Os 10 Melhores Filmes de 2015 (Na minha humilde opinião)

Felipe Câmara
4 min readFeb 28, 2016

--

Desde 2011, tenho feito essa lista com os 10 filmes que mais gostei do ano passado. Eu geralmente fazia essa lista logo que o ano começava, mas como grande parte dos filmes que concorrem ao Oscar demoram pra estreiar por aqui (alguns nem estreiam), comecei a publicar mais e mais tarde, para poder assistir mais filmes.

As únicas regras que sigo são:
1) Ter visto o filme
2) Eu ter gostado do filme.
3) Ser do ano anterior.

Você pode conferir as listas anteriores no final desse post. Vamos aos 10 melhores filmes de 2015, segundo minha humilde opinião.

10. The Revenant

Talvez a maior supresa dessa lista seja “The Revenant” estar fora do Top5, mas isso não significa que não gostei do filme. Inclusive acho que irá ganhar o Oscar de Melhor Filme, Fotografia e Melhor Ator. Porém, apesar de ter gostado do filme, eu gostei mais dos 9 outros dessa lista.

9. The Big Short

Esse foi um dos filmes que mais me empolgou no cinema, apesar de ser um tema "difícil" de desenvolver e até mesmo entender. E o filme assume isso, com diversas quebras da 4a parede, explicando de forma bem-humorada tudo o que está acontecendo no filme.

8. Mistress America

Se tem Greta Gerwing, a regra é clara. O filme aborda a história de duas garotas, filhas de pais divorciadas, que vão se tornar irmãs com o casamento de seus pais. Esse filme não é uma comédia mas também não é um drama. Mas diverte bastante. Se Greta Gerwing (que co-escreveu o roteiro) tivesse roteirizado Scott Pilgrim, o filme talvez fosse mais fiel aos quadrinhos.

7. Southpaw

Jake Gyllenhall já desponta há tempos como um dos melhores atores da sua geração. Apesar do filme ser um pouco previsível, é um filmaço.

6. Room

Apesar do trailer entregar o que vai acontecer no filme, ainda assim o filme é, de certa forma, psicologicamente pesado e incômodo. Mas de uma maneira sincera, e até mesmo infantil, compartilhando a visão do menino que nasceu e viveu toda sua vida no cativeiro com sua mãe, e sua descoberta de um novo mundo.

5. Sicario

Sicario era a Season 2 de True Detective que precisávamos, mas talvez não merecêssemos. Isso porque a temática é semelhante e a história é tão boa que poderia ser desenvolvida por mais tempo.

4. Mad Max: Fury Road

Primeiramente, concordo com quem reclama do roteiro de Mad Max ser inexistente. O filme é claramente sobre a Imperatriz Furiosa. Porém, pra mim, o filme cumpriu o papel de Blockbuster do ano, com ação ininterrupta, sem dar espaço pra respirar. Não é o filme do ano, mas é o Blockbuster do ano.

3. Spotlight

Essa sim, minha aposta pra Melhor Filme entre os indicados do Oscar desse ano. Baseado em fatos reais, um ótimo (e triste) suspense, envolvente, com bons personagens, mesmo sem ser tão surpreendente assim. Se vencer o Oscar de Melhor Filme, não será surpresa.

2. Star Wars: The Force Awakens

O filme-evento do ano. Traz os personagens clássicos de volta sem usá-los demasiadamente, e insere novos ótimos personagens para dar sequência a essa nova trilogia e nova fase do universo Star Wars.

  1. The Peanuts Movie

Esse sim, o melhor remake, sequência, etc do ano. Traz toda a turma de volta, personagens clássicos (pra mim faltou mais espaço pro Linus na tela), aborda a paixão do Charlie Brown pela garota ruiva e todas as grandes qualidades do mesmo. Sem contar o Snoopy roubando a cena como sempre.

*****

Alguns filmes que não foram considerados simplesmente porque não consegui assistir ainda: Creed, Anomalisa, Bridge of Spies, Brooklyn, entre outros. As listas de 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014 você pode conferir clicando em cada um desses anos.

É isso! Até o ano que vem! Para mais coisas relacionadas a cinema, estou também no Letterboxd, e tenho também uma newsletter semanal com links interessantes, que você pode ou receber por email ou conferir aqui mesmo no Medium, chamada Links Weekly.

Até o ano que vem.

Felipe Câmara

--

--