Como ler mais de 50 livros por ano sem parar de assistir séries

Felipe Barnabé
Jan 5, 2019 · 5 min read

Quando falo para alguém que li nos últimos dois anos 135 livros (60 em 2017 e 75 em 2018) eles assumem que não fiz mais nada durante todo o ano. A verdade é que fiz muitas outras coisas, inclusive assisti várias séries inteiras com várias temporadas na Netflix ou AmazonPrime.

A desculpa que mais escuto de quem diz que queria ler mais é a da falta de tempo. O que é verdade na maioria dos casos. Era o meu caso há dois anos. Sempre li, mas não com um aproveitamento tão bom. Geralmente conseguia ler um ou dois livros por mês e, as vezes, passava meses sem abrir um livro.

O que mudou nesses dois anos? Resolvi melhorar minha utilização do tempo. Comecei com um aplicativo que marcava o uso do celular, ele só dizia o tempo em que a tela estava ligada. Descobri que ficava mais de três horas usando o celular. TRÊS HORAS! Era muito tempo mal gasto. Horas de Instagram, Facebook e Whatsapp que não tinham acrescentado nada de útil ao meu dia. E eu não via essas horas passando, se alguém me perguntasse, diria que quase não usava o celular, via muita gente que passava bem mais tempo com um telefone na mão.

Mas percebi uma outra coisa. Eu não sabia que gastava tanto tempo com o celular, porque não era um período contínuo de uso, eram alguns minutos a cada hora. E se eu fizesse a mesmo com outras coisas? E se eu usasse um pequeno período várias vezes ao dia ao contrário de tentar sentar durante uma hora ou mais de uma vez só?

Se conseguisse transformar uma dessas três horas em leitura, já teria 30h por mês. Dá pra ler muita coisa nesse período e não precisaria abrir mão do tempo que fazia outras coisas.

A partir daí, resolvi que iria tentar ler pelo menos uma hora por dia, todos os dias, o que daria cinco horas de leitura por semana, um livro pequeno ou médio, dependendo do formato. E deu certo!

Com o tempo, aprimorei o sistema. Comecei a ler mais de um livro por vez. Assim, quando pegava um livro difícil ou grande demais, lia um menor e mais simples em outro período do dia. De manhã lia meia hora de filosofia ou teologia e a noite meia hora de literatura. Mais uma vez deu muito certo. Algumas vezes acabava os dois ao mesmo tempo e ganhava uma semana em que não precisava acabar um livro para manter a meta e podia pegar um livro maior.

Cheguei a ler seis livros ao mesmo tempo. Não recomendo. Voltei aos dois simultâneos, no máximo três se estiver em um período mais tranquilo.

Dois anos depois, posso dar algumas dicas práticas para quem quer tentar aumentar o tempo de leitura:

1 — Comece com pouco tempo.

Você não precisa começar com uma hora por dia. Comece com 15min. Isso dá 7,5h por mês. É um bom tempo de leitura, muitos livros bons levam menos tempo.

2— Comece com livros pequenos.

É mais fácil criar um hábito se você estiver feliz com os resultados. Comece com livros curtos e simples, assim a meta vai ser alcançada, talvez até ultrapassada.

3 — Leia mais de um livro por vez, se tiver tempo.

Se você consegue separar dois períodos distintos, vale a pena ler dois livros diferentes. Assim você pode começar um livro que você queria muito ler, mas sabe que será mais difícil e mais lento e ao mesmo tempo ler um outro só por diversão ou mais curto.

4 — Mantenha seus horários fixos, se possível.

Assim como a dica anterior, nem todo mundo vai conseguir seguir esta. Se você tem uma rotina mais estável, vale a pena tentar manter seus períodos de leitura nos mesmos horários. Isso ajuda a criar hábitos mais fortes e mais consistentes.

5 — Leve um livro com você para todos os lugares.

Sempre levo pelo menos um livro comigo. Ao longo do dia, aparecem aqueles momentos de espera em que você vai ficar jogando Candy Crush no celular, aproveite para ler um pouco mais.

6 — Marque quanto tempo você leva para ler uma página.

Comecei a fazer isso depois que comprei o Kindle, ele te fala quanto tempo você vai levar para concluir o capítulo atual ou o livro inteiro, repliquei isso para os livros físicos. Não precisa marcar o tempo de leitura de todos os livros. Marque as primeiras 10 páginas de um livro e provavelmente esse tempo vai servir para os outros livros do mesmo formato. Essa dica é boa para você saber quanto tempo vai levar para acabar um livro. Já peguei livros de 800 páginas em formato grande, daqueles que dão medo de começar, mas depois que você calcula e sabe que vai levar mais ou menos 45h para acabar, fica mais fácil porque sabe que eventualmente ele vai acabar.

7 — Compre um Kindle.

Essa também me ajudou bastate. O Kindle é mais leve e menor do que a maioria dos livros e nele cabem milhares de livros. Sem falar das promoções de ebook da Amazon. Ainda gosto muito mais de livros físicos, mas tem muito livro que só vou ler uma vez e o preço do ebook é bem menor, na maioria das vezes.

8 — Leia assuntos que te interessem.

Quando comecei essa meta, colocava na lista muita coisa que queria ler porque me falavam que eu tinha que ler. Isso faz com que você comece livros que não são do seu interesse. Procure ler aquilo que te entretem. Você faz a mesma coisa com séries e filmes, porque ler coisas que você não quer?

9 — Não se preocupe em ler rápido ou devagar.

Ano passado li o Como Ler Livros do Mortimer Adler, um bom livro. Talvez eu faça uma resenha dele em outro momento. Um dos pontos que ele toca é que livros diferentes, tem formas diferentes de serem lidos. Alguns você vai ler mais lentamente e com mais atenção, outros com menos preocupação e mais rápido. Não se preocupe tanto com isso. Leia no ritmo que fluir melhor para cada livro. Tem livro que você vai precisar voltar e reler e tem livro que você vai ficar satisfeito de ter uma visão geral dele.

10 – Leia.

Por fim. Leia. Não se preocupe tanto com a meta e o tempo. Eles são bons para te ajudar, mas podem ser frustrantes para quem não consegue manter o ritmo. Então leia mesmo se for por períodos irregulares e dias alternados. Comece com pouco e vá aumentando até chegar em um ritmo que te deixe satisfeito.

Por

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade