Bons Artistas Copiam, Grandes Artistas Roubam.
A Verdade Sobre a Famosa Citação de Picasso.
Esse post é parte do meu desafio de 30 dias de escrita criativa. Clique aqui pra saber mais sobre o desafio ou aqui pra dar uma olhada nos outros posts dessa série.
“Bons artistas copiam, grandes artistas roubam.”
Disse Pablo Picasso… ou será que não?
Supostamente, essa é uma citação do Picasso, mas esse artigo alega o contrário e nos propõe uma perspectiva interessante de que a citação realmente significaria.
Como um artista, tenho ouvido essa citação muitas vezes durante os anos. Eu também ouvi pessoas discutirem seu verdadeiro significado, geralmente com as conotações erradas.
Muitas pessoas consideram isso como uma permissão pra plagiar ou roubar diretamente o trabalho de outros, mas isso é distorcer completamente a citação do contexto da mente criativa. Na verdade, o que a citação pretende retratar é que um grande artista rouba inspiração, não o trabalho em si. Um grande artista verá algo de belo, e então entenderá como fazê-lo mais belo ao adicionar um pedaço de si mesmo à tal.
Um artista “mais ou menos” tentará copiar precisamente a arte existente e no processo criará uma versão de qualidade inferior. Esse é o único resultado possível, pois não há nada a se ganhar copiando algo que já existe. Acaba sendo apenas… qualquer coisa.
Não há inovação ou processo criativo envolvido ao tomar o trabalho de alguém pra você, mas ver algo de valor no mesmo e então fazê-lo seu… essa sim é a verdedaira assinatura de um gênio da criatividade.
Um grande artista vai encontrar inspiração em tudo à sua volta e então roubará aquela inspiração pra fazê-la obra-prima pras suas artes. É por isso que artistas, músicos, escritores etc., sempre precisam de um devaneio. Eles precisam de algo que os mova emocionalmente. Algo do qual podem roubar inspiração pra fazer seu melhor trabalho.
Os grandes artistas vêem o mundo à sua volta como uma mural. Como um conceito pro quê eles podem criar, limitado apenas pelas fronteiras de seus cérebros criativos. Os grandes artistas roubam de tudo que olham. De todas as suas experiências e de todas as suas interações. Nós roubamos inspiração de todo o canto que podemos pois nós mesmos somos inspirados.
Inspirados a criar. Inspirados a construir. Inspirados a mudar. Nós mesmos e o mundo à nossa volta.
Então, da próxima vez que você se encontrar numa crise de criatividade, apenas olhe ao redor. Há beleza de onde se roubar em tudo à sua volta. Há inspiração em abundância pra se virar, e lembre-se sempre de que a assinatura de um verdadeiro artista são suas habilidades de roubar algo e então torná-lo único. De fazer algo que é o mesmo, mas diferente.
Pois não há real originalidade. Há apenas duplicação contínua. Por isso, é necessário roubar. Mas apenas a inspiração por trás do trabalho. Não o trabalho em si.
Clique aqui — Pra saber mais ou registrar-se pro desafio criativo 30 Dias de Pensamento
Originalmente publicado em raymmar.com em 22 de março de 2015.