Insights para soluções em infraestrutura regional (Parte 1):

Felipe Gruetzmacher
Sep 1, 2018 · 4 min read

Aqui, temos a entrevista “ Não há outra alternativa senão a de investir em infraestrutura” concedida por Walter Dissinger para o Estadão.

Walter Dissinger, Global Ceo da Votorantim Cimentos, bate na tecla: “Sem investimento em infraestrutura, o país não sai da crise”.

Pense numa boa cidade.

Agora, comento sobre O “Desafio da Iniciativa privada” que a Greenplace Park lançou:

  1. A Greenplace Park é uma iniciativa de empreendedorismo social que está ressignificando um complexo fabril que estava desativado na cidade de Blumenau.
  2. O desafio é proposto para as grandes campões dessa indústria. Vamos desafiá-las a nos auxiliar na questão da modernização do espaço (revitalização).
  3. Temos uma campanha de crowdfunding no site vakinha.com a Greenplace park vai angariar cimento, ferro, tubos e conexões.

Digamos, então, que as obras terminem e o espaço seja revitalizado…

As empresas que “abraçarem” o desafio podem fazer perguntas para saber se o usuário dos espaços da Greenplace Park aprovam e gostam do espaço físico?

Temos a ferramenta “Job to be done” que, no caso abaixo, foi adequada para saber o que o consumidor acha dos usos do espaços físicos da Greenplace Park.

Esse “Job to be done” pode ser usado pelas indústrias de infraestrutura civil em mais ocasiões, como numa “pesquisa de satisfação” do consumidor para entender o que ele pensa de outros projetos de infraestrutura.

Vamos, agora, entender como a ferramenta pode ser usada para entender o que o usuário acha dos espaços da Greenplace Park, por exemplo (depois que tudo foi revitalizado).

Basta que, depois de cada ação voluntária ofertada pela Greenplace park, os responsáveis pelo evento façam as seguintes perguntas para que o frequentador valide (ou não!) os vários usos do espaço físico:

  1. Qual é a atividade e qual a estrutura?

Exemplo: Competição de skate numa rampa de skate.

2. Quais as tarefas que o espaço cumpriu em se tratando de:

a) As tarefas funcionais? (O objetivo mais básico da estrutura: Andar de skate).

b) As tarefas operacionais? (Alguma outra tarefa oportunizada pela pista de skate: Assistir a competição com segurança, por exemplo).

c) As tarefas emocionais? (Qual é a sensação que a estrutura de skate oportunizou? Medo? Acolhimento?)

d) As tarefas sociais? (Como o usuário do espaço se vê por frequentar esse a Greenplace? E como ele é visto pelos demais pares? Um amante dos esportes de ação? Ou hipster ou mainstream?)

3. Quais as tarefas “não-obvias” cumpridas pelo espaço em se tratando de:

a) As tarefas funcionais? (Nesse caso, poderíamos usar a mesma pista de skate para crianças brincarem de rolimã)

b) As tarefas operacionais? (Alguma outra tarefa oportunizada pela pista de skate: Oportunidade de revitalizar o entorno da estrutura com abertura de novos negócios em função de maior número de pessoas circulantes no espaço.).

c) As tarefas emocionais? (Qual é a sensação que a estrutura de skate oportunizou? Socialização de crianças ao ar livre, por exemplo.)

d) As tarefas sociais? (Como os pais das crianças competidoras se veem e são vistos pela comunidade? Famílias “loucas” que optam por uma educação alternativa ou famílias promotoras de uma educação para a liberdade?).

(É importante mencionar as várias atividades que podem ser oportunizadas pelas estruturas. Mostra-se a variabilidade do uso).

3.1 Qual é a tarefa mais importante que a infraestrutura cumpre?

Exemplos:

  • Integração entre ser humano com a natureza.
  • Socialização, lazer e esporte. Aumento da percepção de que a comunidade é segura (diminuição da criminalidade).
  • Socialização e oportunidade de revitalizar economicamente o entorno.

4. Priorize o valor entregue!

A partir desse caso de coleta de dados, as indústrias responsáveis pela infraestrutura urbana podem replicar tal modelo em muitos casos e coletar insights.

Dependendo de como o usuário da infraestrutura “enxerga” a mesma, a indústria pode optar por um novo posicionamento estratégico:

a) Como o principal valor entregue pela infraestrutura pode ser priorizada na questão do posicionamento da marca?

  • Se a questão da “segurança” entregue pela infraestrutura é a mais priorizada, como a empresa lida com esse fato, por exemplo? Qual é a propaganda mais assertiva nesse contexto?

b) Qual é o principal segmento, cliente ou tecnologia mais usual para ser explorado em decorrência desse tipo de valor?

  • Se a questão de uma corporação mais “amiga das causas ambientais” é priorizada, a empresa pode priorizar o segmento do saneamento básico.
  • Se a questão da acessibilidade é a mais priorizada, a corporação pode se alinhar com empresas de softwares para uma revitalização do espaço urbano e melhoras simultâneas nas tecnologias urbanas (wif-fi).

5. Aprenda com a concorrência!

Como aprender com as soluções em infraestrutura da concorrência?

6. “Desenhe” uma nova solução em infraestrutura com base nos pontos anteriores para validar junto com o cliente.

7. Como o principal valor entregue pela solução em infraestrutura pode ser “encaixada” dentro dos demais valores estrategicamente?

  • O valor “acessibilidade” é o principal valor entregue por alguma solução em infraestrutura qualquer que o cliente percebe, por exemplo. Logicamente, existem outras características dessa solução que não são levadas em consideração pelo cliente, mas, são tão relevantes quanto.
  • O empresariado, então, deve focar na produção “mais limpa” de tecnologias em infraestruturas, sem abrir mão de posicionar a própria empresa como vendedora de soluções seguras, por exemplo. São aspectos secundariamente avaliados pelo cliente, mas, precisam ser “integrados” na solução principal. Porque fazem uma diferença indireta na vida das pessoas.
Felipe Gruetzmacher

Written by

Sou alguém disposto a usar a literatura científica e aportes teóricos para imaginar outro mundo.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade