A evolução da sociedade de forma ilustrada

Felipe M. Brandalise
4 min readJan 26, 2018

Confesso que torci por um dia de chuva no litoral catarinense (#sqn) para poder escrever esse post. Buenas, aqui estou =D

Por vezes nos vemos em discussões sobre o rumo da nossa sociedade. Construímos uma constante percepção de que as coisas não estão indo bem. Trump, terrorismo e corrupção nos levam a crer que perdemos o rumo da evolução e que como sociedade estamos na estrada errada.

Não se sinta sozinho. De acordo com o site Our World in Data (E-X-C-E-L-E-N-T-E), 9 em 10 pessoas não acreditam que o mundo está melhorando.

Usando o exemplo de dados sobre extrema pobreza, 90% da Inglaterra e 95% dos Estados Unidos acreditam que a população que vive em condições de extrema pobreza dobrou no mundo.

Esse tipo de pensamento rola muito em função do que consumimos da mídia (sem sofrimento sobre esse fato ok?). Isso acontece porque a mídia de forma geral foca em comunicar eventos rápidos e pontuais que geralmente são ruins (avião que caiu, desastre natural, discursos de raiva, etc).

A evolução da sociedade sempre se deu em médio-longo prazo.

Dificilmente temos fatos que representam grandes evoluções que são rápidos de serem comunicados e por isso falhamos (em termos de sociedade e mídia)em divulgar tais acontecimentos.

Ok, vamos dar uma olhada no médio-longo prazo então (usando o site Our World in Data como referência).

Pobreza

População vivendo na extrema pobreza

Extrema pobreza se caracteriza pelas pessoas que vivem com menos de $1.90 por dia.

Em 1950, 70% da população vivia em extrema pobreza. Em 1984, 40%. Em 2015, menos de 10%.

Nos últimos 20 anos (1996–2016), evoluímos o que demoramos 100 anos para evoluir (1820–1920). O resultado é fantástico, um dos mais importantes dos últimos 2 séculos.

Alfabetização

No passado apenas uma pequena elite era capaz de ler e escrever.

Vamos enxergar desta forma. Se você estivesse vivo em 1800, você teria 90% de chance de não ser alfabetizado. Hoje, você tem 80% de chance de ser alfabetizado.

Mortalidade infantil

Mortalidade infantil mundial

Como disse anteriormente, precisamos ter uma visão de médio-longo prazo para enxergamos o quanto evoluímos.

Em 2010, 5% da população morria antes dos 5 anos de idade. A 200 anos atrás, a mortalidade era 800% maior (43%). Impressionante, não?

Expectativa de vida

Expectativa de vida a partir de 1770

Em 100 anos, nossa expectativa de vida mais que dobrou.

Liberdade

População vivendo em diferentes regimes políticos

Por volta de 1990, as colônias deixaram de existir e a democracia se tornou o modo de governo predominante no mundo.

Liberdade política e civil estão no coração de todo o desenvolvimento.

Educação

Projeção da população mundial de acordo com o nível de educação

Nenhum dos atingimentos dos últimos 2 séculos foi possível sem a evolução maciça da educação.

As projeções apontam que por volta de 2100, não existirá ninguém sem algum nível de educação formal e teremos mais de 7 bilhões de pessoas com no mínimo educação secundária.

Os estudos apontam que toda essa evolução aconteceu e está acontecendo através de um pilar principal: COLABORAÇÃO. Nossa cognição está em constante evolução (vou escrever outro post sobre isso em outro momento pois esse está se tornando um wall of text) e algumas partes da sociedade, mais que outras, já entendem que contando com nossos pares conseguimos atingir coisas que jamais seriam alcançadas se não atuássemos minimamente de forma colaborativa.

Todos temos o direito de achar o que quisermos sobre nossa sociedade, inclusive que não estamos na direção correta. Porém, não podemos ignorar os fatos estatísticos que nos cercam. Por isso, quando estiver naquela discussão gostosa de bar ou entre família, não esqueça que existem dados mostrando que vivemos numa época linda da humanidade e deveríamos estar lisonjeados. Mais que isso, temos o dever de colaborar, ter empatia e saber que a construção do futuro se baseia no caminho que estamos trilhando.

Tenha certeza que a estrada que escolhemos é linda e o que estar por vir, para nossos filhos, netos e futuras gerações, será algo que teremos orgulho de ter participado no seu início ;)

--

--

Felipe M. Brandalise

Agile enthusiast, Head of Product & Engineerin @ Agriness and fan of the digital culture. I'm into a lot of stuff - gotta embrace life!