O poder de um sorriso

Felipe Cavalcanti
Sep 2, 2018 · 2 min read

31 de Agosto, Sexta-feira, 11:50h, Recife Antigo.

Meia hora antes disso acontecia o almoço rotineiro das 11:20h com meus companheiros de trabalho. Foi uma manhã de trabalho duro: ciclo de testes semanal para acabar, problemas com cliente da Empresa Júnior, cansaço proveniente da semana inteira. Mas seguia feliz e sorridente. Era algo que me fazia bem pelo simples fato de me sentir vivo e útil. O almoço e os momentos de risada dentro do nosso projeto aliviam um pouco a pressão imposta no dia-a-dia. Entretanto, não é sobre isso que quero falar.

Voltemos para 11:50h. Almoço acabou. Tive que ir ao banco lá no Shopping Paço Alfândega. Dayse, minha colega de estágio, me acompanhou e foi comprar um sorvete. Opa, tem um açaí famosinho ali (Há uns 4 meses que eu não tomava açaí por motivos de uma saúde debilitada hahaha). Decidi ir lá e esse foi o diálogo:

Eu: -Bom dia, moça. Tudo bem? Vou querer um açaí de 300ml, por favor.

Vendedora: -Olá. Bom dia! Meu Deus, eu amo esse sorvete! É o meu preferido. Tomo todo dia uns 4 (risadas). Meu dinheiro vai todo para a faculdade e se deixar eu gasto o resto com isso (falou ela para minha colega). Vocês trabalham aqui?

Eu: Espera. Defina “aqui”. No Recife Antigo sim. No Paço não.(risadas)

Vendedora: Poxa, vocês iriam ganhar 10% de desconto se trabalhassem aqui no Shopping.

Eu: Aceito o desconto de qualquer forma, moça.

Rimos muito e ela me perguntou em seguida:

-Qual vai ser a forma de pagamento? Só não aceitamos VEM ainda, tá?

Nesse momento eu percebi que aquela pessoa era uma daquelas almas boas, sabe? Daquelas que merecem ser reconhecidas. Sorri e segui para o banco. Mas fiquei com aquela vontade de dizer que ela era ótima no que fazia e que merecia muito na vida. E assim o fiz.

Saí do banco. Passei no Açaí de novo. Ela estava de cabeça baixa lendo alguma coisa. Cheguei e disse:

-Oi, tudo bom? Eu tô passando aqui de volta só pra dizer que você é uma ótima vendedora e merece muita coisa boa na vida.

O sorriso que aquela mulher abriu ao me agradecer foi algo que fez o meu dia valer muito a pena. O sentimento de humanidade e de felicidade por ter feito o dia dela mais feliz foi algo inexplicável.

Busquem tratar as pessoas da forma que vocês gostariam de ser tratadas, mesmo que as pessoas não façam isso contigo. Seja amor e luz sem obrigação. Um dia o Universo devolve tudo de bom, mas até lá faça sua parte.

Felipe Cavalcanti