Previsões para ‘’Os Três Grandes’’ em 2019

Felipe Mesquita
Jan 14, 2019 · 3 min read

Passadas as duas primeiras semanas de 2019, finalmente vamos começar a engatar maiores movimentações na indústria dos games tanto em novidades quanto em lançamentos (apesar de que já tivemos algumas paradas bem bombásticas). Então entusiasta de presságios (e atoa) que sou, resolvi deixar registrado 5 previsões para Microsoft, Sony e Nintendo que acredito que veremos no decorrer de 2019.

MICROSOFT

  • Assim como foi em 2018, a Microsoft Studios vai continuar adquirindo novos estúdios para seu time de desenvolvimento interno. É do meu entendimento que a Microsoft tem feito consultas com uma grande quantidade de estúdios independentes, então acredito que até o final de 2019 veremos pelo menos uma ou duas adições.
  • Anuciados na E3 de 2018, Halo Infinite (que não teve nenhum tipo de data revelada) e Battletoads (que teve 2019 como data indicada) não vão ser lançados em 2019
  • Apesar de não anunciar de fato hardwares de nova geração, Phil Spencer e outras figuras do alto escalão da divisão Xbox vão continuar mencionando factóides sobre o console assim como suas visões e expectativas pra next-gen.
  • O Xbox Game Pass vai vir oficialmente para o Windows 10 e os primeiros testes com Streaming no serviço vão começar exatamente no PC
  • A Microsoft vai testar no mercado um Xbox One sem drive óptico, que seja abastecido apenas jogos digitais. Seu sucesso vai ditar a possibilidade de introduzir também na próxima geração (porém mais cedo na linha de vida do console) um hardware similar.

SONY

  • Nenhum dos três grandes jogos anunciados nos últimos anos (The Last of Us Part II, Ghost of Tsushima e Death Stranding) serão lançados em 2019
  • Dreams vai finalmente sair em 2019 sim, mas esse lançamento não vai vir antes do meio do ano. Por outro lado, Concrete Genie vai ser lançado durante a primeira metade do ano.
  • Assim como foi em 2018, a gente não vai ver nenhum anuncio de jogos de grande perfil, mas vão ter sim anúncios first-party para PlayStation VR e PlayLink.
  • Já sabemos que a Sony não tera nada durante o período da E3 nesse ano, e acredito que o mesmo vai acontecer durante outros eventos como Gamescom e Paris Games Week onde ela não fará conferências. Ela deve estar normalmente na TGS com seu usual show pré-evento, mas não vai ter nada demais por ser algo cada vez mais bem de nicho e focado no mercado Japonês. Porém acredito que em 2019 vamos ver a volta da PSX, muito para ajudar na divulgação de seus três grandes títulos first-party para 2020.
  • Nós não vamos ouvir nenhum tipo de anúncio oficial nem pequenos indicios da nova geração vindo da Sony durante o ano. Porém, em Dezembro durante a PSX, teremos a confirmação de um PlayStation Meeting que acontecerá nos primeiros meses de 2020 onde começará o ciclo de revelação do PlayStation 5

NINTENDO

  • Veremos finalmente mais de Bayonetta 3 e Metroid Prime 4, mas nenhum dos dois será lançado em 2019
  • A Nintendo vai anunciar pelo menos um projeto first-party em parceria com um pequeno estúdio indie do ocidente (tipo foi com Snipperclips)
  • Um Zelda 2D vai ser anunciado para o Switch, representando o começo incisivo do fim das produções first-party para o 3DS
  • O Switch vai receber uma revisão de hardware esse ano, mas nada que vai ser considerado uma mudança significativa
  • A Nintendo vai voltar com os consoles Classic esse ano, lançando um GameBoy Classic, só que o hardware vai ter também jogos de GBC e GBA.

Bom, é isso. Muita coisa ai é meio óbvia, outras são mais arriscadas. Daqui um ano a gente volta e vê se acertei alguma coisa.

    Felipe Mesquita
    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade