MANIFESTO PELA UNIÃO E A AMEAÇA COMUNISTA

Já estava com a ideia desse texto há algum tempo na cabeça, e agora que o candidato Cabo Daciolo conseguiu unir toda a esquerda em torno da linda ideia da URSAL, o momento é mais do que oportuno para falar sobre o papel da esquerda, as várias esquerdas e a sua união, ou nao.
URSAL E A FONTE DAS MELHORES IDEIAS ESQUERDISTAS
Vamos começar falando sobre URSAL, que ideia linda e maravilhosa, um verdadeiro sonho! Não preciso entrar nos detalhes dessa proposta incrível, que seria a verdadeira solução para os problemas da América Latina!
O que realmente é impressionante é que isso tenha vindo da boca de Cabo Daciolo, e que, até onde soube, tenha se originado de um delírio olavete. Isso me lembra todas as acusações loucas que foram feitas contra a esquerda no período pré-golpe e durante o golpe também… Tanto foi dito, sem prova alguma. Falaram que a esquerda estava doutrinando os jovens via educação, que existia um complô para espalhar “ideologia de gênero”, que existia uma Ameaça Comunista, que tinha aparelhamento do Estado, que as mais variadas figuras eram comprovados comunistas( e como teve liberal que entrou sem saber nessa lista), entre outras sandices defecadas pelas bocas de mbl e seus acéfalos seguidores.
AGORA A GRANDE CONSPIRAÇÃO É A URSAL.
Hoje, após a queda de Dilma e as vésperas de mais uma eleição pautada por uma indústria de comunicação que só olha para a direita, eu penso que teria sido bom que tivessem doutrinado os jovens, para não seguirem esses dementes, seria bom que uma Ameaça Comunista fosse real e acontecesse, seria ótimo mandar vários desses idiotas para o Gulag Canavieiro, seria orgásmico ter um Estado Vermelho, um judiciário progressista, um congresso que realmente representasse o povo e seus anseios e desejos e a vida seria linda se toda a América Latina fosse unida sob um governo progressista.
Diante disso tudo, tenho que dizer isso: A direita louca é a fonte das melhores ideias para a esquerda!
Se tivéssemos feito tudo o que disseram que íamos fazer, a URSAL já poderia ser uma realidade!
O CAMINHO DA LEGALIDADE E O CAMINHO DO PROGRESSO.
Por que a Esquerda, recebendo todas essas boas ideias dos nossos inimigos, logo que fonte, não executou todas essas ações em direção ao progresso?
Por que a Esquerda Brasileira segue um caminho de legalidade, em que confia-se nas leis e nas instituições para a manutenção do Estado Democrático de Direito, o que não é errado, pelo contrário, seria corretíssimo, não fosse o fato de que a direita ignora totalmente qualquer lei e instituição para conseguir seus objetivos, e se considerarmos que, infelizmente, as leis e instituições já operam sob a lógica capitalista, quem paga mais leva o sistema a seu favor, e isso é perfeito para a direita neoliberal.
Em todas as épocas em que se teve disputas por direitos humanos, pela conquista e pela garantia deles, houve luta.
Existe uma imagem que já compartilhei algumas vezes que diz que a escravidão era legal, o nazismo era legal e o apartheid era legal, a luta pelos direitos não pode ser legalista, por que a exploração e o abuso sempre dão um jeito de serem legalizados, e bem mais rápido do que os direitos.
Com isso não quero desmerecer o papel dos legalistas e reformistas, uma coisa que a esquerda brasileira precisa fazer para ontem é parar de julgar e dividir a si mesma. É preciso entender que toda a esquerda, desde a galera mais alinhada ao centro quanto a extrema esquerda tem o mesmo objetivo: o progresso dos direitos. Não pode existir uma briga entre reformistas e revolucionários, se, no fim das contas o objetivo é o mesmo. A briga tem que ser entre esquerda e direita, progressistas e conservadores, capitalistas e explorados.
Mas, para isso acontecer, é urgente a necessidade de uma reeducação da esquerda, para que todos possam reconhecer o papel de todos na mesma luta.
A esquerda tem que ser representada em todos os fóruns em que se discute e decide o futuro do povo. É necessário desembargadores, juízes e advogados legalistas de esquerda, presidente, ministros, senadores, deputados, governadores,prefeitos e vereadores de esquerda, tentando o avanço dos direitos pela via legal, eleitoral e democrática, candidatos, mesmo que não se elejam, mas que sejam de esquerda radical, pois a mesma precisa de representatividade e de pautar os assuntos progressistas na política nacional, partidos, grupos, pessoas dispostas a fazer o trabalho clandestino, a buscar a justiça com as próprias mãos, buscar a revolução, por que não é só dentro da lei que se conquistam direitos e pessoas comuns com consciência de classe, que todos possam entender que capitalismo = exploração.
Mas para chegarmos nessa utopia é preciso um grande trabalho de compreensão e entendimento dentro da esquerda. O amiguinho revolucionário panfletário precisa entender que a ciranda tem seu papel na luta, mesmo que seja para arregimentar novas pessoas para o progressismo, não dá mais para ficar julgando a atuação do outro, apenas respeitar seu espaço e seu papel na luta. Todos estamos no mesmo barco, nos dividir é o objetivo do inimigo.
AS NOSSAS DIVISÕES.
PRECISAMOS FALAR SOBRE AS PAUTAS IDENTITÁRIAS.
A falta de instrução, educação e consciência política cria fenómenos como o pobre de direita, o negro de direita, a mulher de direita, entre outros,ou seja, o explorado que apoia o explorador.
Brizola uma vez disse que se a globo era a favor de alguma coisa, nós seríamos contra, porém, um dos principais truques que garantem a sobrevivência do capitalismo é a absorção de tudo, inclusive de alguns valores progressistas, e isso engana muita gente.
O CAPITALISMO SÓ PERMITE A EXISTÊNCIA DE CERTAS PAUTAS AS CORROMPENDO.
Eu entendo e apoio o argumento sobre representatividade, mas achar que só por que uma pessoa que faz parte de determinada etnia ou orientação sexual aparece em um programa ou em um comercial, não muda a mensagem nociva que o mesmo transmite, é apenas o uso da imagem de um grupo em favor do lucro de algum capitalista safado.
As pessoas precisam entender que além das lutas identitárias, devemos sempre combater o capitalismo, pois esse é o maior gerador de desigualdades, e graças a desigualdades criadas e mantidas pelo capitalismo que preconceitos conseguem se perpetuar na mente do coletivo, mesmo porque preconceitos só servem para dividir, e, como disse acima, nos dividir é o objetivo do inimigo.
CONCLUSÃO E A AMEAÇA COMUNISTA
QUE FIQUE CLARO:
Os inimigos verdadeiros são os capitalistas (exploradores), conservadores e direitistas. (Um bocado de redundância aí, mas é bom explicitar tudo.)
Todos que estão dentro do espectro progressista de pensamento contribuem de sua maneira para a luta e seu papel não deve ser desvalorizado ou colocado no papel do inimigo. A esquerda tem que se unir em prol do seu objetivo comum.
A luta pelos direitos não pode ser apenas legalista, se faz necessário, sempre e mais do que nunca, a atuação na clandestinidade, na ilegalidade, porque senão os agentes do atraso acham que podem fazer o que quiserem. Falta ameaça aos senadores e deputados golpistas, aos juízes de todas as instâncias que autorizam golpes e rasgam a constituição, aos empresários safados que enriquecem explorando o povo e aos meios de comunicação que se dedicam a enganar o povo.
Os grupos identitários nunca podem perder de vista o verdadeiro inimigo, e não devem se contentar com migalhas enganosas jogadas pelo sistema.
Por fim, que sejamos tão radicais quanto dizem. A ideia da Ameaça Comunista existe desde que se ouviu falar na Revolução Soviética por aqui, mas essa “ameaça” nunca realmente ameaçou o sistema, foi apenas mais uma enganação do inimigo. Pois bem, minha proposta é que a Ameaça Comunista realmente exista, com esse nome mesmo, e tome ações, legais e ilegais na luta pelos direitos e contra o capitalismo. Chega de inércia, hora da ação!
E que essa Ameaça se espalhe por todo o mundo!
Se gostou do texto, clica nas palminhas, se não gostou, clica lá também, o importante é participar…rs
