Como eu tenho trabalhado com Metodologia Ágil atualmente?

O objetivo desse texto não é de te ensinar a usar ágil, nem Scrum, mas é só falar um pouco como eu tenho usado no meu dia-a-dia; primeiro para documentar, segundo com o simples intuito de compartilhar o que aprendi até agora.

Mas então, se você quer aprender como funciona metodologia ágil, ou os conceitos, eu super recomendo os livros "Fazendo o dobro na metade do tempo", o "Scrum Guide" (inglês) e o "Scrum direto das trincheiras". Tente ler nesse ordem que coloquei. Esses livros me ajudaram bastante a desvendar alguns mistérios. Há também outras fontes de informação como o podcast da Hipsters.tech e do Jovem Nerd sobre Ágil, ambos são muito bons; e estão à um Google de distância de você.


Bom, vamos lá?

Trabalho em lugar que não tinha a cultura ágil quando entrei, isso é bem normal ultimamente (e espero que mude), então desde o início da minha jornada eu tenho estudado e inserido os termos e rotinas comuns à metodologia do Scrum, mas o primeiro passo não foi esse. Inicialmente começamos apenas da abstração de listas de ToDo para as listas colunadas do Trello ❤. O bom e velho KanBan!

A partir daí, após alguns muitos feedbacks de coisas que não funcionavam (ou funcionavam), fui refinando coletivamente até chegar no modelo seguinte quadro (board, para os íntimos). Ele atualmente tem 7 colunas (podem haver mais etapas conforme a natureza do projeto) que estão dispostas da seguinte maneira:

Épicos

São as tarefas macro do projeto, elas deverão ser “quebradas” tarefas menores e mais técnicas e colocadas na coluna Tarefas.

Quem mexe aqui? Scrum Master & Equipe Cliente (PO)

Tarefas

São as tarefas a serem feitas. Tem um caráter mais técnico e prático. As tarefas estão em sua maioria envolvidas ou relacionadas com algum Épico, mas não é uma regra, pois podem haver tarefas independentes.

Quem mexe aqui? Scrum Master & Equipe Cliente (PO) & Equipe

Backlog

Para cada rodada de trabalho (chamamos de Sprints), selecionamos quais tarefas terão prioridade. A lista de Backlog serve para isso, separando do que é importante no momento e o que não é. Outra observação importante é que a lista de backlog é imutável ao longo da rodada de trabalho (salvo em raras exceções). O topo da lista são as tarefas mais importantes.

Quem prioriza? Equipe Cliente (PO) & Scrum Master (auxilia)

Quem mexe aqui? Equipe

Fazendo

É a lista de tarefas em execução. É obrigatório ter um dono o cartão! (carinha no card)

Quem mexe aqui? Equipe

Com Impedimentos

Ao longo da rodada de trabalho, checamos regularmente o progresso da tarefa, se em algum caso encontrarmos alguma pendência, seja de informação ou material, movemos o cartão/tarefa para cá, marcando a pessoa responsável por ajudar a resolver a questão. Uma vez resolvido o impedimento a tarefa volta para o Backlog (topo da lista)

Quem mexe aqui? Equipe & Quem for marcado como colaborador para resolver o impedimento.

QA

Se a tarefa não tiver qualquer impedimento, após a etapa de Fazendo ela vem para QA (Quality Assurance). Nessa etapa, são duas etapas:

1. INTERNO: a Equipe marca o(a) Scrum Master para fazemos verificação interna da tarefa; que, se não aprovada, volta para Backlog (topo da lista);

2. EXTERNO: Se estiver OK de acordo com a avaliação do Scrum Master, este adiciona a Equipe Cliente (PO) para dar a avaliação externa; que faz uma nova verificação; se OK envia para Sprint #, caso contrário, volta para Backlog (topo da lista).

Quem mexe aqui? Equipe & Equipe Cliente (PO) & Scrum Master

Sprint #<1,2,3,4…>

São todas as tarefas aprovadas interna e externamente.

Quem move o cartão para cá? Equipe Cliente (PO)


Como disse antes, este é apenas a maneira como uso atualmente o Trello e o Scrum como referência. Há diversas formas diferentes e existem muitos outros detalhes que você pode incrementar junto ao seus time & projeto. Importante é você pedir sempre feedback da equipe, cliente e todos envolvidos no projeto. Afinal, o processo Kaizen recomenda isso: Melhorar sempre!

Se você quiser usar o quadro como referência, você pode acessá-lo pelo link: https://trello.com/b/nCO0Mw0N

Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem vindas!

Um abraço,

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.