Porto ou cidade Invicta? Veja bem onde eu fui parar no Portugal.

25 agosto 2017 — Porto

Felice Marano
Aug 25, 2017 · 3 min read

É a primeira vez que eu venho refletindo sobre o fato de ser um nômade a muito tempo. Que seja digital ou menos, minha vida nos últimos 7 anos se articulou em diferentes cantos do mundo. Bem antes disso tudo, porém, sempre gostei de visitar algumas das capitais europeias mais próximas de Nápoles, minha cidade natal. Única regra: nunca voltar a mesma cidade mais de uma vez e aproveitar tudo o mais possível.

Numa das mais lindas cidades da Europa: a Invicta.

Depois duas vezes, apesar disso, aqui estou eu novamente numa das mais lindas cidades da Europa: a Invicta. Mundialmente conhecida pelo seu vinho e pela sua gastronomia, pelas pontes e pela arquitetura contemporânea e antiga, entre outras coisas.

Estação São Bento completamente decorada por azulejos.

Depois de alguns dias continuo hospedado por uma família portuguesa em Valongo, como escrevi num artigo passado. Em meia hora de comboio, como os Portugueses falam, consigo chegar diretamente na estação de trem São Bento e admirar um ambiente completamente decorado por azulejos de cerâmica.

Felice, nós adoramos seguir suas aventuras e experiências em diferentes destinos, mas afinal estas agora no Porto ou na cidade Invicta?

Calma aí people!!! Logo eu já chego lá!

Porto tem origem num povoado pré-romano. Na época romana era conhecida como Cale ou Portus Cale, dando origem ao nome de Portugal. Passeando pela cidade com os locais é possível aprender a cada dia um pouco mais sobre a história da cidade que, durante a guerra civil de 1832–34, teve um papel fundamental na defesa dos ideais liberalistas. Naquela época a população suportou o cerco das tropas miguelistas, que ficou na história como o Cerco do Porto.

Porto. Veja mais foto no Instagram @forgetaboutit.travel

O Porto se demostrou exatamente invicto aos assaltos de D. Miguel, tendo sido um ponto-chave para mais tarde assegurar a vitória dos liberais liderados por D. Pedro em todo o país. D. Maria II então atribui posteriormente o título de Invicta a cidade do Porto, constando ainda hoje essa referência no seu brasão municipal.

Ter morado no Brasil e aprender um complexo mas tão lindo idioma me permite aproveitar de uma forma completamente nova uma das minhas favoritas cidades na Europa.

A ponte Luís I vista da Ribeira.

A compreensão que a gente adquira de uma cultura e de uma cidade, tentando o mais possível se comunicar e se abrir a história, a gastronomia e as tradições muda completamente. Aproveitando assim, com a mesma passagem, uma profunda viagem não somente no espaço como também num tempo que, na memória das pessoas, ainda sobrevive.

Junte-se a minha aventura:
Instagram: @felicemarano_
Youtube: Felice Marano

Leia a matéria do Catraca Livre sobre minha história aqui.

Felice
#NãoéFelipe rsrs

)

Felice Marano

Written by

Pensador Nômade | Escritor | Evolução Pessoal | LGBTQ & Diversidade | Tireless Traveler | MADE IN NAPLES! Siga minha jornada no Instagram @ forgetaboutit.travel

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade