Feedback sobre o 1º Sales Meetup Vale.

Em Blumenau, no dia 30 de Agosto de 2018, na Fábrica de Negócios, na Rua Antônio da Veiga, empreendedores se reuniram para discutir sobre vendas.

A pergunta que conduziu as discussões foi:

Afinal, como tirar o comprador da zona de conforto?


O marketing que se diz estratégico funciona mais como um caminho para enviar conteúdo relevante para o consumidor sobre a solução proposta.

Post pagos, post gratuitos, e-books e newsletter são exemplos desse conteúdos que relatam os benefícios da solução comercializada pelo empreendedor.

Mais cedo ou mais tarde, o consumidor vai querer fechar a compra.

O vendedor atua mais como um consultor, contextualizando o problema do cliente e como a solução vai agregar valor. E o marketing é que vai fazer com que o consumidor perceba que existe a necessidade de adquirir a solução.

Parece uma boa solução, certo? Mais ou menos.


Esse modelo de marketing focado em enviar conteúdo gratuito para “evangelizar o consumidor” já está ficando chato, tedioso e até intrusivo.

A equipe do marketing manda alguns e-books, por exemplo. O consumidor nem lê o material, seja por falta de tempo, seja por falta de interesse, seja por falta de profundidade do conteúdo.

A equipe de vendas crê que o cliente gostou do conteúdo e liga para a pessoa. Acredita que é a hora ideal para fechar um negócio. E recebe um “não”.

Percebe a falta de sintonia entre a equipe de vendas e a equipe do marketing?

Essas são umas das inúmeras dificuldades relatadas pelas pessoas que se interessam por vender.

O que fazer?


Discutindo sobre como vender… E para quem vender.

Demais pontos levantados pela discussão:

  • Encontros presencias para fechar negócios funcionam bem. Às vezes, um encontro num lugar mais reservado e uma conversa livre e informal funcionam melhor do que falar somente em negócios. Amizade e um mínimo de empatia agregam valor nas relações. Ninguém quer um chato que só fala do quão o próprio produto é inovador.
  • Um modelo de negócios que consegue se unir a outros grandes players pode usufruir de uma lista de contatos já construída.
  • Um bom marketing de conteúdo não apresenta, apenas, um conteúdo gratuito e bom. A equipe de marketing precisa saber chegar no consumidor, “semear as necessidades”, “qualificar o cliente”, informá-lo suficientemente sobre a solução proposta. E, assim, a equipe de vendas pode fechar a venda.
  • Todas os departamentos de uma empresa precisam unir a parte operacional com a parte mais estratégica. A equipe de vendas, por exemplo, precisa vender e bater as metas… Mas, precisa, também, pensar num longo prazo e colaborar com os demais departamentos.
  • Na maioria das vezes, um cliente lê um conteúdo, não por sugestão da equipe do marketing, mas, por sugestão de um amigo ou conhecido.
  • Algumas empresas promovem palestras para divulgar a marca. Essa estratégica funciona melhor se um cliente palestrar e mencionar como o problema dele foi resolvido porque ele adquiriu a solução da “empresa X”. Pergunte para um cliente como ele “enxerga” as própria necessidades e peça para ele replicar essa “visão” para que demais pessoas entendam a importância de resolver esse problema.
Minha querida amiga Tay: Uma super vendedora.

Bem, existe uma maneira de transformar o marketing de conteúdo numa coisa ainda mais disruptiva e assertiva?

Existe alguma ferramenta de planejamento estratégico capaz de fazer com que o seu marketing fica ainda mais assertivo e capaz de engajar a audiência?

Existe algum conhecimento técnico que a equipe de marketing pode usar para conciliar feeling (intuição) com ciência do empreendedorismo?

Eu, Felipe, disponho-me a criar uma ferramenta assim. E apresentá-la num próximo Sales Meetup Vale.

Felipe Gruetzmacher

Written by

Sou alguém disposto a usar a literatura científica e aportes teóricos para imaginar outro mundo.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade