Jogos com anticheat ou jogos que dependem da Windows Store provavelmente não rodarão. Também gosto de evitar jogos que depende de cliente EA Play e Origin.

Basta clicar no ícone de download que irá instalar automaticamente, note que poderá instalar várias versões caso precise, no geral recomendo o Wine-GE-Latest, que se trata da ultima versão do “Wine-GE-Proton”, mas pode simplesmente selecionar uma versão recente e se funcionar bem, nunca mais mudar. Note também que existe versões do Wine específicas para algum jogo, como o “lol” na imagem abaixo:

Agora vamos a instalação manual, caso não tenha percebido, existe o botão “Adicionar jogo” na tela “Biblioteca”:

Abrirá esta tela, preencha o nome correto do game e selecione a versão do Wine que você baixou, no caso Wine-GE-Latest:

obs: note que a thumbnail irá ser baixada automaticamente.

Opcional: o “Prefixo Wine” pode ser escolhido onde será instalado, pois o tamanho de uso pode variar de 400mb a 1GB (ou mais). Este prefixo será o diretório onde irá conter o seu “Windows” ou diretório de configuração e dependências que o Wine precisa para rodar o game.

Mais para baixo nesta janela, irá ver o botão “Executar instalador Antes” que o dev do Heroic gentilmente nos possibilitou, já prevendo estes casos de jogos que precisam de instalador:

Onde será necessário selecionar o .exe do instalador:

Talvez esta pequena janelinha do Wine apareça na primeira vez, ela está criando o diretório do prefixo:

Em seguida abriu o instalador do jogo:

obs: note que esta janela do instalador, dependendo do ambiente de desktop, pode não ser reconhecida com um “app aberto” então evite ficar mudando de janela e fazendo outras coisas ao mesmo tempo, pois isso pode levar a achar que a janela fechou sozinha, no caso do GNOME ao usar alt+tab e alt+’ estas janelas do Wine nem são “gente”:

E ao usar o overview pode não mostrar esta janela e as vezes ela perde o foco e fica “atrás” da janela com foco atual. Uma coisa que costumava usar era ativar o “desktop virtual” do Wine, mas isso fica para outra hora…

Continuando no instalador de games, neste caso um instalador do GOG, não tem muito mistério, geralmente perguntam onde instalar, aceitar alguma licença e avançar…

Aqui em opções posso escolher onde vou instalar o jogo, o que é muito útil para instalar em partição / HD dedicado para games:

Ao clicar em “Navegar” para escolher o diretório, deve se atentar que irá mostrar o “disco C” que na verdade é o diretório do prefixo criado anteriormente e o disco “Z” que verá que se trata do seu sistema:

No meu caso, vou instalar em um SSD que fica montado no /mnt:

Depois que cliquei em “OK” a janela desapareceu (bug’s acontecem) mas apenas esperei alguns segundos e voltou com o diretório que selecionei:

Então foi clicar em instalar…

Não consegui tirar a print, mas o instalador do GOG instalou além do jogo, dependências / componentes do Windows automaticamente, como vcrun2016 (Microsoft Visual C++ 2015–2019 Redistributable etc) que são necessários para alguns jogos rodarem, nem todos instaladores fazem isso automaticamente.

Então cliquei em “Sair” (ainda não vamos executar):

Voltando a tela de adicionar jogo do Heroic, clicamos em “Selecionar executável”, na qual vamos selecionar o .exe do jogo, cada game tem seu nome, terá que navegar até o diretório escolhido e encontrar o .exe:

Então clicar em “Terminar”:

O jogo irá aparecer na sua biblioteca, caso não, clique em “Atualizar” na direita superior:

Clicando no game (não no botão de jogar/play) temos algumas informações interessantes, como o nível de compatibilidade com Proton, SteamDeck…basta clicar e mostrará mais detalhes:

Exemplo de clicar em “Nível de compatibilidade” que irá abrir o site protondb.com já na página do jogo, infomando copatibilidade “GOLD”:

Opcional: Na tela jogo jogo no menu de config, podemos habilitar MangoHud, GameMode entre muitas outras coisas:

Ao clicar em “Jogar”:

obs: alguns jogos demoram para iniciar, pois precisam processar sombreadores / shaders primeiro. Não foi preciso neste caso.

Dica extra:

Caso não funcionar, com falei anteriormente, alguns instaladores e até mesmo no modo automático do Heroic, as vezes não baixa as dependencias do Windows necessárias para o game rodar.

É aqui que entra o inferno do Wine! rs

Bem, com sorte receberá alguma mensagem útil de erro, caso não, sei que dependências comuns de faltarem são os vcrun20xx (Microsoft Visual C++ 2015–2019 Redistributable) problema que dificilmente acontecerá no Steam pois lá o Proton da Valve instala automaticamente quando precisa, pelo menos, até hoje não tive 1 caso que precisei instalar manualmente para fazer rodar.

Neste game o instalador instalou o vcrun2015, pois o jogo é mais ou menos dessa época. Mas caso não tenha instalado, clique em “configurações” na página do jogo:

E vá em “WineTricks” na parte inferior:

Quando carregar, poderá pesquisar a dependência como o “vcrun” e cliar em instalar o do ano equivalente do jogo, ou o mais recente que é muito comum em jogos modernos:

Instalei o 2015:

Existe um milhão de motivos e truques para um jogo rodar ou não,ou para rodar com melhor desempenho ou não. Se pesquisar encontrará muitas dicas na internet, parametros do Proton / DXVK / VKd3d / Mesa…

Exemplo da opção de instalar o DXVK-NVAPI muito usado para GPU Nvidia, ou opções Esync / Fsync as vezes crasham jogos etc.

Continua…

--

--