O que aprendi com o Django Girls Porto Alegre

Organizar o Django Girls Porto Alegre me fez aprender 3 lições muito importantes que eu já tinha ouvido, mas ainda não vivido e gostaria de compartilhar com você.

Foto com todas as mais de 80 pessoas envolvidas no evento

O Django Girls é um evento de empoderamento de mulheres que começou na Europa e vem se espalhando por todo o mundo. A ideia é mostrar para as meninas como é a área de TI e mostrar que é uma possibilidade de carreira também, desmistificando essa ideia de que é uma área para homens. É a experiência de organizar a edição de POA que vou compartilhar com você.

Lugar de mulher é onde ela quiser!

Durante a organização em muitos momentos as pessoas colaboravam com pontos que eu jamais iria imaginar sozinho. Um deles foi sobre solicitar patrocínio de empresas como Heroku e GitHub que tornaram possível o evento, algo que nunca teria passado pela minha mente. Na hora de decidir a linguagem que iríamos utilizar para a comunicação do evento, o mesmo se repetiu. Uma brilhante ideia surgiu de onde não se imaginava, vamos usar o feminino antes do masculino sempre que possível, afinal no evento a prioridade é delas. Esse tipo de situação me mostrou quão poderosas são as pessoas reunidas com um propósito. Sem dúvidas não teríamos enxergado tão longe se não estivéssemos apoiados nos ombros de gigantes.

Se pude enxergar longe foi porque me apoiei nos ombros de gigantes. — Isaac Newton

Outro ponto importante é que nas primeiras reuniões não tínhamos ideia de como iríamos conseguir tudo que a gente queria, para fazer um evento maravilhoso com: comidas, palestras, brindes, camisas e tudo mais. Neste momento bate aquele medo de achar que não vai conseguir, mas é normal ele vai e vem a todo momento. Devagar a gente foi conseguindo tudo o que a gente precisava. Nos organizamos em pequenos grupos de responsáveis por participantes, patrocinadores e treinadoras(es), enquanto eu fiquei como ponto de contato entre os grupos. Magicamente os pontos foram se ligando e tudo deu certo. Tudo que tivemos que fazer foi continuar trabalhando e ter fé de que os pontos iriam se ligar no futuro.

Você não pode conectar os pontos olhando para frente; Você só pode conectá-los olhando para trás. Então você precisa confiar que os pontos vão de alguma forma se conectar no futuro. — Steve Jobs

Sem dúvida o momento mais realizador foi depois das retrospectivas de sábado, quando observava no olhar de cada um como estavam felizes. Saber que eu tive um pouquinho de responsabilidade naquela alegria toda me deixa feliz. Eu gosto de chamar isso de o prazer de se sentir responsável por plantar um pouco de felicidade no coração das pessoas.

Seja a mudança que você deseja ver no mundo. — Mahatma Ghandi

Maior ainda que essas lições é entender que todo momento é de aprendizado, sendo ele bom ou ruim. Por isso encontre o que você aprende em cada burrada e cada acerto que você tem.


Agradecimentos

Gostaria de agradecer a todos que fizeram esse evento possível. :D