SAMU : Utilizando método científico

Então galera, to tentando me tornar um cientista/pesquisador… e pra isso, eu li muito sobre método científico. Apesar de ter lido muito sobre, vocês irão perceber que ainda não domino muito bem o tema.

E nessas andanças, achei o dataset do SAMU, disponível no site da prefeitura do Recife. E foi ai que comecei a utilizar o método científico para ver se conseguia tirar alguma coisa do papel.

Só para fins de curiosidade, segue uma definição simples de método científico: “ O método científico parte da observação sistemática de fatos, seguido da realização de experiências, das deduções lógicas e da comprovação científica dos resultados obtidos. Para diversos autores o método científico é a lógica aplicada à ciência.” [1]

Observação

Procurei observar quais variáveis estariam no interesse da população em geral e de um possível administrador de recursos.

Entre eles, analisar por exemplo, o “tempo de espera” entre a chamada e o atendimento de fato. E o primeiro passo foi analisar os dados primários. Eu fiz isto através de uma análise exploratória, como por exemplo, plotar frequências, ocorrências de um valor.

Perguntas

A segunda fase do projeto, que se interpolou com a primeira, foi realizar várias perguntas ao mesmo tempo que procura respostas através de diferentes observações.

Uma das maiores dificuldades é quando você fica estacionado em algum desenvolvimento e/ou pergunta. Por exemplo, ao tratar os dados temporais do Dataset, tive de entender um módulo novo do Python (DateTime) e além disso, as possíveis regex de tempo como “hh-mm-yyyy” e/ou “hh:mm” , etc, e como realizar cálculos entre elas.

Respostas

As respostas desse método e exploração que durou 4 meses eu vou postar mês que vem, assim espero! (O texto vai ficar grande mas vai valer a pena).

[1] http://www.significados.com.br/metodo-cientifico/

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.