Superar
Na vida, temos vitórias e derrotas. É inevitável, e faz parte de nosso ciclo enquanto seres humanos. Muitas vezes nos acostumamos a viver sem pensar no amanhã, e que nossas escolhas não se refletem no que podemos ser. Os dias passam, assim como os momentos bons e ruins, que, de certa forma, enquanto podemos superá-los, fazem parte de nossa rotina. Obstáculos superados, pequenas pedras em nosso caminho. Faz parte.
Mas, então, surge o inesperado. Pode acontecer com qualquer um, estando em seu caminho, aparecer uma situação que parece impossível, um abismo que provavelmente é difícil de superar. Pensamos bem, e outras tantas vezes somos tomados pela tristeza e pelo desânimo. Algo que vira nossa vida de cabeça para baixo, no momento em que parece que nada, nem ninguém, é suficiente para aplacar nossa dor.
De uma reta, parece que passamos a andar em círculos, ou até para trás. O ciclo da vida aos poucos é desviado de sua trajetória normal, como se o destino assim o quisesse. Tudo o que foi conquistado parece muito pouco diante da dificuldade à frente. É uma questão de tempo até que sejamos apanhados.
Mas batalhas só se vencem com duas coisas: estratégia e força. Estratégia para desenvolver soluções criativas para combater o problema, fazendo com que o adversário se perca, e força para enfrentá-lo de fato. Funciona em situações tão diversas como uma partida de futebol, um jogo de xadrez ou uma guerra. Ou até no combate a uma enfermidade. Batalhas podem durar horas, dias, meses ou anos. Vários anos. No final, o melhor estrategista vence.

Digo isto porque o que parece impossível na realidade não é. Não pode ser, se não a vida, a que nós todos vivemos, não faria sentido. Poderíamos voar, se quiséssemos? Quem sabe. Já existem ferramentas para isto, por meio de pessoas que tiveram fé e conseguiram. É apenas questão de manter a serenidade, a alegria de viver e a coragem.
No momento em que o mundo chora a morte de um ídolo, tanto no boxe quanto em sua retórica, as palavras de Muhammad Ali parecem oportunas neste momento:
“Impossível é apenas uma palavra usada pelos fracos que acham mais fácil viver no mundo que lhes foi determinado do que explorar o poder que possuem para mudá-lo. O impossível não é um fato consumado. É uma opinião. Impossível não é uma afirmação. É um desafio. O impossível é algo potencial. O impossível é algo temporário. Nada é impossível”.
Justo, para dizer o mínimo.