App da Semana: Pocket



A Internet é um lugar que inevitavelmente leva a muitas distrações. Matérias, tweets, imagens de gatos, vídeos, receitas e até, algumas vezes, posts interessantes. Tudo conspira para roubar o nosso foco e distrair-nos de tudo o que já nos propusemos a fazer em primeiro lugar. Uma forma de lidar com esse bombardeio constante de informações é bloqueando-o com (aplicativos) de contenção de procrastinação. Outra possibilidade é salvar todas as distrações interessantes para depois, levando o seu dia com a tranquilidade de que você terá acesso a todos os links salvos depois. Se esse tipo de “gestão da distração” te agrada, você vai adorar o Pocket.

Mas o que é o Pocket? Como ele surgiu? Vamos responder a essas duas perguntas. O Pocket começou como um serviço chamado Read It Later, que se especializou em salvar artigos e, mais tarde, se transformou em um serviço de uso geral que também podia salvar vídeos e qualquer outro link ou conteúdo. Com a mudança de finalidade e projeto, veio a mudança de nome, e o Pocket nasceu.

O Pocket pode ser resumido em uma sentença: um agregador de conteúdo, cujo objetivo é facilitar a vida do usuário. Para usar o Pocket, você cria uma conta. Ele funciona em várias plataformas (no seu browser, no seu desktop/laptop ou no seu celular) e é sincronizado automaticamente com a ajuda da “nuvem”.

O serviço pode ser utilizado em diversas plataformas: computador, tablet e celular.

O Pocket não faz perguntas: ele só salva o artigo, e está feito. É um funcionamento simples e minimalístico. Menos perguntas, menos chateações e mais ação direta. Mais tarde, quando você tiver tempo, você pode acessar o aplicativo no navegador ou usar app no celular e ler os artigos que você salvou em seu tempo de lazer.

O aplicativo tem, inclusive, um algoritmo que melhora a experiência de leitura em formatações irregulares e incompatíveis. O app padroniza o conteúdo salvo de forma mais agradável ao olho humano.

Lembre-se: salvar um artigo para ler mais tarde leva apenas um momento. E buscar aquela referência fica mais fácil com o Pocket.

O aplicativo está disponível tanto para iOS quanto para Android.