Felipe de Morais
4 min readSep 4, 2017

Meus aprendizados com meu primeiro Pull Request para a Operação Serenata de Amor

Minha história com a Operação Serenata de Amor começou quando eu estava na Python Sudeste de 2017 no Rio de Janeiro, muitas pessoas falavam pelos corredores sobre a Jessica Temporal e o Eduardo Cuducos. Ao longo do evento eu descobri que eles eram parte desse maravilhoso time.

Durante as lightning talks os dois subiram ao palco e responderam perguntas sobre o Serenata, falaram sobre o que eles têm conseguido fazer e o efeito desse trabalho todo. Naquele momento eu decidi que gostaria de fazer uma colaboração.

Aquela era a minha oportunidade para começar ajudar uma iniciativa de código aberto. E o melhor momento para isso eram os sprints da Python Sudeste, onde participantes do evento se reúnem para contribuir com iniciativas como a Serenata.

Chegando nos sprints comecei a instalar o que precisava. Vi que tinha possibilidade de utilizar Docker e fui logo por essa abordagem pois já tinha experimentado as maravilhas da ferramenta. Executei o comando e deu um erro, fui investigando e pedindo ajuda para ir resolvendo o que aparecia pela frente. Ao fim do dia eu não consegui utilizar Docker como esperava. Então ouvi a frase da Temporal:

Docker é lindo, quando funciona…

Eu já tinha usado Docker com sucesso antes e percebi que tinha uma frustração com ele ali. Imaginei que seria um bom ponto pelo qual eu poderia começar.

Fui embora determinado a fazer com que posse possível utilizar Docker naquele código.

Imagem do meme challenge accepted

Chegando em casa fiz o Jarbas funcionar com Docker e abri o meu primeiro Pull Request e com ele percebi os aprendizados que tive ao longo do caminho e vou compartilhar aqui.

Pull Requests

Eu tinha uma visão de que o meu PR poderia ser hostilizado por não estar bom o suficiente ou no padrão esperado. Isso nem faz sentido pois como é um trabalho voluntário se você não é bem tratado, como deveria, simplesmente deixa de contribuir e quem mais perde com isso é o projeto. A realidade foi muito diferente do que imaginava. Fui muito bem recebido e gostei muito da experiência de discutir sobre a proposta. O que nos leva ao nosso próximo ponto.

Feedbacks sinceros

Uma parte super importante nesse processo foi o que aprendi com os comentários, tanto das partes que estavam boas quanto do que poderia ser melhorado.

Os mantenedores da Serenata vão te apoiar para que aquele PR esteja no melhor estado possível antes que seja integrado ao projeto, com isso eles vão te ajudar com comentários, dicas e tudo o que for possível para que o seu PR fique incrível, elevando o seu nível de conhecimento. :)

Revisão de código

Outro ponto interessante é que como quem mantém a inciativa vai conseguir ter uma visão mais abrangente sobre como aquilo pode afetar outras partes ou até mesmo outros projetos. Vão lhe fazer recomendações de melhorias a serem feitas através de revisões para deixar seu código perfeito. O GitHub facilita bastante isso permitindo que comentários sejam feitos em linhas específicas de código que precisam de modificações

Aprendizado

Ao longo do processo ocorre muito aprendizado, sobre o contexto do projeto, boas práticas de código e outros pontos que você nem imagina. Esse é o tipo de experiência que permite que você cresça de maneira brilhante além de estar em contato com pessoas que são referências na área.

Pareamento

Às vezes as conversas nos comentários ficam confusas e uma abordagem que o pessoal da Serenata utiliza que facilita muito a vida é realizar o "pareamento" para ajudar a esclarecer alguns pontos necessários. Normalmente acontece através de uma chamada de vídeo para que os dois possam compartilhar suas telas e conversar ao longo do pareamento. Isso também se aplica quando alguém quer começar a contribuir e não sabe muito bem por onde começar.

Satisfação

Além de toda a experiência e do aprendizado, fico muito orgulhoso de saber que estou contribuindo para um projeto que ajuda a fiscalizar os gastos que os políticos fazem com o meu e o seu dinheiro. :)

Outro ponto que me deixou bem feliz foi agradecimento feito pelo Cuducos no Twitter. :)

Tweet com o agradecimento do Eduardo Cuducos. https://twitter.com/cuducos/status/864932013345787906

Moral da história

Perdi o medo de contribuir com projetos abertos e tive a oportunidade de trabalhar com pessoas incríveis. Só alegria! \o/

Se você tem interesse em ajudar e não sabe por onde começar me manda uma mensagem no Twitter para que possamos ver isso. ;)

Felipe de Morais

Desenvolvedor apaixonado por aprender e resolver problemas