Tu tens certeza que já conheceu o Portugal?

23 agosto 2017 — Valongo

Felice Marano
Aug 23, 2017 · 3 min read

Imersão em Lisboa apreciando a cidade mais populosa do Portugal ou uma viagem nas regiões mais turísticas do País? Longe de tudo isso. Situado junto ao litoral norte de Portugal, minha aventura Portuguesa começa num Município integrado na área metropolitana do Porto. Valongo, esse o nome, tem tudo para proporcionar experiências únicas, paisagens diversificadas, cultura ancestral, saborosa gastronomia e uma rica história.

Ao chegar no aeroporto, na cidade do Porto, o senhor Arnaldo leva uma branca plaquinha com a escrita Felice, o meu nome que, como no Brasil, com muita facilidade vira Felipe. Com tanto carinho Português a família Lobo tem me recebido em casa com amigos e como um verdadeiro filho, deixando eu apreciar comida tipica como o Bacalhau à Zé do Pipo ou deliciosos bolinhos de amor.

Junto com o Senhor Arnaldo, a Senhora Helena e seus amigos.

Num mundo sempre mais orientado a proposito, para mim viajar significa escolher experiências sobre pontos turísticos e mais do que qualquer outra coisa, qualidade sobre quantidade.

O dia começa hoje com uma visita a Couce, pequeno povoado de origens remotas com marcadas vivências rurais. Percorrendo os caminhos empedrados da aldeia de Valongo, percebo ainda um estilo de vida relacionado com a terra e com os recursos naturais locais. As casas, antigas, são aqui feitas com blocos de quartzito.

Couce, aldeia de Valongo.

Descobrir Valongo com a senhora Helena é para mim desfrutar de um local abraçado por natureza, com riquezas única; paleontologia, fauna e flora, que o homem soube explorar, criando uma paisagem única e continuada no tempo. Da extração aurífera da época romana, à agricultura, passando pela panificação, extração de minérios, culminando com a paisagem protegida da Serra de Santa Justa e Pias.

Eu com a Senhora Helena.

Visitando Valongo aprendo pela primeira vez sobre uma das mais importantes manifestações culturais de Portugal, que aqui acontece: a festa de Bugiada e Mouriscada, candidata a Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco, que ocorre todos os anos, no dia 24 de junho, dia de S. João.

Abraçado pela natureza portuguesa.

Ainda hoje como no passado, minhas viagens são caraterizadas por experiências completamente imersivas e profundas, principalmente com os locais. Trata-se de aproveitar o tempo para abraçar tudo ao nosso redor, para desfrutar até as coisas mais simples que não são necessariamente as mais populares ou as mais famosas.

Aproveitando com muita calma um clima gostoso e o calor de uma receptiva família portuguesa, continuo minha volta ao mundo reforçando minha convicção que, diferentemente do que nós queremos acreditar, o mundo — é— aquele lugar seguro, bem cheio de amor e compreensão que, juntos, deveríamos acolher e construir, pouco a pouco, cada vez mais.

Junte-se a minha aventura:
Instagram: @felicemarano_
Youtube: Felice Marano

Leia a matéria do Catraca Livre sobre minha história aqui.

Felice
#NãoéFelipe rsrs

)

Felice Marano

Written by

Pensador Nômade | Escritor | Evolução Pessoal | LGBTQ & Diversidade | Tireless Traveler | MADE IN NAPLES! Siga minha jornada no Instagram @ forgetaboutit.travel

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade