Amora Pet: tudo sobre a vida do seu pet na palma da sua mão

Felipe Roberto
11 min readAug 22, 2022

Como utilizamos o UX Design para entender as principais dificuldades de crescimento do Pet Shop, o ajudando a aumentar seu faturamento e ao mesmo tempo se conectar melhor com seus clientes

App Amora Pet

O Desafio

Ajudar o Pet Shop a aumentar seu faturamento, através da elaboração de um aplicativo onde melhorasse a interação entre empresa e cliente, ofertando produtos e serviços online, e ao mesmo tempo gerando conteúdos digitais importantes para que os tutores de animais cuidem melhor de seus bichinhos.

“ Como aumentar o faturamento do Pet Shop através de soluções digitais?”

O Cenário Atual

Desde o inicio da pandemia o número de adoção de pets aumentou significamente no país, pois a companhia do animal de estimação mostrou uma forma de conforto e apoio emocional importante para lidar com os desafios impostos durante o período de isolamento social.

Com a terceira maior população de cães e gatos no mundo (https://www.cnnbrasil.com.br/business/mercado-bom-para-cachorro-setor-pet-resiste-a-pandemia-da-covid-19/) e o segundo maior mercado consumidor atrás apenas dos Estados Unidos (https://forbes.com.br/principal/2020/08/brasil-torna-se-o-segundo-maior-mercado-de-produtos-pet/), observa-se uma grande oportunidade de desenvolvimento e sofisticação no setor. Por outro lado, a penetração do e- commerce nas vendas de produto pets no Brasil ainda é muito baixa, alcançando apenas 6.8% das vendas totais das empresas em geral, o que demonstra o potencial ainda a se explorar (https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/b06ff083-901c-4706-adda-d4b8c9344896/ba0fec2d-df37-35a8-5720-828d4531aa43?origin=1 ). Além disso, só em 2021, o crescimento do faturamento do setor foi de 27% em relação ao ano anterior, atingindo R$ 51.7 bilhões. (https://www.cnnbrasil.com.br/business/faturamento-do-setor-pet-cresce-27-em-2021-e-atinge-r-517-bilhoes/).

O mercado pet no país é altamente fragmentado, com participação de pet shops de bairro representando mais de 70% do mercado geral (https://rnpet.com.br/mercado-pet/mais-de-70-das-compras-para-pets-sao-feitas-em-pet-shops-e-mercados-de-bairro/), onde a grande maioria deles ainda não oferece soluções digitais aos clientes, que por sua vez, adotam cada vez mais esse hábito de compra online nesse cenário pós pandemia.

Portanto, fica nítido a importância desses pet shops se modernizarem tecnologicamente caso queiram competir com os grandes players de mercado que já se anteciparam a essa nova realidade. (Cobasi, Petz…)

Notícias do setor

OBJETIVO

Objetivo geral do projeto

Mediante o entendimento do cenário atual, esse projeto tem como objetivo aumentar o faturamento mensal do pet shop em pelo menos 25% após 6 meses da conclusão do aplicativo, que por sua vez, irá conectar os clientes e a empresa de forma inteligente, ágil e segura, trazendo soluções para problemas que afetam ambas as partes.

Os números mencionados acima são uma estimativa que fizemos baseado no crescimento do setor, devido à falta de uma linha base do próprio negócio específico como parâmetro. Esses dados teriam que ser revisados periodicamente para validação e possíveis ajustes.

“Desenvolver um aplicativo onde tutores de pet comprem produtos e solicitem serviços do pet shop, oferecendo de forma digital outras praticidades que tem como objetivo ajudar os clientes nos cuidados com os bichinhos, incentivando uma maior interação entre as partes.”

Objetivos específicos

Dono do Pet Shop:

Ajuda-lo no crescimento de faturamento e na fidelização de clientes, através do aumento das vendas de produtos e na divulgação de serviços.

Tutores dos pets:

Instruí-los com informações relevantes quanto aos cuidados ideais com seus bichinhos, criando soluções para seus problemas e frustrações.

Ambos

Facilitar a interação deles, criando um maior vínculo entre as partes, aumentando a relação de confiança e interdependência entre eles.

Benchmarking

Através do mapeamento dos possíveis concorrentes, somado as pesquisas feitas pelo grupo mostradas adiante, foi possível perceber que as grandes redes são seus principais competidores no mercado digital. Explorando ainda mais, identificamos que além das grandes redes possuírem uma variação de produtos muito maior que os pet shops de bairro, eles também possuem um foco maior no e-commerce, assim como também uma variedade maior de serviços prestados aos pets. Informações essas foram validadas pelas pesquisas que veremos adiante.

Abaixo se encontram informações mais detalhadas desses competidores, obtidas através de pesquisa de mercado, para entender de que forma atuam:

Perfil dos Usuários

Ainda com base na desk research, identificamos 2 tipos de usuários do negócio: os proprietários de pet shop e os tutores de pet (donos de cães e gatos). Sendo assim, criamos proto personas, onde em seguida as validamos através de pesquisas quantitativas e qualitativas, afim de descobrir o real perfil de cada um deles e as necessidades que enfrentam.

Perfil do Paulo — Dono de Pet Shop
Perfil da Patrícia — Dona de Pet

Jornada do Usuário

A partir das confirmações que obtivemos nas pesquisas feitas com pais de pet, criamos a jornada do usuário, mapeando as etapas do processo de busca do pet shop, sua escolha e utilização dos serviços, para então identificar as possíveis oportunidades de aprimoramento da experiência.

Jornada do Cliente

Validando as suposições de negócio e usuário

Depois de descrever as Personas, extraímos as principais certezas, dúvidas e suposições sobre os principais agentes envolvidos, e organizamos em uma Matriz CSD

Matriz CSD — Donos de Pet Shop
Matriz CSD — Clientes

Matriz Impacto x Conhecimento

A priorização desses dados se concentraram na Matriz Impacto x Conhecimento, onde focamos na região de pouco conhecimento e muito impacto no objetivo do projeto, para definirmos pontos mais relevantes a serem pesquisados.

Clientes:

Matriz Impacto x Conhecimento — Clientes

Donos de Pet Shop

Matriz Impacto x Conhecimento — Donos de Pet Shop

Pesquisa quantitativa

Após levantarmos algumas hipóteses baseado nas matrizes CSD e Impacto X Conhecimento, realizamos duas pesquisas quantitativas com objetivo de entendermos as principais dificuldades dos donos de pet shop, assim como os hábitos dos tutores de pet. A pesquisas foram realizadas por meio de formulários na internet (google forms), disponibilizados através de redes sociais e aplicativos de mensagens.

No link abaixo se encontram o roteiro das pesquisas em questão:

Medium

Aprendizados

Tutores de Pet

Após analisarmos os dados coletados na pesquisa, obtivemos as seguintes informações:

Resultado da pesquisa quantitativa — Tutores de pet

Donos de Pet Shop

Após analisarmos os dados coletados na pesquisa, obtivemos as seguintes informações:

Resultado da pesquisa quantitativa — Donos de Pet Shop

Pesquisa Qualitativa

Para pesquisa qualitativa utilizamos uma entrevista semi-estruturada (perguntas predefinidas e algumas poucas perguntas abertas para aprofundamento do tema) para ambos os atores, donos de pet shop e tutores de pet. O objetivo foi explorar um pouco mais alguns temas previamente abordados na pesquisa quantitativa.

No link abaixo se encontram as perguntas feitas aos entrevistados:

https://medium.com/@fe2704/amora-pet-123817855fa1

Aprendizados

Tutores de pets

Na imagem abaixo se encontram os aprendizados obtidos através da pesquisa qualitativa com os tutores de pet:

Aprendizados da pesquisa qualitativa — Tutores de pet

Donos de Pet Shop

Na imagem abaixo se encontram os aprendizados obtidos através da pesquisa qualitativa com os proprietários de pet shop:

Aprendizados da pesquisa qualitativa — Donos de Pet Shop

Alternativas de Solução

Como Poderíamos — How Might We (HMW)

Utilizamos a técnica HMW para nos ajudar a encontrar algumas possíveis soluções relacionadas ao objetivo do projeto

“Como poderíamos ajudar o pet shop a aumentar o faturamento e se diferenciar no mercado, em um negócio com pouca barreira de entrada e com muitos estabelecimentos parecidos?”

Matriz Impacto x esforço

Abaixo se encontra a matriz em questão, onde elencamos algumas possíveis soluções para o problema mencionado acima, destacados no quadrante verde em alto impacto e baixo esforço.

Matriz Impacto x Esforço

Para o detalhamento de como foi esse processo de priorização, consulte o link abaixo:

https://medium.com/@fe2704/amora-pet-a2e5b4dc811

A solução

Ao analisar as possíveis soluções da matriz acima, focando na parte de grande impacto e baixo esforço, podemos afirmar que a melhor maneira para ajudar o pet shop no crescimento do faturamento seria a criação de um aplicativo que reunisse diversas funcionalidades, oferecendo diferentes tipos de serviços e provendo aos clientes informações úteis sobre os cuidados com os bichinhos, estreitando ainda mais a relação entre tutores e donos de pet. Essa integração maior entre as partes tende a beneficiar também o dono de pet shop, na medida em que fideliza mais clientes, que por sua vez acabam consumindo mais em sua loja.

Principais funcionalidades do Amora Pet

Principais Funcionalidades da Amora Pet

Rabiscoframes

Nesta etapa esboçamos o app no papel para obtermos uma ideia geral de como seria seu layout inicial. Usamos os métodos dos crazy 8’s e desenhos livres, para depois criarmos o protótipo em si.

Rabiscoframes — Amora Pet

Wireframes

A partir do desenvolvimento dos rabiscoframes, desenvolvemos wireframes contendo o fluxo dos usuários, focando no layout das telas e todos seus elementos, para então iniciarmos os testes de usabilidade.

Wireframes — Amora Pet

Primeiro teste de usabilidade

O primeiro teste de usabilidade foi realizado com 15 usuários, onde os observamos no momento de completar a tarefa. Foi pedido aos usuários a realização de duas atividades conforme descrito na figura abaixo.

Com esse teste buscamos entender se os elementos de texto, ícones, botões e fluxo estavam evidentes ou não.

Levando em consideração o teste com os usuários, pudemos perceber que a comunicação com eles estava clara: textos, botões e menus foram facilmente compreendidos. Porém, alguns detalhes ainda precisavam ser corrigidos, conforme imagem a seguir:

Resultado do primeiro teste de usabilidade

Guia de Estilos

A escolha das cores da marca e logotipo se assemelham as cores da interface do aplicativo, sendo o roxo a cor primária e o azul a cor secundária, mantendo a identidade visual do produto. Também foram usadas as cores vermelho para erro/alerta e verde para sucesso, além de tons de preto, branco e cinza para demais elementos de apoio da interface.

Guia de estilos — Amora Pet

Significado das Cores

Cor primária- Roxo : criativo, novo, moderno.

A escolha da cor primária também está relacionada com o nome do app Amora Pet, que remete a cor da fruta.

Cor secundária-Azul — lealdade, tranquilidade, responsabilidade, tecnologia

Formulários

Pensando em promover uma boa hierarquia visual durante a navegação, definimos os rótulos acima dos campos para ajudar o usuário a analisar o formulário mais rapidamente. Usamos feedback visual com bordas coloridas como indicativos de status do campo.

Formulário

Botões

Os botões da interface foram projetados com curvas suaves em seus cantos para que acompanhassem o conceito da marca e denotassem mais suavidade ao usuário. O azul foi utilizado para os botões primários, enquanto o roxo foi destinado aos botões CTA (call to action). Os demais se encontram especificados na imagem abaixo:

Ux writting

Escolhemos uma linguagem não muito séria para dar uma ideia de proximidade e leveza, pois em se tratando de pais de pet é comum usar adjetivos carinhosos para se comunicar com os “bichinhos”. Identificamos também esse ponto em comum na concorrência.

Tamanho da Fonte

Buscamos fontes não muito pequenas para pessoas com dificuldade de visão também enxergarem. Para a hierarquia utilizamos a escala de 8pt Perfect Fifth.

Optamos pela fonte Lato que foi originalmente concebido para logotipos corporativos, porém tem sido usado também em várias publicações físicas, incluindo cartazes informativos e painéis de campanha eleitoral. Por isso que funciona tão bem como fonte de aplicativo ou site com aparência profissional. É uma fonte sans serif que tem um design simples e intemporal.

Fonte

Ícones

Os ícones foram escolhidos para trazer um reforço visual a fim de facilitar a navegabilidade do usuário e apoiar a linguagem amigável que escolhemos para o aplicativo.

Ícone

Protótipo de Alta Fidelidade

Com base nos wireframes, no guia de estilos, e na construção dos textos e vocabulários adequados, foi construído o protótipo de alta fidelidade.

Após todos os ajustes necessários, confira como ficou nosso protótipo de alta fidelidade clicando no link abaixo:

https://www.figma.com/proto/jkZiIby9B2DkFsvN3cuQJH/Wireframe-Pet---UX-Unicornio?node-id=225%3A270&scaling=scale-down&page-id=0%3A1&starting-point-node-id=1%3A4&show-proto-sidebar=1

Segundo teste de usabilidade

Feito o protótipo de alta fidelidade, chegou a hora de realizar os testes com os usuários para avaliar se as ideias geradas cumprem os objetivos propostos. Na figura abaixo se encontram maiores detalhes de como foi realizado esse teste, e seu resultado:

Resultado do segundo teste de usabilidade

Considerações Finais

Ao finalizar o projeto temos em mãos o protótipo de um aplicativo que atende as necessidades dos tutores de pet com relação aos produtos, serviços e demais informações sobre tudo que envolva saúde e bem estar dos bichinhos. Mantê-los mais próximos e engajados à Amora Pet faz com que essa interação ajude em nosso objetivo principal de aumentar a receita da empresa.

Próximos Passos

Esse é apenas o começo do projeto, e atualizações constantes no app sempre serão necessárias para atender à crescente demanda do setor. Porém, algumas implementações poderiam já ser feitas durante o primeiro ano de vida do app, são elas:

Próximos passos

Conclusão

É extremamente gratificante finalizar um projeto como este e olhar todos os passos pelo qual passamos e todos os aprendizados que absorvemos tanto nas aulas teóricas do curso quanto desenvolvendo esse case na prática.

Mais importante ainda foi entender que por trás das telas sofisticadas, existe um longo processo de estudo e análise, que tem como objetivo central atender a demanda da empresa solicitante, onde muitas vezes o próprio UX designer precisa ajudá-la a compreender as reais necessidades do negócio.

Encerramos o projeto orgulhosos de nosso trabalho, porém cientes de que ainda teremos muito a acrescentar. Acreditamos no potencial da Amora Pet e queremos cada vez mais ajudar os tutores a cuidarem melhor da saúde de seus melhores amigos.

Obrigado Leandro Rezende e toda equipe da Ux Unicórnio!

O Grupo

Ana Carolina Del Vigna Missé

Roberta Paulino Ferreira

Yuri Andrade Portela

Felipe Roberto de Assis Moreira

Felipe Chui Pressinotti

Estudo de caso proposto pelo UX Unicórnio, para a formação em UX designer.

--

--