Há algum tempo escrevi algumas linhas sobre a existência dos átomos — especificamente, como foi trilhado o caminho até que finalmente conseguíssemos comprovar a sua existência e como isso nos ajudou a compreender e até modificar o mundo ao nosso redor. Afinal, dizer que tudo, absolutamente tudo, é feito de átomos é aquilo que meus conterrâneos no interior de São Paulo diriam ser algo como “chover no molhado”. Uma incerteza do passado se tornou uma obviedade no presente. Mas essa mudança não aconteceu só com os átomos. …
Ao inventar o primeiro equipamento capaz de reproduzir textos em massa, Gutemberg mudou o mundo; algumas mudanças, como o aumento de pessoas que descobriram ter algum problema de visão — já que não conseguiam simplesmente enxergar o texto de forma clara — e o aumento de pessoas alfabetizadas, provavelmente foram involuntárias. Mas um dos maiores méritos na invenção da imprensa foi o aumento da velocidade de propagação de informações científicas entre pesquisadores de diferentes regiões da Europa.
Antes da invenção da imprensa (como explicado neste texto), os dados e resultados de uma pesquisa eram enviados a outros cientistas por carta…
“O começo de todas as ciências é o espanto de as coisas serem o que são”. — Aristóteles
O ccult tem como missão divulgar a ciência, desde a sua prática em si, até as aplicações e implicações do conhecimento científico na vida humana. Aliás, esta é também o meu objetivo de vida, não apenas enquanto professor de física, mas como alguém que deseja um mundo cada dia mais distante das trevas da ignorância. …
A ditadura militar brasileira promoveu uma implacável perseguição à cientistas e pesquisadores considerados subversivos e “inimigos da nação”, causando exílios e demissões com a anuência de universidades.
As perseguições, prisões, torturas e desaparecimentos promovidos pela ditadura militar no Brasil em seus vinte e um anos de duração deixaram marcas profundas em diversos segmentos de nossa sociedade, inclusive no meio acadêmico. …
Como sabemos se os átomos realmente existem?
“Se, em algum cataclisma, todo o conhecimento científico for destruído e só uma frase puder ser passada para a próxima geração, qual seria a afirmação que conteria maior quantidade de informação na menor quantidade de palavras? Eu acredito que seria a hipótese atômica de que todas as coisas são feitas de átomos […]” — Richard Feynman (1918–1988)
A profundidade em que a ciência e as suas aplicações tecnológicas tem no tecido social faz com que algumas concepções que nos pareçam óbvias demais para serem discutidas. Em outros casos, os conceitos parecem ser complexos…
Definitivamente não estamos em tempos de paz para quem é professor no Brasil. Se há alguns anos os problemas enfrentados pelos docentes estavam inseridos dentro do ambiente escolar (por exemplo, a falta de estrutura física e tecnológica das escolas ou o assédio moral de diretores contra um grupo específico de docentes, ou ainda a burocracia que toma 34% do tempo de aula), agora esses problemas se somam ao contexto político fora do ambiente escolar. …
Em meio a tempos sombrios, em que terraplanistas ganham vozes, a astrologia é propagada como delineadora de nossos destinos, os movimentos antivacina deixam suas pegadas pelo mundo e outras formas de negação do conhecimento científico se propagam por aí, é de se esperar com certa apreensão resultados de pesquisas que tentam observar como a ciência e a sua prática são percebidas pela população. Pesquisas com esse interesse acontecem há anos em diversos países. No Brasil, o falecido Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (atualmente incorporado ao de Telecomunicações) realizava, em parceria com diversas instituições, a pesquisa de percepção pública da…
Eu tinha 16 anos quando reconheci pela primeira vez uma constelação no céu. Inconfundível, as estrelas da constelação de escorpião brilhavam a minha frente, num céu sem nenhuma nuvem e numa rua sem iluminação pública — infelizmente, certas belezas cobram alguns riscos para serem admiradas.
Só anos mais tarde, já durante a graduação, descobri que as estrelas que marcam essa constelação no céu estão entre 550 e 7500 anos-luz de nós (em quilômetros, teremos um valor entre 473000000000000 km e 7100000000000000 km!). …
Feche os seus olhos e tente se transportar para um laboratório de pesquisa. O que você imagina? Quais as características das pessoas que estão por ali? O que elas fazem? Como você rascunharia a cena que imaginou?
Esse breve exercício imaginativo nos auxilia a perceber quais são nossas visões ou percepções acerca de determinado tema. Nossas premissas nos guiam para representar aquilo que imaginamos. De forma geral, essas premissas estão amparadas em aspectos culturais que estão conosco desde quando nos entendemos por gente e provavelmente estarão conosco até o fim de nossas vidas. Carl Sagan, em seu clássico “O Mundo…
Escrevo sobre ciência, educação e sociedade (e outros pitacos) no https://medium.com/ccult e no https://ccult.org.