Sobre o discurso do Chris Rock no Oscar e a meritocracia da vida.

Antes de começar a ler veja esse vídeo.

Pra você se esteve dentro de uma caverna nos últimos meses, houve uma polemica sobre não ter indicados negros ao Oscar e vários artistas boicotaram o evento, entre eles estão Spike Lee, Will Smith e sua esposa Jada.

Pois bem vamos falar sobre o video, tenho que concordar que não é a primeira e não vai ser a ultima vez que isso vai acontecer em um Oscar, pelo simples das pessoas negras estarem em uma desvantagem muito grande comparada com uma pessoa branca. Não estou sendo vitimista, sei que ambos os lados tem potencial para ser o que bem entender, mas e o reconhecimento? No show de stund up do próprio Chris Rock tem um momento em que ele diz “Vocês ja viram onde o Shack O’neil mora ? E você olha para o vizinho, e a profissão dele é dentista.” Não sei se você conseguiu entender a piada, se não leia de novo.

Sempre quando alguém fala pra mim de meritocracia social, tenho uma enorme vontade de começar a dar uma aula de história para a pessoa, mas não me atrevo pois não sou professor de história, mas precisamos tomar cuidado quando falamos que todos tem oportunidades.

Você não estará sendo justo, o ponto de partida de uma pessoa que mora do seu lado e é branca está há milhas de distancia de seu ponto de partida, você terá que correr muito só para chegar no ponto de partida dela.

Não existe mérito social, existe mérito empresarial. Você pode até ser algum executivo onde você trabalha, mas se alguém ver você saindo de seu Porsche na rua irão entortar o nariz.

Explicação da piada : O Shack O’neil precisou ser a lenda que é pra conseguir um lugar bom para se morar, o outro cara branco só precisou virar dentista.

Pra quem não conhece o show Never Scared do Chris aqui vai uma parte.

<iframe width=”420" height=”315" src=”https://www.youtube.com/embed/Fwxa1pm1s9M" frameborder=”0" allowfullscreen></iframe>