Faculdade de Design digital/gráfico: Vale a pena?

Vale a pena gastar dinheiro?

A faculdade só vale a pena se você já é um designer e está 
em busca de projetos diferentes e networking.

Olá meu povo, hoje apresentarei a vocês minha percepção do mundo depois de 4 anos na faculdade de Design digital/gráfico em São paulo. Essa conversa boa que teremos é uma troca de experiências, então se acomode que apresentarei minhas ideias.

  • Função do designer digital/gráfico
  • Cursos
  • Faculdade
  • Depois da faculdade

Qual a sua função do designer?

Já parou para pensar no que você tem feito e para onde suas ações te levam? Cada ação que temos moldam nossa percepção do mundo, meus momento e as pessoas que passaram nesses anos foram muito importantes para mim, minha construção profissional veio dessas experiências.

Designers moldam tendências, tendências movem multidões, multidões trazem cultura, cultura é história e a terra é feita por sua história. Designer tem a função de lidar com pessoas, é sobre como contar a história da humanidade e de que como será passada, talvez a moda será contada através de layout de sites.

Quantos cursos eu fiz para me sentir designer?

Acredite ou não eu me senti designer aos 12 anos de idade fazendo desenhos para meu primeiro cliente, eu mesmo — como diz minha namorada, eu tenho uma relação abusiva comigo — Chato e com prazos, inventava personas para me cobrar certos trabalhos, que naquela época eram muito bem entregues, algo que hoje como cliente nunca aprovaria.

Algo que aprendi com meu professor de desenho na faculdade, seja crítico consigo, seja o pior cliente possível e isso não se aprende em nenhum curso, se aprende com pessoas que estão no mesmo barco que você.

Na faculdade

Minha faculdade foi bem diferente que mostram nos filmes americanos e em repúblicas no interior de são paulo, era a noite com trabalhadores que queriam algo com arte e por alguma razão lhe disseram que se você gosta de efeitos especiais ou sabe desenhar deviam fazer aquilo e se prender por quatro anos.

O que levam pessoas mal preparadas para algo que não vai prepará-los, a faculdade só vale a pena se você já é um designer digital/gráfico e está em busca de projetos diferentes e networking.

Não entrarei na questão diploma o velho discurso de faculdade é só para pegar diploma, pois ninguém tira a carta de habilitação para ter um CNH, tiram para saber dirigir e poder dirigir.

Você está a altura na sua área?

Estudei design por anos e não me sinto preparado para entrar num cargo que eu já deveria estar, estar numa posição que me sinto realizado me parece arriscado, a vontade me faz estudar mais e mais e nunca traz a segurança necessária, a faculdade não me trouxe isso e via isso em meus colegas, muitos abandonaram e poucos desistiram faltando pouco, mas sim desistiram de um curso que passaram anos estudando por que entram mal preparados.

Para saber se está a altura da sua área, tenha amigos de confiança, crie projetos, você não está sozinho, e não precisa de um faculdade para se preparar, mas sim de espírito, mas a faculdade vai te dar vivência, vai acelerar o processo.

Para fechar

Faculdade é para todos, design para poucos, se você realmente quer viver a experiência de uma faculdade com todos os clichês possíveis, não faça de design digital/gráfico , sequer uma faculdade de design só se tiver certeza que design é caminho para mudar o mundo, quer juntar com uma galerinha e fazer uns projetos bacana tem meu total apoio. Estou aqui no final do caminho contando a primeira parte do meu novo projeto, e precisei da faculdade para chegar a essas conclusões e você que curso faz? Você gosta? Me conte, vamos conversar!

Um grande abraço, fe

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.